Seguidores

domingo, agosto 19, 2012

O único animal inteligente do planeta

0

O homem é o único animal inteligente do planeta. É o que ele costuma arrotar em suas bravatas. Mas que outro animal coloca esse planeta em risco? Errou quem disse a vaca, o camelo ou o ornitorrinco.

Quem criou a bomba atômica? O burro não foi, que ele não é tão burro assim. Aliás, é uma injustiça associar o burro à falta de inteligência. Burro mesmo é o cavalo. Ao ser cavalgado, o cavalo segue tudo o que o cavaleiro quer. Se o cavaleiro se dirige a um rio profundo, de águas tormentosas, o cavalo continua sua marcha. Tente fazer isso com um burro! Ele empaca na hora e não tem quem o faça atravessar aquele rio. Sinal de inteligência e de muita personalidade.

Mas voltando ao único animal inteligente do planeta: quem é que afeta a camada de ozônio? Não é o pum dos lhamas, dos iaques ou dos elefantes. É a ação do único animal inteligente do planeta, com todo tipo de invenções que emitem resíduos poluentes.

É fácil seguir as pegadas do único animal inteligente do planeta. É só andar um pouquinho para encontrar latas de cerveja, embalagens de biscoito ou pontas de cigarro pelo chão. Sinais evidentes de que o único animal inteligente do planeta passou por ali.

O único animal inteligente do planeta é também o único que mata os outros animais sem precisar estar com fome. O único que caça por esporte.

As guerras não são exclusivas do único animal inteligente do planeta. Os outros animais também têm suas brigas por comida, por território ou para defender seus filhotes. Mas o único animal inteligente do planeta é o único que comercializa suas guerras, que cria e alimenta uma indústria para elas.

Eu, que faço parte, sem orgulho, dessa fauna inteligente do planeta, ficaria páginas e páginas enumerando as virtudes do único animal inteligente do planeta, que nem respirar corretamente sabe. Morde a língua, tropeça nos próprios pés, estaciona em lugar impróprio e manda às favas qualquer vestígio de gentileza.

O único animal inteligente do planeta é assim. E o planeta está nas mãos dele. Cuidado!

Ronaldo Rodrigues

No Response to "O único animal inteligente do planeta"

Postar um comentário