Seguidores

terça-feira, agosto 21, 2012

GEA abre III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

0

A vice-governadora do Amapá, Dora Nascimento, representando o governador Camilo Capiberibe, abriu nesta terça-feira, 21, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), por meio do seu Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amapá (Condeap).

O evento tem o objetivo de formular mecanismos para implementação de diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa a integração das pessoas com deficiência, especificamente o Eixo Orientador do Condeap e universalizar direitos destes cidadãos no Estado

De acordo com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amapá, João Batista Pereira, o tema desta edição da conferência é "Um olhar através da convenção sobre os direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios". Ele destacou que o encontro com os delegados e representantes de 13 municípios do Estado possibilita o avanço das políticas públicas em prol das pessoas com algum tipo de deficiência no Amapá.

Segundo a titular da SIMS, Eloiana Cambraia, a ação ajudará na luta de garantias de direitos a pessoa com deficiência no Amapá. Conforme a secretária, o Estado possui cerca de 150 mil pessoas portadoras de deficiência e que a conferência identificará demandas e norteará políticas a serem implementadas pelo Governo do Amapá para melhorar a vida da classe.

A vice-governadora afirmou que mesmo antes de assumir o cargo trabalhou com movimentos sociais e sabe da importância da assistência para os portadores de deficiência. Dora Nascimento garantiu que na gestão do governador Camilo Capiberibe os direitos dos cidadãos com essas peculiaridades e infraestrutura necessária, como mobilidade urbana, inclusão social, acessibilidade e saúde, serão assegurados para que eles tenham acesso ao serviço público.

O portador de deficiência visual Delemar Isacksson comemorou a realização da conferência. Ele agradeceu a iniciativa do governo estadual em promover o evento. "Os tempos são outros, acreditamos que nessa gestão as políticas públicas para os deficientes sejam efetivadas de fato", crê Delemar Isacksson.

O evento segue nesta quarta-feira, 22, no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, localizado no bairro Buritizal, zona Sul de Macapá.

O encontro contou com a presença da representante da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência, Laissa Ferreira, dezenas de pessoas ligadas ao segmento, imprensa e sociedade civil.

Elton Tavares/Secom

No Response to "GEA abre III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência"

Postar um comentário