Seguidores

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Governo alinha cooperação entre Amapá e Cuba nas áreas da Educação, Saúde e Desporto

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu nesta quarta-feira, 25, no Palácio do Setentrião, a visita da delegação de técnicos cubanos composta pelo conselheiro de Assuntos Econômicos Cubanos no Brasil, Raciel Rodriguez, e representantes dos Ministérios da Educação, Saúde e Desporto daquele país. No encontro foram debatidas e alinhadas ações para cooperações técnicas entre o Amapá e Cuba nas referidas áreas.

Além de Raciel Rodriguez, a comitiva é formada por Janet Cotarelo, representando o Ministério da Educação; Maria Elena Soto Entenza, dos Serviços Médicos; e Josefina Ileana Alfonso Valdés, do Instituto de Desporto, Educação Física e Recreação. Também participaram da reunião os secretários de Estado da Saúde, Edílson Mendes; de Educação, José Maria Lobato; do Desporto e Lazer, Luiz Pingarilho; e a diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Ivana Antunes.

Durante a reunião, os cubanos explicaram os avanços nas áreas da Educação, Saúde e Desporto. Ações positivas como a erradicação do analfabetismo, medicina avançada e medalhas olímpicas, entre outros progressos, foram relatados pelos técnicos estrangeiros.

Reconhecimento

A equipe cubana visitou as secretarias de Estado da Educação, Saúde, Desporto e Lazer, onde conheceu as condições de operação das mesmas Os técnicos cubanos também visitaram hospitais, escolas da rede pública estadual, quadras de esportes, além do Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá (Iepa), Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e a Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Reuniões técnicas

Segundo a diretora-presidente da Adap, a partir desta quinta-feira os técnicos cubanos participarão de reuniões nas secretarias de Educação, Saúde e Desporto e Lazer para identificar os setores que poderão ser trabalhados dentro de cada área.

Os encontros serão integrados. Em cada um deles, equipes das três secretarias de Estado estão presentes, além da Adap, órgão do Estado responsável pelas relações exteriores. O objetivo será identificar como e onde a parceira acontecerá de fato.

Para o governador, a cooperação vai melhorar o programa educacional no Estado, aperfeiçoar os atendimentos na saúde pública e fortalecer o esporte no Amapá.

"Com essa cooperação, pretendemos organizar a gestão na saúde e implementar um atendimento efetivo para nossa rede hospitalar. Também, a exemplo de Cuba, poderemos erradicar o analfabetismo no Amapá. No esporte, temos que garantir oportunidade para nossas crianças e jovens. E, quem sabe, ter um representante amapaense nas Olimpíadas de 2016 ", pontuou o governador Camilo Capiberibe.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "Governo alinha cooperação entre Amapá e Cuba nas áreas da Educação, Saúde e Desporto"

Postar um comentário