Seguidores

quinta-feira, abril 26, 2012

Reinauguração da Biblioteca Pública será nesta sexta-feira, 27 e contará com Exposição Foto e Grafia: Poetizando Imagens

1

Foto e Grafia: Poetizando Imagens é o título da exposição que marcará a reinauguração da Biblioteca Pública Elcy Lacerda nesta sexta-feira, 27, às 17h. Durante todo o mês de abril, a população terá oportunidade de apreciar os trabalhos do Fotoclube Fotógrafos Anônimos que utilizaram nas suas obras técnicas múltiplas, acionadas pela criatividade e percepção de seus integrantes.

A exposição busca construir um paralelo entre dois universos que se alinham em constante diálogo: escrita e imagem. O encanto das fotografias e a delicadeza das palavras que se apresentam permitem o deslocamento do olhar sobre terrenos mais briosos e sutis, uma possibilidade distinta que a associação entre a grafia com a luz e a grafia poética permite.

"Esperamos que através da fotopoesia o olhar cotidiano condicionado à rotina exorbitante de imagens, que se descortina diariamente diante de nós, possa ganhar um toque distinto de leveza e serenidade através da harmonia de cada perspectiva poeticamente evidenciada", diz Aline Pacheco, coordenadora de cultura e integrante do Fotoclube.

Foto e Grafia: Poetizando Imagens tem como curadores os amantes por imagens e arte: Mary Paes, Aline Pacheco, Lene Moraes e Lucilene Figueiredo.

Fotoclube

Fotógrafos Anônimos é um fotoclube que aglutina fotógrafos amadores, profissionais, e entusiastas da fotografia em reuniões quinzenais para debater temas ligados à arte, tecnologia, história e técnicas envolvidas no pensar e no fazer fotográfico.

A ideia do fotoclube vinha amadurecendo há algum tempo entre a equipe do Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) até que no III Colóquio de fotografia, promovido pelo próprio Museu, uma equipe de fotógrafos e entusiastas da fotografia, entre eles Plácido, Maksuel Martins, Amilton Matsunaga, Alexandre Brito e Jéssica Alves, decidiram colocar a ideia em prática.

O fotoclube deu seus primeiros passos em setembro de 2011, durante o III Colóquio Amapaense de Fotografia, evento resultante da parceria entre o Museu da Imagem e do Som do Amapa, Sesc-AP e o Núcleo de Fotografia Contemporânea da Unifap. Seus objetivos estão intimamente ligados à promoção da fotografia na cultura amapaense, criando espaços e ambientes para sua valorização e expansão no Estado. (Fonte: museudaimagemedosom.blogspot.com)



A reabertura da Biblioteca estava marcada para o dia 20, porém, foi cancelada em decorrência do acidente aéreo que vitimou o deputado estadual Dalto Martins, na qual o governador Camilo Capiberibe decretou luto oficial de três dias.

Rita Torrinha/Secult

Um comentário:

  1. quando na infancia adorava perambular pelas salas da Biblioteca Elcy Lacerda em busca de conhecimentos diversos que até hoje ainda não descobri quais são!rs creio que era por simples paixão pelo livro e como ele tinha o poder de revelar toda a minha ignorância!rs e o pior é que continuo passando por isso, cada vez mais!

    ResponderExcluir