Seguidores

sexta-feira, junho 10, 2011

GEA reúne secretários para planejar Festa de São Tiago

0
                                                                        Foto: Antônio Sena.
 
O chefe de Gabinete Civil do Governo do Amapá, Kelson Vaz, reuniu-se, nesta quinta-feira, 9, no Palácio do Setentrião, com secretariados de Estado, presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago, André Silva, representante da comunidade católica do município de Mazagão, Alacide Silva e com o coordenador da Festa de São Tiago, Artur Mendes. O encontro debateu ações governamentais para a referida festividade, que ocorrerá de 16 a 28 de julho de 2011, na Vila de Mazagão Velho.

Durante a reunião foi apresentado um projeto, elaborado pelo povo da cidade, em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). De acordo com o coordenador da Festa de São Tiago, a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da festa.

“A comunidade de Mazagão formulou este projeto. Sou filho de Mazagão Velho e sei da importância dessa manifestação religiosa para o nosso povo. Nos últimos oito anos, o festejo foi realizado sem que os moradores de nossa cidade pudessem opinar. O envolvimento do cidadão mazaganense demonstra o respeito do governador Camilo Capiberibe com a tradição, cultura e fé do nosso povo”, enfatizou Artur Mendes.

Para o titular da Secult, Zé Miguel, a Festa de São Tiago é a maior manifestação cultural do Amapá. O secretário defendeu a proposta da festa ser planejada para competir com o Festival do Camarão, realizado na cidade de Afuá (PA), no mesmo período do festejo em Mazagão.

Entre as sugestões apresentadas pelos gestores e representantes da comunidade de Mazagão estão: a melhoria da estrada que dá acesso ao Mazagão Velho; a mobilização de comunidades negras do Estado para participarem da Festa de São Tiago; reforço do policiamento no município; e a balsa do rio Matapi.

Encaminhamentos

Ao final da reunião, o chefe do Gabinete Civil determinou como encaminhamentos a criação de uma comissão formada por membros dos órgãos governamentais envolvidos nas ações da festividade; o estudo setorial das propostas apresentadas no encontro; e a manutenção das estradas por parte da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap).

“O governo do Estado utilizará recursos para realizarmos uma grande Festa de São Tiago, além de ações e serviços dos órgãos governamentais. Nosso objetivo é apoiar as manifestações religiosas e culturais, para que os festejos trazem benefícios à comunidade. É o poder público se fazendo presente e trabalhando em conjunto com a sociedade civil”, enfatizou Kelson Vaz.

                                                                       Foto: Antônio Sena.

Preparação da comunidade por meio do CapaciTour

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou, no período de 18 a 19 de maio de 2011, em Mazagão, o CapaciTour. A ação qualificou os habitantes da cidade através de cursos, sensibilizando as comunidades locais sobre o papel do turismo como indutor do desenvolvimento econômico e gerador de novas oportunidades de trabalho e emprego. Ao todo, 40 moradores receberam as orientações dos técnicos da Setur.

História da Festa

O Mazagão Velho, situado a 36 km da sede do município de Mazagão, foi fundado em 1770 com o objetivo de abrigar 163 famílias portuguesas vindas da costa africana, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses e muçulmanos. Os colonos e seus escravos chegaram ao local em 1771.

Em 1777, em homenagem a São Tiago, os habitantes da cidade começaram a encenar as batalhas que cristãos e muçulmanos travaram no Continente Negro. A festa se baseia em uma lenda, que conta a aparição de São Tiago como um anônimo soldado que lutou heroicamente contra os mouros. O festejo atrai turistas e movimenta o comércio local. A Festa de São Tiago é a maior manifestação cultural e de fé de Mazagão. Em 2011, a manifestação religiosa completará 234 anos de tradição.

Próximo encontro

A próxima reunião sobre a festividade acontecerá na próxima terça-feira, 14, em Mazagão. No encontro, Kelson Vaz, acompanhado da comissão, conversará com o prefeito da cidade, José Carlos Corrêa, a fim de acertar os detalhes da participação do Estado no evento.

“Em Mazagão, definiremos quais as ações e metas que serão atribuídas a governo do Estado para a realização da Festa de São Tiago”, disse Kelson Vaz.

Secretarias envolvidas

Além do chefe de Gabinete e do secretário de Cultura, participaram da reunião os titulares da Setrap, Sérgio La-Roque, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Max Ataliba Pires, Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Jacinta Carvalho e o comandante da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), Pedro Paulo Rezende.

Também estavam presentes o diretor presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), José Ramalho, o representante da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Túlio Balieiro, a titular da Setur, Helena Colares, da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Sivaldo da Silva, da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), Marilda Leite Pereira.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

No Response to "GEA reúne secretários para planejar Festa de São Tiago"

Postar um comentário