O governador Camilo Capiberibe, acompanhado da primeira-dama Cláudia Camargo Capiberibe, inaugurou nesta terça-feira, 7, o Posto de Coleta de Leite Materno no Hospital São Camilo. A implantação do ponto de colheita encerra a programação da XX Semana Mundial do Aleitamento Materno, iniciada no dia 1° de agosto. A medida visa adquirir novas doadoras para aumentar a produção do Banco de Leite Humano (BLH) do Amapá e, consequentemente, diminuir os índices de mortalidade infantil em Macapá.
Conforme o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Lineu Facundes, o espaço conta com profissionais capacitados para desenvolver as atividades de coleta de leite e orientação às mães que farão seus partos no São Camilo. Ele ressaltou que a nova unidade consiste na expansão e melhoria da política de saúde pública para a população amapaense e mostra o compromisso do governador Camilo Capiberibe com a saúde no Estado.
"Fizemos toda a estruturação técnica do novo posto do Hospital São Camilo. Após a coleta, o leite materno é encaminhado ao BLH, onde é feito o controle de qualidade do produto, para posteriormente atender os bebês que necessitam deste serviço. Agradecemos ao governador pelo apoio nas ações em benefício da saúde do povo amapaense", destacou Lineu Facundes.
O governador afirmou que a iniciativa de implantar o posto de coleta no Hospital São Camilo significa estender um serviço que é fundamental para os recém-nascidos. Ele disse ainda que trabalhará para que os municípios do Estado tenham centros de coleta. Na ocasião, Camilo Capiberibe reafirmou seu compromisso, não somente com a melhoria do aleitamento materno, mas com a saúde pública no Amapá como um todo.
"Esse novo posto é um grande avanço, pois garantirá o alimento das crianças que, por alguma razão, não podem ser alimentadas por suas mães. O aleitamento materno faz com que as crianças se desenvolvam melhor e previne doenças, portanto, é essencial para a saúde dos recém-nascidos. Além disso, garantimos a educação para o aleitamento, o que previne e orienta as mulheres com dificuldade em amamentar. Aumentar o atendimento por meio dessa unidade é um avanço no combate a mortalidade infantil no Amapá", ponderou o governador.
O Banco de Leite
Andréa Marvão disse que a função do BLH, que funciona no Hospital Estadual Maternidade Mãe Luzia (HMML), é desenvolver ações estratégicas para o manejo clínico, coleta da nutriz, estocagem, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano aos recém-nascidos prematuros e com baixo peso no Estado. A coordenadora disse ainda que o BLH, criado em 2002, orienta mulheres sobre como amamentar corretamente e desenvolve um papel fundamental na vida das mães que ganham bebê pela primeira vez.
"O BLH alimenta mais de 130 crianças, com cerca de 150 litros ao mês. Ao todo, trabalhamos com 1.800 mães ao mês. Elas são orientadas de como amamentar corretamente. Agora, com o novo posto, certamente aumentaremos o número de doadoras e pretendemos coletar 300 litros ao mês, o que beneficiará muito mais bebês e mulheres amapaenses. Além disso, as mães que farão seus partos no São Camilo ganharam um espaço acolhedor e não precisarão se deslocaram ao Banco de leite do HMML", explicou Andréa Marvão.
Madrinha do Banco de Leite Humano e consciência da importância do serviço
A primeira-dama do Amapá, que também é madrinha do Banco de Leite Humano, salientou que já passou por dificuldades em amamentar seu segundo filho. Cláudia Camargo Capiberibe enfatizou que, por conta disso, tem consciência da importância do BLH no Amapá e por isso apoia o Banco de Leite do Estado.
"Fui doadora do BLH e, em 2007, tive problemas de mastite, que significa muito leite e dificulta a amamentação. Se na época tivesse acesso à orientação, este sofrimento não teria ocorrido. Portanto, este serviço é muito fundamental para a nossa população. Só uma mãe em dificuldades sabe a importância desses profissionais e continuaremos a apoiar as ações do Banco de Leite", afirmou Cláudia Camargo Capiberibe.
Bombeiro Amigo do Peito
Durante as ações da XX Semana Mundial do Aleitamento Materno, um convênio entre a Sesa e o Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM/AP) foi firmado para aumentar a captação de doadoras de leite humano com a ajuda da corporação.
Elton Tavares/Secom
No Response to "Governo do Estado do Amapá inaugura Posto de Coleta de Leite Humano no Hospital São Camilo"
Postar um comentário