Seguidores

sexta-feira, abril 27, 2012

Governador empossa 233 agentes penitenciários para Instituto Penitenciário do Amapá

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, empossou, nesta sexta-feira, 27, no Teatro da Bacabeiras, 233 novos agentes penitenciários que farão parte do quadro efetivo do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Com o novo contingente, o Iapen aumenta em quase 50% o seu quadro funcional.

Conforme o titular da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Marcos Roberto, a medida tem o objetivo de melhorar a situação do sistema carcerário do Estado e faz parte da política de fortalecimento da Segurança Pública implementada pelo governador Camilo Capiberibe.

Marcos Roberto explicou que com ingresso dos novos agentes penitenciários, somados aos concursados chamados anteriormente pelo governador, representam um reforço de 65,42% nos recursos humanos do Iapen. O secretário destacou ainda que, ao todo, a gestão atual efetivou 377 novos servidores para o quadro do Iapen.

"Este é um novo passo para o aprimoramento do Sistema Penitenciário do Amapá. Em um ano e três meses, avançamos muito na melhoria da Segurança Pública do Estado, graças ao chamamento de concursados e investimentos em infraestrutura. Tudo graças ao comprometimento do governador Camilo Capiberibe com o bem-estar da população", avaliou o secretário.

De acordo com o diretor do Iapen, Nixon Kennedy, os novos servidores são do Curso de Formação de Agentes Penitenciários, realizado pela Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa). Ele elucidou que os formandos concluíram o curso em março deste ano e são oriundos do concurso público realizado em julho de 2010, pelo Governo do Estado.

Para Nixon Kennedy, o reforço no quadro de servidores do Iapen fará com que os egressos do da instituição recebem um tratamento mais digno, já que os funcionários terão melhores condições de trabalho. O gestor da casa prisional pontuou que os investimentos na infraestrutura do Instituto e recursos humanos reduziram em 34% o número de fugas e, em 82%, o número de homicídios entre os internos, em 2011.

"Esse efetivo é uma ação governamental significativa, pois melhorará a vigilância penitenciária, a eficiência da custódia. Uma expressiva demonstração de compromisso do governador Camilo Capiberibe com o tratamento dos nossos internos e com o servidor do Iapen" assinalou Nixon Kennedy.

Segundo o governador, com essa estruturação no quadro funcional da casa prisional, o Estado melhorará no tratamento penal, na ressocialização dos internos e na vigilância da instituição.

"Desde o início de 2011, investimos muito em Segurança Pública, os recursos foram destinados para novas viaturas, chamamento de concursados, fortalecimento dos orçamentos das nossas policias, tudo para que o Amapá se torne um Estado mais seguro", afirmou o governador.

"Estes novos servidores do Iapen é uma continuidade dessa política voltada para a manutenção da paz da nossa população e melhoria da ressocialização dos internos da casa prisional, que é parte fundamental do tratamento penal. Continuaremos reforçando o Instituto por meio de investimentos", acrescentou Camilo Capiberibe.

A visão do novo servidor

A nova agente penitenciária, Jennifer Holanda, disse estar muito feliz com a efetivação dela e de seus colegas. Ela agradeceu o chamamento dos concursados e crê que o ingresso no serviço público garantirá um futuro melhor para si.

"Nós iremos suprir o déficit de agentes penitenciários no Iapen. Além disso, este chamamento é uma realização profissional. Estou muito grata ao governador, pois este é um marco na vida de todos nós formandos. A sociedade espera que façamos nosso papel da melhor forma possível e é isso que faremos", afirmou Jennifer Holanda

Elton Tavares
Assessor de comunicação

No Response to "Governador empossa 233 agentes penitenciários para Instituto Penitenciário do Amapá"

Postar um comentário