Seguidores

sexta-feira, setembro 24, 2010

O pleito da incerteza

3
                                                                                                   Por Elton Tavares

Amigos, o bicho ta pegando. Tem gente falando isso, escrevendo aquilo, mas as Eleições 2010 ainda é um grande ponto de interrogação para todos nós. Gente que parecia descartada voltou ao jogo, mas, como em toda votação, certamente teremos surpresas. Isso falando do Amapá, pois para a presidência do Brasil, a coisa parece definida, como já disse aqui o meu amigo Régis Saches, “Vem aí a dama de ferro” (mais não com o meu voto).

Tão ridículo quanto algumas promessas sem fundamento, são jornalistas que tentam, de todo jeito, puxar a sardinha para seus candidatos. Os “nobres” colegas fazem de tudo para escrachar alguns e exaltar outros, dessa prática, eu passo.

Já fui do grupo que não pertencem a grupos, mas hoje em dia, tenho o meu lado definido, mas nem por isso uso este espaço como palanque. Aos críticos, digo somente que sou um profissional, não um militante. Mas fico acompanhando, observando e rindo, principalmente da nova febre da internet, o Twitter.

Falando no Twitter, no Amapá, a ferramenta de 140 caracteres é a mais nojenta rede de fofocas. Por lá, os corneteiros elegem, julgam, condenam, tudo dentro de uma grande panela. Cômico, se não fosse trágico.

Enfim, faltam nove dias para o fim da campanha, vamos votar com dicernimento e não por paixão. Diante de tal incerteza eleitoral, lembrei do velho Chico Buarque, que um dia escreveu a canção “O que será, que será?”. Leiam e vejam como tem tudo haver:

O que será, que será – Chico Buarque de Holanda

“O que será, que será
Que andam suspirando pelas alcovas
Que andam sussurrando em versos e trovas
Que andam combinando no breu das tocas
Que anda nas cabeças, anda nas bocas
Que andam acendendo velas nos becos
Que estão falando alto pelos botecos
E gritam nos mercados que com certeza..”

3 comentários:

  1. Na verdade a política é sempre uma caixinha de surpresa para muitos de nós. Espero sinceramente que os eleitores brasileiros, em especial os amapaenses tenham alcançado um nível de politização bem maior este ano, caso contrário ainda teremos que suportar a eleição de políticos aqui no Amapá que nada fazem em defesa do povo, políticos que tem uma ínica intenção a de se promover pessoalmente e tirar proveito do cargo que exercem , muitas das vezes pela força da grana e da influência...Parabéns pelo artigo que você escreveu amigo Elton Tavares... Jornalista e poeta Edy wilson Silva...

    ResponderExcluir
  2. olá elton tudo bem cara? eu adimiro esse blog justamente por isso, acho totalmente anti-ético e apelativo um jornalista usar de um meio de comunicação para pedir votos ou tentar induzir algo, mas sabemos q isso acontece e também sabemos o porque. o dia q esse blog fizer isso, perderá totalmente a graça e a minha adimiração. parabéns elton, entendo o seu lado e sei de que lado vc está (rsrrsrs), mas o mais interessante é o senso de dicernimento q vc tem. Parabéns pelo blog e pelo seu posicionamento. até mais amigo.

    ResponderExcluir
  3. Pô, Elton, realmente, diante da situação eleitoral, é uma icognita persistente o q cada um estará colocando em numeros para os futuros representantes. Eu como bom fazendeiro, vejo q o curral é preparado muito tempo, "pastem agora, minhas crias,pq mais tarde é a minha vez". A política do favorecimento tbm é um fator, no minimo egocentrico àquele q está sendo beneficiado, mas "ele me dá", então pq ser contra. Mas o pior de tudo é a vista grossa ou ignorancia populacional, mesmo com evidencias claras de abusos,eles, politicos, sempre estão de volta,cedo ou tarde,pq os bois já tão marcados e possuem dono. A manipulação, é incrivel tbm, o "secret boss", move da forma q quer e como lhe convém até que os verdadeiros desejos ambiciosos sejam mantidos. Bem, amigo, isso é uma icognita total, pq até nós que pensamos, estamos em conflito qse a ponto de pane no sistema.Nesses tempos obscuros, só resta a quem desejar, CRER e ter FÉ de que tudo possa ser surpreendente, q a ignorancia seja deixada pra trás e o futuro seja prospero àqueles que lutam e fazem por merecer uma mudança nesse sistema caótico q é o viver social.
    Grande abraço... espero ter sido relevante em algum aspecto, apenas minha humilde opinião ;)

    ResponderExcluir