Hoje (2), é o Dia do Samba. Gênero amado pelos boêmios do Brasil. Apesar de fã de Rock, também aprecio um bom sambão, desde que não seja pagode de corno, aquele meloso, executado na maioria dos locais que se dizem “casas de samba” em Macapá.
De acordo com o conceito: o Samba é um gênero musical, derivado de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. É uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. O Samba se transformou em símbolo de identidade nacional.
Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que migraram da Bahia e se instalaram na então capital do Império.
O samba se tornou, em 2005, um Patrimônio da Humanidade, de acordo com a United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco).
Para mim, o gênero é brilhante. Pois cresci escutando Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Paulinho da Viola, entre outros monstros sagrados da nossa música. Além de apreciar um bom carnaval de rua, pois não sou ruim da cabeça e nem doente do pé.
Elton Tavares
Fonte: Wikipédia
Fonte: Wikipédia
No Response to "Hoje é o Dia do Samba"
Postar um comentário