Seguidores

sexta-feira, outubro 26, 2012

Primeiro dia do IV Festival de Música Instrumental encanta o público no Araxá

0


São Pedro ameaçou mandar um chuvaréu na noite desta quinta-feira, 25, mas, pelo visto, até ele se encantou com o belíssimo show proporcionado pelo IV Festival de Música Instrumental do Amapá (Feminsap), que vai até sábado, 27, no Araxá, entre os bares Norte das Águas e Rod's Bar. No lugar da chuva, caiu uma leve garoa para festejar o evento, na companhia do público seleto, que lotou o lugar.

Idealizado e realizado pelo cantor, compositor e músico Finéias Nelluty, o Festival, que conta com o total apoio do Governo do Amapá, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), tem por finalidade difundir a música instrumental, em espaços abertos, acessível a todos.

Às 10h a abertura do evento foi comandada pelos arranjos repletos de raízes e word music do Quinteto Amazon Music, de Finéias Nelluty. Eles tocaram de tudo um pouco: músicas autorais, regionais, carimbó, salsa, clássicos brasileiros, dando uma palha do que se promete pelo resto do Festival, que, este ano, diferentemente das edições anteriores, tem caráter de mostra e não de competição.

Finéias Nelutty está feliz com o resultado do trabalho. "A música é universal, mexe com os sentimentos de qualquer pessoa e tem estílos para todos os gostos. O que queremos proporcionar aqui é um espaço democrático e gratuito, onde as pessoas possam ouvir e se deliciar com o melhor da música instrumental, para um público exigente. Nós carregamos a bandeira desse estilo, e é maravilhoso ver que tantas pessoas vieram aqui, para curtir com a gente, isso demonstra que esse nicho está pulsante e cada vez mais atraindo as pessoas", expressa Nelluty, que completa:

"Não posso esquecer de agradecer ao governo do Estado, ao secretário Zé Miguel e aos proprietários desses bares, que abraçaram o projeto junto conosco. Essa sensibilidade com a cultura é a razão de nós seguirmos em frente e continuar construindo e desenvolvendo mais ações grandiosas como essa".

Para o secretário de Cultura, Zé Miguel, o Festival é um marco para a música instrumental amapaense. "É um momento mágico, de formação de público, de espaço alternativo da boa música, da fomentação desse ritmo instrumental, da integração dos músicos e do intercâmbio com outros de fora. Falo com toda propriedade: podemos considerar que no Amapá temos grandes músicos, que o governo tem orgulho de fomentar seus trabalhos", declarou o secretário.

E até à 1h30 a madruga foi de ritmos seletos, despertando atenção de adultos e velhos, que cresceram ao som dos clássicos instrumentais, e também de jovens, que ainda buscam suas referências musicais. O Festival segue até sábado, 27, com muitas atrações.

No Response to "Primeiro dia do IV Festival de Música Instrumental encanta o público no Araxá"

Postar um comentário