Seguidores

terça-feira, janeiro 31, 2012

Governador recebe comandante do Exército Brasileiro no Amapá

0

O governador do Amapá Camilo Capiberibe recebeu, nesta terça-feira, 31, no Palácio do Setentrião, o comandante do 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) do Exército Brasileiro, com sede em Macapá, coronel Allan Quint e do oficial que lhe substituirá no comando da unidade militar no Estado, tenente coronel Marcelo Pinto.

O encontro teve o objetivo de comunicar oficialmente o governo estadual sobre a troca de comando nas Forças Armadas no Estado e estreitar as relações entre com o Poder Executivo.

Os oficiais também convidaram o governador para participar da solenidade de passagem de comando 34º BIS, que será realizada às 10h, desta quarta-feira, 1 de fevereiro, no Quartel do Exército Brasileiro, na capital amapaense.

Allan Quint explicou ao governador a necessidade da instalação de uma Brigada Militar, composta por 5.000 homens, no Amapá. Segundo o oficial, o motivo é a extensa área de fronteira que é de difícil acesso e de baixa densidade demográfica.

"Os militares brasileiros vigiam a fronteira do Amapá, cerca de 700 km, com os países vizinhos da Guiana Francesa e do Suriname, cumprindo sua missão constitucional de defender a Pátria, garantir os poderes constitucionais e garantir a Lei e a ordem. Além de cumprir missões subsidiárias como as de apoiar a defesa civil e atuar contra crimes e ilícitos transfronteiriços. Somos subordinados ao comando do Pará, mas já existe um projeto para a instalação de uma Brigada Militar no Amapá", elucidou coronel Quint.

O governador deu as boas-vindas ao tenente coronel Marcelo Pinto e desejou sucesso no comando do 34º BIS. Camilo Capiberibe afirmou que está disposto a alinhar as ações do Estado com o Exército e trabalhar em parceria com as Forças Armadas. Ele disse ainda que na sua próxima viagem a Brasília (DF), irá ao Ministério da Defesa, para reforçar a instalação da Brigada Militar no Amapá.

"Trabalharemos com mais proximidade e parceria com o Exército Brasileiro, pois entendemos a contribuição social do 34º BIS no Estado. Também reconhecemos a importância da defesa e monitoramento de nossas fronteiras realizada pelo destacamento. É de nosso interesse que essa Brigada Militar se instale aqui e reforce as ações das forças armadas. Para tal, falarei pessoalmente com o ministro Celso Amorim para que o projeto avance", enfatizou o governador.


Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Música de agora: O Sol Nascerá

0

O Sol Nascerá - Composição de Cartola e interpretação de Gilberto Gil 
A sorrir
Eu pretendo levar a vida,
Pois chorando
Eu vi a mocidade perdida.

A sorrir
Eu pretendo levar a vida,
Pois chorando
Eu vi a mocidade perdida.

Fim da a tempestade
O sol nascerá,
Fim desta saudade
Hei de ter outro alguém para amar.

A sorrir
Eu pretendo levar a vida,
Pois chorando
Eu vi a mocidade perdida.

Fim da tempestade
O sol nacerá,
Fim desta saudade
Hei de ter outro alguem para amar.

A sorrir
Eu pretendo levar a vida,
Pois chorando
Eu vi a mocidade perdida.

Levar a vida

 

A volta do Museu Sacaca: Faltam somente três dias para a reinauguração do local que conta a nossa história

0

O Museu Sacaca, inaugurado em 1997, é uma instituição cultural e científica, vinculada ao Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá (Iepa) e localizada em Macapá. O espaço tem a missão de abrigar palestras, seminários, exposições, visitas pedagógicas, atividades didáticas e a difusão das culturas que compõem o Estado, como a indígena e ribeirinha. .

O museu foi inaugurado durante a gestão do então governador João Alberto Capiberibe. O nome do espaço é uma homenagem a Raimundo dos Santos Souza (1926-1999), vulgo "Sacaca", um curandeiro que disseminou a medicina natural no Amapá. 

O Museu Sacaca é espaço que reúne as tradições amapaenses e que valoriza a identidade cultural do nosso Estado. O espaço conta também a história dos povos da Amazônia. O Museu Sacaca foi esquecido e sofreu com a deterioração do tempo e o descaso com a Cultura Amapaense.

Após passar por reforma, iniciada em 2011, o Museu, que ao que tudo indica, sera melhor do que quando foi fundado, será reinaugurado na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012. Certamente, o local será um dos principais atrativos turísticos do Amapá.  (não, mais "será" nesse parágrafo logo..)

A César o que é de César

Os "urubólogos" de plantão podem chiar, esperniar, dar chute no vento e fazer beicinho, mas que o Museu Sacaca tauma belezura e que será um local pra turista nenhum botar defeito, ah isso vai. Mérito do governador Camilo Capiberibe, do diretor do Iepa, Augusto Oliveira e da diretora do Museu, Mônica Dias. E o bom trabalho da Seinf. Quem ganha com isso? A população, claro.


Elton Tavares


Página especial da Agência Amapá para o Carnaval

0

Para dar mais dinamismo à cobertura do maior evento cultural do Amapá, a Agência Amapá de Notícias criou uma página especial contendo diversas informações.

No endereço, o você poderá ouvir o samba de enredo de sua escola preferida e acompanhar as notícias sobre o carnaval amapaense, além de fotos e vídeos que serão postados sobre o assunto.

Tudo isso disponível no endereço: http://www.agenciaamapa.com.br/carnaval2012

Sejuv realiza 1ª Conferência Estadual de Juventude pela Transparência

0

A Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv), em parceria com a Auditoria Geral do Estado, realizará na próxima terça-feira (31), às 8h, no Centro de Difusão Cultural João Batista Azevedo Picanço, a 1ª Conferência Estadual de Juventude pela Transparência.

O evento é uma etapa da 1ª Conferência Estadual de Transparência e Controle Social, que será realizada em março e da 1ª Conferência Nacional que será realizada em maio.

A conferência tem como objetivo promover a transparência pública e estimular a participação dos jovens no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

"Esse espaço de discussão é muito importante, pois incentiva o jovem a promover debates não só no momento da conferência, mas em sua casa, escola, bairro. Essa etapa da conferência destaca-se também, porque mostra a visão do jovem amapaense sobre transparência pública e controle da gestão", explica o secretário de Juventude Alex Nazaré.

Serão discutidos os seguintes eixos temáticos: I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; II - Mecanismo de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; III - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e IV - Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

A 1ª Conferência Estadual de Juventude pela Transparência não elege delegados para as etapas estadual e nacional, porém, todas as suas resoluções e propostas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual da 1ª Conferência Estadual de Transparência e Controle Social.

Domingos Dias/Sejuv

Feliz aniversário, Rebecca Braga!

0

Sabem, nem sei ao certo em que ano ou situação conheci Rebecca Braga. Só sei que faz tempo, muito tempo. A gente se odiou no início e depois nos tornamos grandes amigos. Hoje (31), é aniversário dela, da “Bel”, como a chamo carinhosamente.

Essa mulher é uma pessoa diferente, inteligente e cheia de atitude. Rebecca é mãe da Sophia, menina safa e adorável, uma criança tão especial, de quem sou o padrinho (ausente, eu sei, mas se precisar é só ligar). Bom, essa é outra história, voltemos a Bel.

Rebecca Braga é artista, se garante como violonista, compositora e cantora, aliás, cantar é um dom que Deus lhe deu. Além da linda voz, possui presença de palco e carisma. Quem já viu algum show seu sabe do que falo. Atualmente, Bel é vocalista da banda DuoBox. E, às vezes, dá uma canjinha nos barzinhos da cidade.

Bel está no meio musical amapaense há quase duas décadas. Ela comandou a Drop’s Heroína nos anos 90, a primeira formada só por mulheres no Estado, que embalou muitas noites de rock e festas memoráveis. É, a moça fez história.


Rebecca é talentosona, inteligente, dramática, amiga, sarcástica, sensível, depressiva, efusiva, nostálgica, questionadora, perspicaz, militante da cultura, defensora e porta voz dos malucos. Em certos momentos, é invejavelmente politicamente incorreta, pois é capaz atos transloucados e das mais nobres atitudes, entre outras tantas coisas legais e uma minoriazinha chata (nenhum de nós é perfeito e os velhos amigos sabem disso. Eu que o diga).

Já ouvimos tantas canções de rock, já bebemos litros e litros de cerveja e até já discutimos muito. Nos afastamos ao longo dos anos, mas toda vez que a gente se vê, é firme!

Bel, você está guardada no coração e na memória deste gordo que vos escreve. Como li uma vez: “De um tempo que fomos para sermos o que somos” (acho que a frase é do Fernando). E eu sei que tu também me “consideras” pra cassete, independente de qualquer coisa.


Eu poderia escrever muitas coisas mais sobre Rebecca Braga, mas resumindo: ela é minha AMIGA. Tenho orgulho de ser seu amigo e seu compadre. Desejo ainda mais sucesso na sua vida. Meus parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares


Poema de hoje: A neblina de Pedra Branca

0

Pedra Branca (de manhã cedinho) - Foto: Elton Tavares

A neblina de Pedra Branca

Pedra Branca amanheceu branca
 Serração branca
 Manhã fria e um sol refrescante
 E a felicidade logo tornou-se branca
 Com leve tom azulado
 Agradeci a Deus primeiramente
 Depois ao Zé Tupinabá
 Ao seu Baiano
 À Vovó Servana
 A São Jorge
 Ao meu pai que olha por mim sempre
 A minha mãe que sempre me acompanha em suas orações
 Aos anjos
 Querubins e a todos os guerreiros de Deus que me protegem
 Agradeci também a todos que sorriem quando me aproximo
 Aos que possuem boas energias

Fernando França 

Peça Novo Amapá no Bacabeiras

0

Nostálgico!

0

Fonte: tusabespatinhas.blogspot.com/

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Governador lança as obras de pavimentação da rodovia AP-070

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, lançou nesta segunda-feira, 30, na localidade de Santo Antônio da Pedreira, as obras de pavimentação da rodovia AP- 070. Ao todo, o investimento soma R$ 121.170.546,65, recursos provenientes do empréstimo junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Eoconômico e Social (BNDES). Cerca de 450 pessoas trabalharão na revitalização da estrada.

A ação será executada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap). Segundo o titular da Setrap, Sérgio La-Rocque, os serviços serão realizados em 79,11 quilômetros da estrada, no trecho que vai de Santo Antônio da Pedreira a Santa Luzia do Pacuí. O prazo de conclusão das obras é de 720 dias (dois anos).

Para o governador, a rodovia AP- 070 é muito importante ao desenvolvimento do Amapá. Camilo Capiberibe destacou que a estrada, após a conclusão das obras, integrará a região onde serão executados os serviços a Macapá. O asfaltamento viabilizará o escoamento da produção agrícola e facilitará o turismo no Estado.

"Estou muito feliz de voltar aqui e lançar essa obra. Quando assumimos o governo a nossa malha viária estava uma calamidade. Com trabalho e vontade política, no segundo ano de gestão, iniciamos a pavimentação da AP-070, a exemplo da BR-156. A pavimentação dessa rodovia aproximará da capital os municípios de Cutias e Itaubal e toda região do Pacuí. Esse é o resultado de dinheiro aplicado com responsabilidade, com o objetivo de melhorar a vida da população", ponderou Camilo Capiberibe.

Agradecimento da população

O representante da comunidade de Santo Antônio da Pedreira, Arimilton da Silva, agradeceu ao governador pelo início das obras. Ele disse ainda que, ao longo dos anos, foram muitas as promessas sobre a pavimentação da AP-070, mas que somente agora, na gestão de Camilo Capiberibe, esse antigo sonho dos cidadãos que residem nas localidades as quais a estrada dá acesso se torna realidade.

"Estamos muito satisfeitos pelo início da pavimentação da nossa rodovia AP-070. Ansiávamos por isso há anos e o governador cumpre hoje o que nos prometeu em 2010. Naquela época, Camilo Capiberibe afirmou que trabalharia para que nossa região se desenvolvesse. Além do asfaltamento dessa estrada, a atual gestão inaugurará escolas que atendem todas as comunidades que compõem nossa região. Portanto, o governo honra seu compromisso com a nossa localidade", disse Arimilton da Silva.

Gestão com responsabilidade

O secretário Sérgio La-Rocque enfatizou que o recurso do BNDES para a rodovia AP-070 só foi liberado para o Amapá por conta da gestão responsável, implementada em 2011, por Camilo Capiberibe.

"Com o esforço do governador e sua equipe, as inadimplências herdadas do governo passado foram retiradas, o que possibilitou o acesso do governo estadual à verba federal", destacou o secretário.

Prestigiaram o lançamento das obras os deputados estaduais Aguinaldo Balieiro, Cristina Almeida e Bruno Mineiro. Também estiveram presentes secretários de Estado, o vereador de Macapá, Washington Picanço, imprensa e sociedade civil

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Coletivo Palafita realiza oficina livre para inscrição em edital

0

O Coletivo Palafita realizará a partir desta terça-feira, 31, uma Oficina Livre visando a inscrição de projetos culturais no edital “Prêmio Agente Jovem de Cultura” do Ministério da Cultura. As oficinas iniciarão a partir das 18h na Casa Fora do Eixo Amapá e vão até o dia 02 de fevereiro, disponibilizando seis vagas.

Para participar, os interessados devem cumprir os seguintes requisitos: Ser brasileiro nato ou naturalizado, residente há mais de 03 anos no país, na faixa etária de 15 a 29 anos; Comprovar iniciativas culturais já realizadas; Oferecer 01 (uma) oficina relacionada ao tipo de atividade na Casa Fora do Eixo Amapá, declarada para inscrição no edital, sem ônus ao Coletivo Palafita e;  Preencher o formulário constante neste endereço: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dDJLYWRCaTZzOU5XZWR3d1VjbkRzNlE6MQ
 
A oficina será ministrada por Heluana Quintas, produtora cultural, cantora, compositora, professora de literatura, desenvolvedora de projetos de reintegração social, coordenadora de sustentabilidade do Coletivo Palafita. Atualmente atua como articuladora do Partido da Cultura (PCult) no Amapá e integra o Ponto de Articulação Nacional do Circuito Fora do Eixo.
 
 O edital, publicado no Diário Oficial em 14 de dezembro de 2011, teve suas inscrições prorrogadas até o dia 29 de fevereiro e prevê a concessão de 500 prêmios no valor de R$9.000,00 cada para iniciativas culturais realizadas por jovens.
 
Coletivo Palafita
 
O Coletivo Palafita inicia suas atividades em 2006, com fins de estimular a cadeia criativa do setor cultural numa perspectiva colaborativa, gerido por artistas, produtores e agentes da mídia independente. O Palafita é ligado ao Circuito Fora do Eixo rede de trabalho formado por mais de 90 Pontos em todo o país, que realiza uma série de ações estruturantes com foco nos setores de comunicação livre, distribuição, circulação, linguagens artísticas, sustentabilidade, economia solidária e políticas culturais.
 
Dentre as principais ações do Coletivo Palafita são o Festival Grito Rock América do Sul, que irá para sua sexta edição em 2012 e o Festival Quebramar, patrocinado pela Petrobras e Banco da Amazônia, em 2011.
 
Além disso, o Coletivo Palafita inaugura a Casa Fora do Eixo Amapá espaço múltiplo que funciona como moradia, escritório, fruição e hospedagem solidária, responsável por receber constantemente agentes culturais de todo o país interessados em trocar experiências e conhecimento. Entre suas metas constam promover o intercâmbio de conhecimentos  em todos os estados que abrigam pontos fora do eixo na perspectiva de descentralizarmos a gestão e implementarmos a tecnologia social da rede nos cenários locais, a partir de casas de vivência por todo país. E também, articular financiamentos junto a iniciativa privada, representando os empreendimentos na articulação dessa missão.
 
 
Serviço
O que: Oficina livre para inscrição de proposta no Edital Agente Jovem de Cultura/MINC
Quando: De 31/01 a 02/02
Onde: Casa Fora do Eixo Amapá – Avenida Henrique Galúcio, 820. Entre Elyezer Levy e General Rondon
Horário: 18h
As inscrições no endereço: 
 https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dDJLYWRCaTZzOU5XZWR3d1VjbkRzNlE6MQ
--
Karen Pimenta
(96) 8127-8495/ 3225-1281
@karenpimenta_
skype: karenpalafita
msn: karensantospimenta@hotmail.com
Coletivo Palafita | Ponto Fora do Eixo - Macapá (AP)

I Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos - programação de hoje

0

14h Exposição de HQs
14h  Oficina de criação de personagens -Instrutora: Moara Negreiros
- Trabalha com design gráfico e de produto, Ilustração, fotografia, edição de vídeo,          diagramação;
- Cursa o último semestre da graduação em design no Centro de Ensino Superior do  Amapá – CEAP;
18h Palestra O mercado editorial brasileiro
Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som – MIS
(segundo piso do Teatro das Bacabeiras)
Instrutor: Ivan Carlo (Gian Danton)
- Coordenador do Curso de Comunicação Social da Unifap
- Roteirista de HQs
Noite de autógrafos do livro O roteiro nas histórias em quadrinhos.
19h Mostra do filme: A origem dos Super-heróis
20h30 Programação cultural de encerramento

Há 43 anos, os Beatles se apresentaram pela última vez, em um terraço de um prédio em Londres

0

Há 43 anos, numa tarde fria em Londres, no alto do edifício sede da Apple Records, os Beatles realizaram sua última apresentação para o “público”. Na realidade eles vinham de um trágico período de gravações e ensaios num estúdio londrino, onde gravavam o filme Let It Be. As sessões foram terríveis, pois além da figura de Yoko Ono (grudada em John Lennon 24 horas), a banda estava brigando muito entre si. Desde o Álbum Branco, os quatro já não se entendiam muito no estúdio.

Quando decidiram que Let it Be deveria ser gravado no novo, porém precário Apple Studios, os Beatles também pensaram que poderiam agir normalmente. As sessões no prédio da Apple ocorreram com mais calma, tanto que a idéia de tocar no telhado do prédio veio do próprio Lennon. Antes, Paul McCartney tinha planejado realizar um concerto no final das gravações. Locais no mundo inteiro foram vistos para o show, porém a maioria deles não havia como, ou estavam com agendas apertadas. Então amargamente, os Beatles decidiram tocar no telhado do prédio. Até Harrison, avesso a shows, gostou da idéia.

Naquela tarde fria, os primeiros acordes de Get Back foram fundamentais para que os moradores dos prédios vizinhos viessem até a sacada para dar uma olhada naqueles cabeludos tocando rock na friaça londrina.

Os Beatles tocaram durante 40 minutos, até a Polícia bater na porta da Apple e um nervoso Mal Evans tentando explicar que “Os Beatles” estavam tocando no telhado da Apple. Segundo o livro “The Beatles – Biografia” de Bob Spitz, a polícia nem sequer pediu para acabar com o show, apenas solicitaram que os Beatles abaixassem o volume dos instrumentos, eu disse abaixassem, porém, como eles eram, não houve acordo e o show teve que acabar antes que eles pudessem terminar o set previsto.

Meu comentário:

Não lembro onde achei o texto acima. Sou fã dos Beatles, apesar de adorar também Led e Pink, para mim, os eles foram e sempre serão os maiores. O último show, no terraço, foi reconstituído no filme Let it Be. Não assisti, mas soube.

Este nobre episódio da história do rock, foi relembrado também no final do filme “Across The Universe”, onde a banda que interpretou os Beatles executou a canção “All You Need Is Love”. Após 43 anos, todos nós ainda curtimos o som dos caras e continuamos precisando de amor.

Elton Tavares

domingo, janeiro 29, 2012

Governador do Amapá recebe visita de diplomatas americanos

0
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu, neste sábado, 28, na Residência Oficial, a visita do conselheiro para Assuntos de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) no Brasil, John Matel e seu conselheiro adjunto, Justen Thomas. Também participaram do encontro o senador Randolfe Rodrigues e o diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal do Amapá (Cepap/Unifap), Edinaldo Nunes.

Na ocasião, foram debatidos temas como incentivo ao ensino da língua inglesa no Amapá, a exemplo do idioma Francês, lecionado no Centro Danielle Mitterrand; Identificar quais formas de parceria o governo do Estado e a Embaixada poderão firmar para a criação do Museu da Base Aérea, localizada no município de Amapá. Os conselheiros pediram apoio ao Programa Jovens Embaixadores (PJE).

Para os conselheiros americanos é de interesse de seu governo que mais pessoas falem inglês em todo o mundo e  que a embaixada tem interesse de capacitar professores da rede pública para ensinarem o idioma.  Sobre o PJE, John Matel e Justen Thomas pediram mais apoio do governo estadual no incentivo aos estudantes amapaenses a realizarem trabalhos comunitários. No Amapá, a instituição parceira da Embaixada Americana é a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Dois amapaenses já participaram do PJE.

Em relação a criação do Museu, os americanos se comprometeram em relatar a situação da antiga base, a qual eles visitaram acompanhados por técnicos da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), órgão responsável pelas relações exteriores do Estado. Os conselheiros se comprometeram em verificar de que forma o governo dos E.U.A. poderá auxiliar no resgate histórico que o governador pretende com a criação do Museu da Base Aérea.

Ao final da visita, o governador pediu aos técnicos da Adap presentes no encontro, um relatório sobre as propostas dos conselheiros americanos. Camilo Capiberibe disse que passará a demanda para a Seed, para que os encaminhamentos sejam executados.

Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores (PJE) é uma iniciativa da Embaixada Americana no Brasil, de responsabilidade social, que beneficia com uma viagem aos E.U.A., alunos brasileiros da Rede Pública Estadual que se destacam pelo excelente desempenho escolar, falam inglês, pertencem à camada socioeconômica menos favorecida, possuem perfil de liderança, prestam serviço voluntário e são exemplos em suas comunidades.

Resgate histórico

O governador Camilo Capiberibe criará o Museu da Base Aérea no município de Amapá. O local dava suporte aos militares americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Na gestão do então governador João Alberto Capiberibe, foi criado um museu no local, mas o descaso fez com que o lugar se deteriorasse. A Secretaria de Estado da Cultura já iniciou ações para a criação do Museu e assim realizar o resgate histórico.

"Pretendemos criar o Museu da Base Aérea do município de Amapá. Uma parceria com o governo americano é bem-vinda. Essa medida visa o desenvolvimento do Turismo no Estado e o resgate da história amapaense e mundial", enfatizou o governador Camilo Capiberibe.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Cânticos de Antares

0
O espetáculo Cânticos de Antares relata a incessante luta de cidadãs e cidadãos marginalizados pela sociedade, em busca do pão sagrado de cada dia.Nele, prostitutas, loucos, bêbados, drogados e outros seres que rastejam no limo social, servem de inspiração para narrar a história do nascimento do salvador.

Em pleno século XXI é evidente que existe uma guerra no coração humano, onde o bem e o mal se fundem, assim como as pétalas das flores são íntimas com o estame. Onde permitimos – nos mostrar o que temos, porém, ao nosso redor as pessoas vêem apenas o que desejam ver. Assim cria-se o bem e o mau; o feio e o belo; o pobre e o rico. Criamos e destruímos deuses e demônios não em nós, mas, no próximo. Eis o motivo pelo qual queremos mudar o mundo e nada mudamos!

Os verdadeiros valores do comportamento humano se invertem, e eis que diante de tanta falsidade, amargura e sofrimento, torna – se imprescindível extrair beleza e prazer da dor e do inferno em que vivemos, e é exatamente aí que se configura a maior das lições apresentadas, pois o salvador do mundo, assim como o conhecemos, nasceu entre os animais em um estábulo, e nem por isso deixou de cumprir sua missão ou tornou – se inferior diante do consumismo exacerbado que já se evidenciava há mais de dois mil anos.

Independente de ventre, local e ambiente em que esta, e outras crianças foram e são geradas, trazem em si a luz em seus corações e o potencial para transformar toda a dor e sofrimento em paz e felicidade.

Nossa proposta é possibilitar várias interpretações acerca do advento do salvador do mundo e de nossa condição cidadã. Não apontamos para nenhuma religião, pois acreditamos que todas nos levam para o mesmo caminho, o caminho da alienação, da segregação, da intolerância, enfim, ao invés de nos aproximar da força superior que rege céus e terras, nos afastamos em virtude de nossas vaidades pessoais que estão acima do bem comum. Mais uma vez procuramos caminhar rumo á concepção de um espetáculo universal, onde independente de crença, o publico que nos assiste possa encontrar ganchos para reflexões aprofundadas sobres suas próprias atitudes com relação ao mundo em que vivemos.

Cânticos de Antares reforça o compromisso do grupo com a arte produzida no Extremo Norte do Brasil, ao presentear o publico amapaense com obras de dramaturgos nascidos ou residentes no Estado do Amapá. Na ocasião, já foram encenadas: Homem – Um Pecado de Deus de Joni Bigoo, Cânticos de Antares de Paulo Gil e A Ultima Noite do Coração. E do Dono! de Dinho Araújo que encontra – se em fase de pré – produção.
Sexta e sábado faremos as duas ultimas apresentações no Centro de Experimentação Artística Ói Nóiz Akí.

OBS:
• Espetáculo desaconselhável para menores de 18 anos.
• Apenas 25 (Vinte e Cinco) espectadores por sessão.
• Os ingressos para a temporada do mês de janeiro custará R$ 10,00 (Dez Reais).

ELENCO E FICHA TÉCNICA
Elenco: Maurício Maciel/ Sabrina Zahara/ Geovanni Coelho/ Erick Boaventura/ Géssica Palmerim/ Héllen Rock/ Dan Alves, Neto Pereira, Núbia Worrel e Elder de Paula/ Dramaturgia: Paulo Gil/ Encenação:
Claudio Silva/ Ambientação, Figurinos e Maquiagem: O Grupo/
Sonoplastia: Núbio Pinheiro/ Iluminação: Claudio Silva/ Programação
Visual: Joni Bigoo/ Direção de Produção: Dan Alves/ Produção
Executiva: Claudio Silva/ Direção Geral: Ói Nóiz Akí.

CLAUDIO SILVA
Conselheiro Estadual de Cultura
Conselheiro de Pauta do Teatro das Bacabeiras Coletivo de Artistas, Produtores e Técnicos em Teatro do Amapá – CAPTTA Companhia Ói Nóiz Aqui Traveiz Opção de Cinema da Amazônia – OCA Palco Fora do Eixo – PFE/AP Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR Rede Nacional de Teatro Infantil – RENATNI
kacolobo@yahoo.com.br oinoizaquitraveiz@gmail.com
0xx(96) 8114-9655 ou 9155-1036

FIEAP e SESI estão com matrículas abertas para atividades de esporte e lazer

0
A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP), através do Serviço Social da Indústria (SESI) estão com matrículas abertas para as modalidades de Balé, Natação Baby, Natação para Adultos, Hidroginástica, Dança de Salão e para o Programa Atletas do Futuro (PAF).

Podem participar destas atividades, industriários, dependentes de industriários, alunos do SESI e membros da comunidade.

Início das aulas

As aulas de Dança de Salão iniciam no dia 09/02. Os alunos de Dança terão aula aos sábados, nos horários das 17 às 19h.
As outras modalidades iniciarão suas atividades a partir do dia 06/02/2012.

Para efetuar a matrícula, os interessados devem procurar a sala de atendimento da Unidade de Lazer do SESI. Os valores das modalidades variam de acordo com cada categoria.

O SESI incentiva e oportuniza ao trabalhador da indústria, dependentes e à comunidade a prática do esporte e do lazer.

Informações através do número: 3084-8801.
SESI – provendo soluções para Indústria.

COMUNICAÇÃO SISTEMA FIEAP
3084-8826

sábado, janeiro 28, 2012

Suave armadilha

0

Por Bianca Andrade

E se vens assim tão zeloso, levas-me sem meras
Mas, moço, não espere o vento me embalar
Para enfim se aconchegar
Observe os alegres cordéis
 
Chegue mais perto, encante a minha varanda...
Do mesmo modo que os jardins encantam com seus perfumes
Onde suas flores suavemente dizem: bem-me-quer...
Esquecendo os desamores.

E não tenha pressa para saber o que sinto
Deixe fluir, feche os olhos, se embale
Voar é bom, principalmente se o embalo for feito por dois
Na rede dos chinelos, rede minha, rede tua... Entrelaço dos pés!

Começou hoje o 1º Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos: gás novo a nona arte!

0

O 1º Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos surge como a comemoração, no estado, do Dia Nacional dos Quadrinhos, 30 de janeiro. Este dia foi instituído pela Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas de São Paulo em 1984 e, ano após ano, vários eventos com foco na nona arte têm surgido em vários estados da federação. Essa dinâmica de eventos reflete o crescimento geral do público apreciador e consumidor de HQs. No Amapá, a tendência se repete e dá sinais de fortalecimento, daí a necessidade de se pensar em um evento que possa aglutinar vários agentes ligados ao ciclo produtivo das HQs para debaterem o setor e sua realidade peculiar no contexto amapaense.


Nos últimos anos, as histórias em quadrinhos têm conquistado novos espaços e demonstrado sua capacidade de utilidade em vários contextos: no estímulo à leitura, como material didático, filosófico, lúdico e como entretenimento. Todo esse potencial e versatilidade das HQs cria o cenário viável para a realização deste evento no Amapá.


O Museu da Imagem e do Som abraçou a causa do 1º Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos por acreditar no potencial que o segmento demonstra ter e pela demanda que os agentes culturais do mesmo nos trouxeram. A parceria está efetivada. Vamos adiante! Abaixo a programação para todo mundo ficar de olho no que vai rolar.


Dia: 28/01
14h - Exposição de HQs
15h - Oficina de Roteiro para História em Quadrinhos
Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som
(segundo piso do Teatro das Bacabeiras)
Instrutor: Ivan Carlo (Gian Danton)- Coordenador do Curso de Comunicação Social da Unifap - Roteirista da MAD
18h - Roda de conversa com o monstruoso cartunista Ronaldo Rony especialista em vários istas - Autor do livro de cartuns “Papo Casal”, “Ícaro” e “A chave da Porta da Poesia”;
Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som
20h - Mostra do filme: Dossiê Rê Bordosa


Dia: 29/01
14h - Exposição de HQs
14h - Oficina de Desenho
Instrutor: Otoniel Oliveira
- Autor das grafics novels “Belém Imaginário” e “Encantaria”. Foi um dos desenhistas e roteiristas selecionados para o MSP50, edição de comemoração de 50 anos de produção das personagens Mauricio de Souza.
Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som
(segundo piso do Teatro das Bacabeiras)
18h - Grupo de trabalho
Tema: A formação de um coletivo de HQs no Amapá
20h - Mostra do filme Anti-Herói Americano 


Dia: 30/01
14h - Exposição de HQs
14h - Oficina de criação de personagens
Instrutora: Moara Negreiros Trabalha com design gráfico e de produto, Ilustração, fotografia, edição de vídeo,diagramação; Cursa o último semestre da graduação em design no Centro de Ensino Superior do  Amapá – CEAP;
18h - O mercado editorial brasileiro
Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som – MIS (segundo piso do Teatro das Bacabeiras)
Instrutor: Ivan Carlo (Gian Danton)- Coordenador do Curso de Comunicação Social da Unifap - Roteirista de HQs
19h - Mostra do filme: A origem dos Super-heróis 
20h30 - Programação cultural de encerramento
Fonte: http://museudaimagemedosom.blogspot.com/

Brincadeira pesada

0
                                                    Fonte: http://tusabespatinhas.blogspot.com/

Festival de Samba Enredo: Piratas da Batucada é campeão

1

O Festival de Samba de Enredo reuniu as dez agremiações carnavalescas do Amapá para a disputa que escolhe tecnicamente o melhor conjunto musical de samba. Um público nunca antes visto em festival foi ao Sambódromo assistir e torcer pela sua escola em uma demonstração de democracia, paixão e espírito esportivo. Os jurados surpreenderam no resultado final e após um julgamento considerado difícil pela qualidade dos concorrentes, a vitória foi de Piratas da Batucada. Nenhum pedido de impugnação foi protocolado na Liesa por presidentes descontentes. 

Os quesitos melodia, letra e arranjo foram julgados por nove jurados, especialistas em sua área de atuação. Nenhuma escola ultrapassou o número de ritmistas ou de passadas. Duas penalidades foram sofridas. Uma por Piratas Estilizados por não apresentar na data limite a sinopse técnica; e  a outra por Maracatu da Favela, que demorou 25 segundos para começar a tocar depois de autorizado. Estilizados perdeu 1, o ponto e Maracatu ficou com menos 0,5 ponto.

O Governo do Estado, principal investidor do carnaval amapaense, disponibilizou diversos serviços para o sucesso do evento, como policiamento e infraestrutura. O público foi uma atração à parte e deu uma verdadeira  demonstração de respeito.  A cada escola que entrava no palco a frente mudava de cor junto com a torcida. Não houve problemas entre as torcidas  nem foram ouvidas vaias de adversários.

O presidente da Liesa, Orles Braga, em seu primeiro ano na condução do carnaval, considerou o evento uma prova de que com seriedade é possível realizar uma festa que tenha o respeito de todos e a credibilidade do público e investidores. O segundo lugar foi disputado tecnicamente por Boêmios do Laguinho e Império do Povo. O impasse foi decidido de acordo com o regulamento do Festival que avalia primeiramente o quesito letra. A escola santanense obteve mais notas 10 neste quesito que Boêmios.   

1º Lugar: Piratas da Batucada
2º  Lugar:  Império do Povo
3º Lugar: Boêmios do Laguinho
4º Lugar: Maracatu da Favela

Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação
 

Metal pra galera

1

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Aécio Retumbante: parece que a Globo já escolheu seu candidato

28

Na minissérie da Rede Globo de Televisão, “O Brado Retumbante”, o presidente da República Paulo Ventura é um engomadinho que a presidência “meio sem querer” e tem que conviver com ministros escolhidos pelo presidente anterior que têm discursos contra as elites e a favor dos movimentos sociais.

O presidente engomadinho é quase uma sósia do Senador Aécio Neves (PSDB), ex-governador de Minas Gerais. Veja o painel da Folha de S. Paulo de sexta-feira:

    “Mera coincidência Em conversa com correligionários, Aécio reconheceu semelhanças físicas com o político Paulo Ventura, protagonista da série global “Brado Retumbante”. “Vamos aguardar o final da trama”, brincou um aliado do senador.”.

A principal plataforma do presidente engomadinho não é lutar pela Democracia e República, acabar com a miséria, pela justiça social, pela igualdade, pelo desenvolvimento nacional, pelo aprimoramento do Estado e da Administração Pública; mas apenas acabar com a corrupção, com o aumento das penas para crimes cometidos por servidores e agentes públicos.



O que garante que as pessoas não desrespeitem a lei é a certeza da condenação, e não o aumento de penas. Além disso todos conhecem o discurso da Veja e velha mídia como se o governo Lula tivesse inventado a corrupção no Brasil, como se esse não fosse um problema grave desde Pero Vaz de Caminha e das Capitanias Hereditárias, e bastante acentuado nos governos de Fernando Collor e FHC, mas também bastante abafado no governo tucano.

Talvez a minisséria seja uma resposta contra o livro sucesso de vendas “A Privataria Tucana”, abafado pela grande mídia. E claro, a minissérie tem um discurso contra os servidores públicos, de caráter claramente privatizante e neoliberal.


Além disso a minissérie quer defender que um político mulherengo e drogado (o presidente “fictício” é alcoólatra e trai a esposa) também pode ser um ótimo presidente. Lembre-se que além da fama de mulherengo do ex-governador mineiro, o livro “A Privataria Tucana” denuncia que José Serra plantou insinuação de que Aécio Neves cheira cocaína.

Parece que a Globo já escolheu seu candidato, só falta agora convencer o PSDB, as elites e a velha mídia de São Paulo, que por enquanto querem José Serra ou Geraldo Alckmin como candidatos a presidente em 2014 contra Dilma Rousseff (PT).

Fonte:  http://blogdotarso.com/2012/01/21/minisserie-o-brado-retumbante-da-globo-homenageia-aecio-neves-e-a-direita-brasileira/

Avanço na Educação: GEA lança o Sistema de Gestão Escolar

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, lançou nesta sexta-feira, 27, no Palácio do Setentrião, o Sistema de Gestão Escolar, que consiste na informatização das escolas estaduais. O software faz parte da política do governo em modernizar a educação no Estado. A ferramenta possibilita o gerenciamento e desburocratização escolar, além da integração da caderneta eletrônica com o programa, o que facilita o trabalho do professor e o desenvolvimento das atividades nas instituições de ensino.

A ação é administrada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e gerenciado pelo Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap).

“Na Seed era feito de forma manuscrita. Ele nos permite acesso online às informações das escolas. Anteriormente, era preciso chamar o diretor ou irmos até a instituição de ensino para obter dados. Parabenizo o governador pela determinação em vencer obstáculos. Sem o seu apoio, não teríamos conquistado esse avanço, que é fruto dessa vontade em melhorar a educação no Amapá”, pontuou o secretário de Educação, José Maria Lobato.

Segundo o diretor do Prodap, Alípio Júnior, o sistema atende necessidades das instituições públicas educacionais do Estado. Por meio dele, é possível efetuar o gerenciamento escolar. Ele disse ainda que, neste primeiro semestre, 40 escolas estaduais, em Macapá e Santana, receberão o sistema. No segundo semestre, mais 160 instituições de ensino nos dois municípios terão o serviço.

“O Estado possui 417 escolas, somente 92 têm acesso à internet. Levaremos conectividade para as instituições de ensino para fazer esse sistema funcionar. Já temos uma base de dados com 240 mil alunos e professores para fazermos a gestão e controle do sistema, o qual facilitará o trabalho da Seed”, assinalou Alípio Júnior.

Para o governador, o sistema possibilita ambiente propício a novas tecnologias e inovações que contribuirão para a melhoria do sistema educacional no Amapá. Camilo Capiberibe enfatizou que a educação passa por uma reestruturação e que esse setor avançará muito em 2012.

“Este programa é fundamental para o avanço da nossa educação, pois integrará todas as informações da nossa Rede Estadual de Ensino. Será uma ferramenta que nos dará todos os indicadores. Isso é muito importante para o planejamento e formulação de políticas específicas para resolver os problemas do Amapá na área da educação. Portanto, esse é o momento que passamos a ter condições gerir de maneira eficiente e melhorar os resultados educacionais no Estado”, avaliou o governador.

Criação

O software do Sistema de Gestão Escolar foi desenvolvido pela empresa amapaense Proesc Soluções em TI, que está incubada no Centro de Incubação de Empresas do Amapá (CIE), do Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá (Iepa).

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

O Carioca do Jurunas

0
                                                 Por André Mont’Alverne


Algumas coisas que rolaram esses dias no Blog me lembraram de uma antiga historia, de um cara de Belém (PA), que odiava o fato de ter nascido naquela cidade. Ele não via a hora de deixar o bairro do Jurunas e ir morar no Rio de Janeiro (RJ).

Um dia, o cara finalmente conseguiu se livrar da cidade das mangueiras e foi morar na cidade maravilhosa. O rapaz, cheio de encantos mil, resolveu convidar os seus novos amigos (cariocas da gema) para uma comemoração às margens da praia de Copacabana.

Seus novos amigos, os quais ele se referia frequentemente como "cumpadis", não sabiam da procedência desse infeliz paraense que escondia sua naturalidade igual o Tom Hanks no filme do Soldado Ryan.

Papo vai, papo vem - Garçom uma cerveja!! (Só tem chopp), desce dois, desce mais...OK, OK vocês venceram, BATATA FRITA PRA GALERA!! - disse o fingido paraense.

No final das contas, ou melhor, no final, a conta estava a caminho da “mesa mais feliz do Bar”, sendo conduzida em cima de uma bandeja de prata. A medida que o garçom se aproximava, o coração do anfitrião da noitada acelerava.

Ele não conseguiu esconder a tremedeira nas suas mãos e um dos cariocas perguntou: Aê parceiro!! tu tens Mal de Parkinson ou o quê mané?

Finalmente ele abriu e viu a conta. Nesse momento, seus olhos exprimiam o total desespero e susto. E tomado por uma força interior, automática e imediata, sem mesmo ter pensado em dizer aquilo, ele soltou um sonoro ÉÉÉÉÉÉÉGUUAA!!!!!

Todos em volta se calaram, a música parou, o garçom se afastou e os seus novos amigos se perguntavam: "o que foi que ele disse?"

Hoje rola Radiofest em Macapá

0

Música de agora: Senhor Delegado / Eu Não Aguento - Titãs

0

Senhor Delegado / Eu Não Aguento - Titãs

Senhor delegado
Seu auxiliar está equivocado
comigo
Eu já fui malandro, doutor
Hoje estou regenerado
Os meus documentos
Eu esqueci, mas foi por distração
Comigo não
Sou rapaz honesto, trabalhador
Veja só minha mão
Sou tecelão
Se vivo alinhado
É porque gosto de andar na moda
Pois é
Se piso macio é porque tenho calo que me incomoda
Na ponta do pé
Se o senhor me prender vai cometer uma grande injustiça
Amanhã é domingo
Preciso levar minha patroa à missa
Na Lapa
Amanhã é domingo
Preciso levar minha patroa à missa
Na Penha

Eu vou me embora para a ilha, fazer a cabeça
Sob o sol que irradia, queimando em ritual
É na batida do reggae, com o cabelo trançado
Eu tô livre na vida, o que é que há de errado
Com a noite que brilha, o que é que há de errado
Com a noite que brilha?
Eu não aguento, não aguento
Eu não aguento, não aguento
É de noite, é de dia
Mão na cabeça e documento