Por Elton Tavares
Quem costuma ler este blog sabe que, vez ou outra, publico devaneios sobre o comportamento que observo por aí. Não que eu seja um estudioso da natureza humana, nada disso, escrevo sem propriedade alguma, somente baseado nos meus achismos e pontos de vista.
Bom, hoje falarei do “pobre soberbo”. Não, não sou elitista, na verdade nunca liguei para quem tem grana ou sobrenome. Sempre andei com lisos bacanas e agradáveis desconhecidos, assim como eu. Acredito que gente legal atrai gente legal. Enfim, voltemos ao pobre soberbo.
Este tipo de cidadão possui uma renda mensal que está sempre abaixo do orçamento que gostaria de ter, até aí, tudo normal. O pobre soberbo costuma ter bom gosto com roupas, culinária e etecétera e tal. Mas é do tipo que gosta de manter a aparência de bacana, usar vestimentas de marcas famosas, mesmo que isso comprometa suas prioridades (como supermercado, prestações ou algo assim).
O importante para este tipo peculiar de pessoa é manter a capa. Elas costumam freqüentar locais “chiques”, sempre conversando sobre futilidades e afins. Ah, os assuntos preferidos do pobre soberbo são carros e pessoas que ocupam cargos públicos. Sim, eles são afiados nessa ladainha.
O pobre soberbo conhece todo figurão ou seus filhos, por estudar há anos a fio, suas fisionomias nas inúteis colunas sociais. Aí ele espera só uma oportunidade para puxasaquear o tal fulano e aplicar o seu marketing pessoal, pleiteando algum tipo de status.
Ah, quando um pobre soberbo consegue alcançar algum lugar dentro da sociedade, este fica pior do que os verdadeiros ricos, nojentão total. Conheci várias pessoas assim. Lembro de um figura, nos anos 90, que disse para mãe que iria se matar, se ela não comprasse um carro para ele. Lembro das meninas da faculdade dizendo: “É um Fulano do carro tal” ou “é o Ciclano, filho do Beltrano”.
Outra característica dos pobres soberbos é dizer o preço das coisas que usa: “Saca este sapato, dei R$ 500 nele”. Essas pessoas são de uma superficialidade incrível.
Estes figuras são cheios de falsas certezas. Basta o mínimo de percepção para arrancar suas máscaras. A maioria só faz figuração na vida. Parafraseando Arnaldo Jabor: "eles assumem a verdade das suas mentiras".
Dos pobres soberbos, que não são pobres só de posses, mas de espírito, eu só sinto pena e desprezo. Deles, só quero distância.
Verdade, existem muitos "soberbos" nesse mundão. Existem soberbos de todo tipo: "soberbo muçum", que alem de metido é liso pra caraba. Tem o "soberbo parasita", que alem de verme, se alimenta nas costas dos outros (bebe todas!). E aí vai embora... Eu, hein? Desses passo longe e não dou papo... Conheço um bocado aqui em Macapá. Cuidado!!! Muitos deles teem endereço fixo, telefone em casa, celular, andam de roupas bacanas e são metidos a intelectuais, mas a vidada deles... é uma tristeza.
ResponderExcluirTô fora! (por JOHN SCOTT).
Pior é que eu conheço pessoas assim...rs!
ResponderExcluirE nem sempre dá para manter distância, pois alguns são colegas de trabalho.
Mas tudo bem, às vezes é bom aprender com os erros dos outros, vale a observação e a autocrítica para que não se possa chegar a tal ponto ridículo e desnecessário, como nos mostra o protagonista desse texto.
amei seu ponto vista,pois estava vendo algo para postar,pq além do pobre que faz capa,tem aquele que não faz querendo mostrar que é mais ele,mas não perde a oportunidade de comentar qualquer coisa em relação a condição financeira do outro,tudo que vai falar tem como referência a condição da pessoa,vc percebe que se deslumbra por pouco e se desfaz de quem não vive de capa mas tem algo de bom para oferecer.Estou tendo que conviver com esse tipo,e te juro,não suporto,a cada frase sinto uma imensa vontade de gritar:POHA,SE ENXERGA,CORRA ATRÁS DO SEU E TIRA O OLHO DOS OUTROS SUA POBREEEEEEEE KKKKKKKKK,pobre de espiríto é o fim realmente,chega a ser insuportável escutar e ter que calar para não criar problema!
ResponderExcluirConheço varias pessoas assim e tenho é pena povo pobre de espirito isso me enoja!!!!! Trabalho com pessoas realmente ricas e nunca mudei meu modo de ser, sou até descriminada por isso, mas n me importo tenho minha personalidade e n vou querer ser algo q n sou e n tenho condições de ser, mas aonde eu trabalho ta cheio de pobre soberbo!!!!! Bando de carniça kkkkkkkkkkk Da pena viu!!!
ResponderExcluirinfelismente tudo que diz no texto acima sou eu ,pela realidade do texto eu me indentifiquei...
ResponderExcluirfikei mal por isso e pretendo mudar pois não quero ser assim! e sepre vou estar entrando nesse site pois mostrar a realidades através de pequenos textos.,.
obrigado"a"
ResponderExcluirRancho Kikiô ·
Achei incrível a descrição e o significado . Gostaria muito , se possível ,de saber o significado se houvesse um adendo ao título do texto : " O Pobre Socialista Soberbo "!!
PS : Acharia fantástico a descrição disso !!
ResponderExcluirRancho Kikiô ·
Achei incrível a descrição e o significado . Gostaria muito , se possível ,de saber o significado se houvesse um adendo ao título do texto : " O Pobre Socialista Soberbo "!!
PS : Acharia fantástico a descrição disso !!