Seguidores

terça-feira, abril 24, 2012

Cerest promove seminário durante Semana Amapaense de Prevenção de Acidentes de Trabalho

0

O chefe do Gabinete Civil do Governo do Amapá, Kelson Vaz, representando o governador Camilo Capiberibe, participou nesta terça-feira, 24, no auditório Leonor Barreto (Sesi/AP), da abertura do seminário da I Semana Amapaense de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Semapat). A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

De acordo com o diretor do Cerest, Regiclaudio Silva, o objetivo da Semapat é orientar e sensibilizar os funcionários sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho e fazer com que os servidores resgatem valores esquecidos pelo corre-corre do dia-a-dia, adquirindo informações e conhecimentos de segurança e que pratiquem a mesma.

"Durante a Semapat, iremos debater assuntos relevantes sobre o tema. Com a troca de experiências, pretendemos sensibilizar os participantes para que eles possam difundir as práticas para a prevenção de acidentes de trabalho", explicou Regiclaudio Silva.

Para o chefe do Gabinete Civil, por conta do crescimento vertical de Macapá e muitas obras em andamento no Estado, o fortalecimento da prevenção de acidentes é fundamental para os cidadãos que atuam em profissões que oferecem perigo à sua integridade.

A sensibilização do servidor

A técnica administrativa do Cerest, Benedita Costa, afirmou que a iniciativa será muito positiva para os trabalhadores do Estado. "Essa capacitação é um momento ímpar para o servidor. A Semapat formulará mecanismos para evitar os riscos de acidentes e assim garantir a integridade do trabalhador", crê Benedita.

Estatísticas

Conforme dados da Rede Sentinela de Notificação do Cerest, em 2011 foram registrados 527 acidentes de trabalho. Cerca de 30% deles atingem mãos, dedos e punhos, e poderiam ser evitados com investimentos em máquinas mais modernas, com dispositivos de segurança, capacitação de trabalhadores e processos de produção mais adequados. A maioria deles no setor da construção civil e biológica (lixo, hospitais etc.).

A Semapat iniciou nesta segunda-feira, 23, e irá até o próximo sábado, 28, quando será comemorado o Dia Mundial da Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Elton Tavares
Assessor de comunicação

No Response to "Cerest promove seminário durante Semana Amapaense de Prevenção de Acidentes de Trabalho"

Postar um comentário