Seguidores

segunda-feira, outubro 22, 2012

Governo do Amapá capacita 150 mulheres para atuarem no setor da construção civil do Estado

0


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou nesta segunda-feira, 22, no Auditório Waldemiro Gomes do Museu Sacaca, da Aula Inaugural do Curso Mulheres na Construção. A capacitação é realizada por meio da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS).

A ação foi motivada nas comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher do governo estadual, quando um protocolo de intenções foi assinado entre o Poder Executivo, Federação da Indústria do Estado do Amapá (Fieap) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amapá (Sinduscon/AP), no dia 8 de março de 2012.

De acordo com a titilar da SIMS, Eloiana Cambraia, a ação visa a inclusão produtiva, geração de emprego e renda para as 150 cidadãs que participarão do treinamento, incluindo as beneficiárias de programas sociais e as que estão em situação de vulnerabilidade social. Ela afirmou que foram investidos R$ 120 mil na capacitação. A secretária garantiu que as mulheres terão direito a vale-transporte, apostilas e certificado de aptidão para atuação no segmento da construção civil.

Eloiana Cambraia explicou que a capacitação, que encerrará no final de 2012, será executada somente agora por conta do período eleitoral. Ela disse ainda que a Fieap capacitará as mulheres, já que é um órgão com essa prerrogativa, mas a formação será totalmente custeada pelo Estado. E que o Sinduscon irá inseri-las no mercado de trabalho.

Cursos

O representante da Fieap, Jhonny Douglas, esclareceu que os cursos que serão oferecidos são: Pedreiro, Assentador Cerâmico, Pintor de Parede, Almoxarifado e Instalador Hidráulico. Ao final da capacitação, as participantes receberão certificados e estarão aptas para ingressar no mercado de trabalho no setor da construção civil.

Por sua vez, o presidente do Sinduscon, Roberto Souza, elogiou a iniciativa do Governo do Amapá. Ele ressaltou que a mão-de-obra feminina, de acordo com levantamentos Brasil afora, é mais apropriada para executar serviço de acabamento de obras. Ele enfatizou ainda que a construção civil no Amapá, tanto privada, quanto pública, necessita do aumento de mão-de-obra qualificada e essa medida, além de incluir produtivamente as mulheres, atenderá essa demanda.

"Essas mulheres atenderão o mercado local, pois a quantidade de obras em andamento necessita de pessoas qualificadas. Parabenizamos o governo pela iniciativa, que já ocorre pelo país há algum tempo", comentou Roberto Souza.

Mulheres arrimo de família e agradecimento

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 37,3% das famílias brasileiras são de responsabilidade de mulheres. A representante das alunas do curso, Ana Guedes Picanço, agradeceu a oportunidade de aprendizagem.

"Para nós, mulheres, é gratificante participar dessa capacitação, que nos deixará aptas a ingressar no mercado de trabalho. Em nome das participantes, agradeço ao governador Camilo Capiberibe pela iniciativa. É uma conquista de espaço dentro de um segmento dominado por homens", avaliou Ana Picanço.

O governador frisou que a construção civil é um dos principais geradores de emprego com carteira assinada no Estado em 2012, e muitas obras foram lançadas pelo Estado na capital e no interior. Esses serviços estão em andamento e todos necessitam de mão-de-obra qualificada. Camilo Capiberibe garantiu que essa capacitação será a primeira de muitas outras.

"A construção civil é um mercado em expansão. O governo do Estado lançou várias obras, e dessas, três grandes construções de habitação, e a iniciativa privada também faz a sua parte. Com essa capacitação, as mulheres serão absorvidas pelo mercado. Elas não farão o trabalho pesado, mas sim o de acabamento", salientou o governador.

Garantia de benefício

Na ocasião, o governador explicou que as mulheres beneficiárias de projetos sociais do Governo do Amapá e que participarão dos cursos não perderão seus benefícios por conta da qualificação profissional.

"Muitas dessas mulheres que participarão dos cursos são beneficiárias dos programas sociais do governo do Estado, mas elas não perderão o benefício após a conclusão da capacitação. Queremos que elas recebam a ajuda de custo e que se qualifiquem para trabalhar. Dessa forma, promoveremos a melhoria da qualidade de vida dessas cidadãs. Essa é mais uma medida deste novo Amapá que estamos construindo", finalizou o governador.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Governo do Amapá capacita 150 mulheres para atuarem no setor da construção civil do Estado"

Postar um comentário