Seguidores

sábado, junho 11, 2011

MARABAIXO: DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE NO LAGUINHO

0
 
Neste dia 12 de junho é festejado o Domingo da Santíssima Trindade no Laguinho, na casa da Tia Biló. É o 4º marabaixo  que vai movimentar o bairro desde às 7:00 e encerrar no amanhecer da segunda-feira, quando o mastro da Santíssima Trindade é levantado. A festa faz parte do Ciclo do Marabaixo que iniciou no domingo de Páscoa e encerra no próximo dia 26, no Domingo de Senhor. Durante todo o dia devotos, participantes e organizadores festejam o Divino de maneira tradicional: com missa, fogos e alimentos, prosseguindo com a grande festa anual que encerra ao nascer do sol e mistura fé católica com a cultura nativa do marabaixo.  

A festeira Tia Biló é uma das últimas negras testemunha viva da mudança dos moradores do Centro de Macapá para o Laguinho, em 1945, dando início ao bairro que guarda a maior identidade amapaense, o marabaixo. A festa bicentenária lembra a história da cidade marcada por luta e trabalho sem que os negros e desbravadores esquecessem a fé e as danças tradicionais. Tia Biló é filha do Mestre Julião Ramos e matriarca da família responsável pelas homenagens aos santos no Laguinho. Sua neta Danniela Ramos, é presidente da Associação Foclórica Raimundo Ladislau, que faz a festa.

A Associação é formada por várias gerações de homens e mulheres de qualquer idade, eles preparam e participam desde as novenas até a missa e as rodadas de marabaixo, que inclui a produção da gengibirra e do caldo. Eles ainda pegam os ramos de murta no Curiaú e levantam e derrubam os mastros. Na Quarta-feira da Murta, dia 1º de junho, eles foram para as ruas com os ramos e continuaram a festa até as primeiras horas da Quinta-feira da Hora, quando enfeitaram e levantaram o mastro do Divino Espírito Santo que está em frente à casa da Tia Biló.

Desde o dia 3 eles rezam as novenas do Divino e no dia 10 iniciaram as da Santíssima. Neste domingo a programação inicia com a missa na Igreja São Benedito e logo após será servido a café da manhã na casa da Tia Biló. Às 16:00 eles saem nas ruas do Laguinho com os ramos de murta para tirar o mau-olhado e dançam marabaixo até o amanhecer do dia 13 quando ornamentam e levantam o mastro da Santíssima Trindade.

Endereço da Tia Biló: Rua Eliezer Lavy, entre Mãe Luzia e Nações Unidas,próximo à UMA.  

12/06/2011-------- 07:00h - DOMINGO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO- missa na Igreja de São Benedito, após a missa café da manhã na casa da festeira;

16:00h - MURTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE: 4º MARABAIXO (até o amanhecer do dia 13/06:Levantação do Mastro da Santíssima Trindade).

13/06/2011-------- 21:00h - 1º BAILE DOS SÓCIOS DA SANTÍSSIMA TRINDADE.

18/06/2011-------- 21:00h - 2º BAILE DOS SÓCIOS DA SANTÍSSIMA TRINDADE.

19/06/2011-------- 07:00h - DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE- missa na Igreja de São Benedito, após a missa café da manhã na casa da festeira.

23/06/2011--------20:00h -  CORPUS CRHISTI - 5º MARABAIXO

26/06/2011--------17:00 - DOMINGO DO SENHOR -  Derrubada dos mastros, escolha dos festeiros do próximo ano e encerramento do Ciclo do Marabaixo 2011.

Texto e Fotos:
Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação

No Response to "MARABAIXO: DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE NO LAGUINHO"

Postar um comentário