Seguidores

sexta-feira, janeiro 20, 2012

O pobre soberbo

6

Quem costuma ler este blog sabe que, vez ou outra, publico devaneios sobre o comportamento que observo por aí. Não que eu seja um estudioso da natureza humana, nada disso, escrevo sem propriedade alguma, somente baseado nos meus achismos e pontos de vista.

Bom, hoje falarei do “pobre soberbo”. Não, não sou elitista, na verdade nunca liguei para quem tem grana ou sobrenome. Sempre andei com lisos bacanas e agradáveis desconhecidos, assim como eu. Acredito que gente legal atrai gente legal. Enfim, voltemos ao pobre soberbo.

Este tipo de cidadão possui uma renda mensal que está sempre abaixo do orçamento que gostaria de ter, até aí, tudo normal. O pobre soberbo costuma ter bom gosto com roupas, culinária e etecétera e tal. Mas é do tipo que gosta de manter a aparência de bacana, usar vestimentas de marcas famosas, mesmo que isso comprometa suas prioridades (como supermercado, prestações ou algo assim). 

O importante para este tipo peculiar de pessoa é manter a capa. Elas costumam freqüentar locais “chiques”, sempre conversando sobre futilidades e afins. Ah, os assuntos preferidos do pobre soberbo são carros e pessoas que ocupam cargos públicos. Sim, eles são afiados nessa ladainha.

O pobre soberbo conhece todo figurão ou seus filhos, por estudar há anos a fio, suas fisionomias nas inúteis colunas sociais. Aí ele espera só uma oportunidade para puxasaquear o tal fulano e aplicar o seu marketing pessoal, pleiteando algum tipo de status.

Ah, quando um pobre soberbo consegue alcançar algum lugar dentro da sociedade, este fica pior do que os verdadeiros ricos, nojentão total. Conheci várias pessoas assim. Lembro de um figura, nos anos 90, que disse para mãe que iria se matar, se ela não comprasse um carro para ele. Lembro das meninas da faculdade dizendo: “É um Fulano do carro tal” ou “é o Ciclano, filho do Beltrano”.

Outra característica dos pobres soberbos é dizer o preço das coisas que usa: “Saca este sapato, dei R$ 500 nele”. Essas pessoas são de uma superficialidade incrível.

Estes figuras são cheios de falsas certezas. Basta o mínimo de percepção para arrancar suas máscaras. A maioria só faz figuração na vida. Parafraseando Arnaldo Jabor: "eles assumem a verdade das suas mentiras".

Dos pobres soberbos, que não são pobres só de posses, mas de espírito, eu só sinto pena e desprezo. Deles, só quero distância.


Elton Tavares

6 comentários:

  1. Belo texto. Estes "senhores" infelizmente representam uma grande parcela da população.

    ResponderExcluir
  2. Cara infelizmente
    os anos passam e essa galera não some...
    eles se renovam
    e continuam existindo

    ResponderExcluir
  3. Cara infelizmente
    os anos passam e essa galera não some...
    eles se renovam
    e continuam existindo

    ResponderExcluir
  4. Acredito que esse tipo de comportamento, seja na sua maioria devido ao estímulo cada vez maior de tornar a sociedade ultra consumista e também devido as grandes "marcas" massificarem que: "Imagem é tudo".Porém existe algo que é válido ressaltar mesmo que a ciência talvez "torça o nariz" com esses conceitos: educação, caráter e personalidade são moldados principalmente na infância e quem tem esses 3 itens bem definidos pode ser pobretão que não passará pelas portas da soberba...Como já diz o velho filme: "Você pode ser legal sem necessariamente está vestindo uma roupa legal."

    ResponderExcluir
  5. Acredito que a maior parte desse comportamento seja devido a grande massificação consumista pregada onde: "Imagem é tudo".Porém devemos levar em consideração fatores que a ciência "torce o nariz" e que são moldados principalmente na infância e são colocados em prática durante toda nossa breve vida como: Educação, Caráter e Personalidade. Um ser humano com esses 3 quesitos bem definidos por mais que seja pobre não passará pelas portas da SOBERBA, como diz o velho filme: "Você pode ser legal sem necessariamente está usando uma roupa legal".

    ResponderExcluir