Seguidores

segunda-feira, maio 19, 2014

Love Will Tear Us Apart (por @AndrEverEnding)

0
Por André Mont'Alverne 

"Love Will Tear Us Apart" é uma canção que foi escrita pelo cantor e compositor Ian Curtis. Gravada em 1979 nos estúdios da BBC, essa música foi o último single gravado pelo grupo de pós-punk inglês Joy Division, uma das bandas mais intensas que já existiram na face da Terra. Nessa canção, Ian Curtis não foi simplesmente tocado pelas mãos Deus quando a compôs, ele segurou forte nas mãos Dele.

“Love Will Tear Us Apart” foi lançada nos ouvidos do mundo em 1980 e se tornou, quase que instantaneamente, a canção de uma geração. Ian Curtis não chegou a presenciar o sucesso que faria a música que compôs. Ele seguiria aquela velha e trágica máxima do rock: “viva rápido e morra jovem”. Ian se enforcou na cozinha de sua casa, prestes a completar 24 anos, quando o Joy Division havia lançado somente um disco, "Unknown Pleasures" (1979), mas já tinha gravado o segundo álbum "Closer" (1980). Este saiu um mês após a morte de Ian Curtis.

A melancolia e a depressão, ao longo do tempo, se tornaram temas perfeitos para fazer rock, e esses sentimentos são tão evidentes na música "Love Will Tear Us Apart", que nem precisa saber a letra da musica pra senti-los. Essa canção resume, em pouco mais de três minutos, o que era o Joy Division: pesado, sombrio e ao mesmo tempo dançante. A sonoridade inovadora conduzida pelo contrabaixo inconfundível de Peter Hook, e a presença de um sintetizador (que seria uma das marcas do New Order no futuro), dão a "Love Will Tear Us Apart", uma atmosfera épica em sua melodia.

A letra da canção, que foi considerada pela revista NME, como o melhor single da história, é baseada no casamento frustrado que Ian tinha com a sua esposa, Deborah Curtis. É uma manifestação poética e angustiante da insatisfação, que reflete um descontrole desesperador causado pelas paixões que chegam ao seu (inevitável) final. A contradição do amor (que nunca havia rimado tanto com "DOR") que Ian descreve em seus versos como um sentimento que separa e afasta as pessoas, faz com que sua poesia seja facilmente comparada a de grandes mestres da literatura e ícones do rock, como Jim Morrison.

Ian Curtis, morreu jovem. Mesmo assim, conseguiu deixar um legado incontestável na história do rock. Influenciou movimentos como o post-punk e o gótico e muitas bandas surgiram logo após assistirem suas performances viscerais, desde o New Order (a banda que surgiu das cinzas do Joy Division), U2 e uma infinidade de grupos da década de 80. No Brasil, a Legião Urbana certamente não seria nada, se Renato Russo (que imitava as danças frenéticas de Ian nos palcos) não tivesse bebido dessa fonte melancólica e depressiva de Ian.

Hoje, bandas como Arcade Fire, Editors, Interpol, Elefant, She Wants Revenge e The National levam seu legado adiante. Muitos documentários e dois filmes (com pontos de vista diferentes) já foram feitos retratando a vida e morte de Ian Curtis e merecem ser vistos por todos os amantes do bom som: ‘Control’, de Anton Corbijn, e ‘24 Hour Party People (A Festa Nunca Termina)’, de Michael Winterbottom.

Existem vários artistas que tocam e tocaram "Love Will Tear Us Apart". Desde U2 até The Cure. Mas eu prefiro ouvir e ver os próprios. Esse link de vídeo a seguir é simplesmente magnífico e emblemático. Aumente o volume porque com o Joy Division, isso é uma obrigação: 

Love Will Tear Us Apart (O Amor Vai Nos Dilacerar) 

Quando a rotina corrói forte e as ambições são pequenas
E o ressentimento voa alto, mas as emoções não crescerão
E vamos mudando nossos meios, pegando estradas diferentes

Então o amor, o amor vai nos dilacerar outra vez
O amor vai nos dilacerar outra vez

Por que esse quarto é tão frio? Você virado de costas do seu lado
É o minha percepção que falhou? Nosso respeito murchou tanto
Mas ainda há esta atração que guardamos em nossas vidas

Mas o amor, o amor vai nos dilacerar outra vez
O amor vai nos dilacerar outra vez

Você grita durante seu sono, todos os meus fracassos expostos
E há um gosto na minha boca enquanto o desespero toma conta
Será que algo tão bom simplesmente não funciona mais

Mas o amor, o amor vai nos dilacerar outra vez
O amor, o amor vai nos dilacerar outra vez
O amor, o amor vai nos dilacerar outra vez
O amor, o amor vai nos dilacerar outra vez

No Response to "Love Will Tear Us Apart (por @AndrEverEnding)"

Postar um comentário