Seguidores

terça-feira, maio 18, 2010

30 anos sem Ian Curtis

3

Gosto de músicas e bandas que existiram antes de eu entender o que significavam realmente. É assim com os Beatles e outras dezenas de artistas. Uma delas é o Joy Division, banda pós-punk, formada no ano de 1976, em Manchester (ENG).

A banda acabou em 18 de Maio de 1980, após o suicídio do vocalista e guitarrista, Ian Curtis, um dia antes da viagem do Joy Division para os Estados Unidos (EUA), há exatamente 30 anos. Seria a primeira turnê internacional da banda.

"Joy Division" era o nome de uma casa de prostituição de uma série chamada The House Of Dolls (1965). Este nome teve origem nos campos de concentração nazistas, e serviam justamente para designar a área reservada às prostitutas. A alcunha é Ironia pura.

A Joy Division brincou com o experimentalismo e inovações eletrônicas, inspirada por bandas como o Kraftwerk. Suas letras obscuras e extremamente poéticas de Ian Curtis foram a característica marcante do grupo, assim como seu vocal inconfundível e suas inusitadas performances de palco.

A sonoridade eletrônica do Joy Division influenciou artistas e bandas de todo o mundo por várias gerações, inclusive a banda amapaense stereovitrola, que sempre executa as canções She's Lost Control, Transmission e Love Will Tear Us Apart, em seus shows.

Após o termino da banda, os três integrantes remanescentes Bernard Sumner´, Peter Hook e Stephen Morris formaram o New Order, que também arrebentou e embalou muitas festinhas pelo mundo, inclusive a Macapá.

Sobre Ian, ele foi genial, quem sabe onde a Joy Division estaria se ele não tivesse se matado, talvez tivesse sido a maior, talvez não, nós nunca saberemos. Não sei se o motivo do suicídio foi depressão, problemas conjugais, ou seja lá o que tenha sido, só sei que foi uma idiotice, como qualquer suicídio. Tenho somente uma certeza, ele foi foda demais, suas músicas são essenciais em nossas festas. Viva Ian Curtis, esteja ele onde estiver.

Atmosphere – Atmosfera – Ian Curtis

Walk in silence, - Parte em silêncio
Don't walk away, in silence. - Não partas em silêncio
See the danger,- Veja o perigo,
Always danger,- Sempre o perigo
Endless talking,- Conversa infinita
Life rebuilding, Reconstrução da vida
Don't walk away.- Não partas.

Walk in silence,- Partas, em silêncio
Don't turn away, in silence.- Não te de as costas em silêncio,
Your confusion,- Sua confusão,
My illusion, - Minha ilusão,
Worn like a mask of self-hate,- Destruindo-se como uma mascara de ódio-próprio.
Confronts and then dies.- Confronta e morre.
Don't walk away.- Não partas.

People like you find it easy,- Pessoas como você acham fácil
Naked to see,- Despido para ver
Walking on air.- Andando no ar
Hunting by the rivers,- Caçando pelos rios
Through the streets,- Através das ruas
Every corner abandoned too soon,- Em cada esquina tão cedo abandonada
Set down with due care.- Colocado com o devido cuidado

Don't walk away in silence,- Não partas, em silêncio
Don't walk away.- Não partas.

Fonte: Wikipédia

3 comentários:

  1. O Dio morreu Porra!!!!!!!!!!!!!!
    Escreve alguma coisa!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. se ele não tivesse se matado, talvez, os anos 80 teriam sido bem menos sombrio...ou até mais obscuro, quem sabe?? bem, o que é certo é que não haveria o new order, o que seria uma grande pena, por outro lado a musica não teria se tornado tão robôtica precocemente, o que teria nos livrado de toda aquele "poperô" do inicio dos anos 90...mas tem gente que curtiu, né elton????

    ResponderExcluir
  3. O Ian se enquadra naquele grupo de pessoas geniais que morreram jovem o suficiente pra escrever seu nome na história da música, mas por outro lado cedo demais para mostrar tudo o que tinham a apresentar!
    É uma pena, e o tributo fica pro ano que vem hehe...

    ResponderExcluir