Vocês sabem aquelas pessoas que costumam falar freneticamente de si mesmas? Se gabam e supervalorizam demais? Pois é, são os megalomaníacos. É sempre “eu sou isso.. eu fui aquilo..eu posso..eu faço..eu fiz...eu faço isso..., enfim, EU SOU FODA!!”. Sem falar das “incríveis” dificuldades vencidas pelo figura em questão. São coisas como “foi difícil, mas graças a minha capacidade, consegui” e “tenho ampla experiência, sei o que faço”.
Agora some tais expressões a frases feitas e muita falsa modéstia. Por fim, mas não menos notável, um talento descomunal de distorcer o que você fala. Pronto, aí está o nosso herói. A personificação da boçalidade, o famoso pavulagem (como dizemos por aqui). Estes seres, de egos inflamadíssimos, estão sempre por aí. Em suas vaidosas cabeças, se acham a coqueluche da inteligência e sagacidade. Pessoas como os megalomaníacos são péssimos perdedores, não aceitam “nãos” como resposta.
De acordo com o conceito, Megalomania é um transtorno psicológico no qual o doente tem ilusões de grandeza, poder e superioridade. É uma característica do transtorno afetivo bipolar. Também se caracteriza pela obsessão em realizar feitos e atos grandiosos.
Este tipo peculiar de pessoa não tem somente defeitos, claro que não, os “Crème de La Crème” possuem autoconfiança em estado bruto. Se os presunçosos souberem canalizar seu egocentrismo infame, de forma correta, poderão ser ótimos profissionais. Algumas destas pessoas “megaloucas” realmente são fodásticas em suas áreas de atuação.
Claro que para isso, nossos “altivos” personagens precisam driblar a própria arrogância, falta de humildade, o desinteresse em idéias dos outros, o orgulho excessivo, vaidade e soberba. Mas não deixarão de serem malas sem alça. Afinal, para se destacarem, eles não precisavam agir como babacas boçais.
Há alguns meses, escutei um diálogo entre um fazendeiro e um empresário, dois megalomaníacos latentes. Foi mais ou menos assim:
Fazendeiro: Aquele cara que falou na TV é quem?
Empresário: Ele é professor, um Zé ninguém.
Fazendeiro: Professor!?! Ah, ele realmente não é ninguém.
Agora me digam, uma pessoa dessas é ou não, no mínimo, asquerosa?
Todos nós conhecemos um megalomaníaco, alguns deles, apesar dos pesares, são muito queridos. Às vezes também peco pelo próprio saber (e olha que nem sou tão bom assim nas minhas atividades), ao longo dos meus quase 34 anos, aprendi um pouco, mas ainda pretendo ouvir mais e falar menos. Aos megalomaníacos, um recado, eu enojo vocês.
Como vocês já sabem, gosto de música. Aí vai uma da banda Autoramas:
Megalomania – Banda Autoramas
“Ter dinheiro deve ser muito bom
E o bom mesmo é grana alta
Muita grana pra poder gastar
Pra esbanjar sem se preocupar
Também deve ser bom aparecer
Ilha de Caras pode ser ?...
Ostentação é pra quem pode
Então não vejo por que me esconder
Curtindo a vida adoidado
Do lado de dentro do vidro blindado
É o preço é alto nada mais adequado !
Preciso ser alguém
Que outro alguém
Planeje seqüestrar
Megalomania
Megalomania
Megalomania
Tudo que eu quero
É ter o mundo
Aos meus pés
E nada mais
Tudo tão bonito
Tudo tão brilhante
Os mais bem vestidos
Os mais elegantes
Aqui reunido
Com meus semelhantes
Na área vip da vida
Bem mais excitante
Modéstia à parte !!!”
É o típico "delegado". O cara prendeu o pau no cu. É muita onda.
ResponderExcluirAbraços.
eu acho que existe duas linhas de pessoas nesse sentido...aquelas que trazem esse sentimento de de dentro, ou seja, já são pessoas que agem dessa forma desde sempre e sempre serão desse jeito não importa onde elas estejam... existe aquelas pessoas que se tornam assim devido a algum feito ou acontecimento...tipo, quando a bola sobra na pequena área e vc só empurra pro gol aos 47 do segundo tempo...o time todo te carrega nos braços gritando seu nome...e por alguns minutos vc se sente DEUS...as vezes a nossa cabeça é igual aquele prego de bateria..só precisa de um empurrãozinho..diziam que na roma antiga, nas grandes celebrações do Império, tinha um escravo que ia atrás de César sussurando no pé do ouvido: "Lembre-se, você é apenas humano"
ResponderExcluirSai ontem com uma turma e tinha um carinha metido a besta, um megalomaniaco,chata pra Caralho! Ele? vou sozinho pra casa!
ResponderExcluirExiste mais gente assim do que se imagina... uns com mais intensidade que os outro... esse tipo de pessoa tem por necessidade ser o centro das atenções,São os famosos "KIKOS"... Querem ser melhores em tudo...Eu enojo esses tipinhos...
ResponderExcluirNossa... e como tem hein?!?!? conheci uma pessoa assim nao faz mt tempo... era um pé no saco mesmo... ficar soh ouvindo eu fiz... eu sou... eu faço... e o pior de td eh q sou delicada... e acabava ouvindo... como boa ouvinte... td q eh demais enjoa... ;)
ResponderExcluirTenho uma amiga assim. É uma ótima parceira, mas não perde a chance de se vangloriar de tudo principalmente se é algo em que alguém não foi bem e ela sim. Adora dizer o preço das roupas (caríssimas), dos passeios, tudo pra ela é valioso por causa do preço que ela gastou. Chaaaaaato isso.
ResponderExcluirNa verdade a sindrome psicótica de MAGALOMANIA é uma alteraçao na personalidade, disturbios na infancia que causaram traumas, e passa esse ser o meio de suportar a dor, o medo e a frustração, e assim temos nós os normais avaliar e ignorar, pois os mesmo podem apresentar quadros de agressividade por não suportarem a frustração e a contrariedade de seus pensamentos, em resumo são uns COITADOS e nós os "normais" devemos ter no fundo pena deles que sofrem e que no fundo nos fazem rir e ter pena....
ResponderExcluir