Seguidores

sexta-feira, abril 27, 2012

Novo Código Florestal e os Pesquisadores Brasileiros

0

Por Graciliano Galdino

Com a aprovação desse novo código florestal, me pergunto muito qual o papel de nós pesquisadores em prol do desenvolvimento racional da sociedade. Um zilhão de artigos sobre a tal "Biologia da Conservação", falando dos diversos aspectos negativos desse uso indiscriminado dos recursos naturais e no final o governo dá essa lapada...

Tá na hora de revermos de forma significativa como atuamos na sociedade, como vamos manejar o repasse de informação para nossos "semelhantes" e como vamos traduzir isso de forma aplicável para a sociedade. Pesquisa científica é importante para geração de conhecimento, para desenvolvimento da nação, mas se não nos posicionarmos mais efetivamente e nos fizermos ouvir, ninguém vai.

Pesquisador que acha que só fazendo a pesquisa dele cumpre seu papel, está errado. Todo homem civilizado é responsável por influenciar em diversos setores da sociedade, diretamente e indiretamente, independente da classe social. Então, pra quem gera conhecimento e se importa, passou da hora de sair das nossas elocubrações teóricas buscando preencher lacunas significantes numa escala acadêmica, e buscar gerar conhecimento que resolva questões sociais, pois elas também são muito importantes para TODAS as áreas do conhecimento.

Todos nós somos seres políticos, quem escolhe se abster da política (política no sentido de relações humanas), talvez esteja praticando a maior forma de suicídio intelectual e moral que já vi.

No Response to "Novo Código Florestal e os Pesquisadores Brasileiros"

Postar um comentário