Seguidores

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Três vivas para Ronaldo Rodrigues (que também é Rony e aniversaria hoje)

2


Hoje (17), é aniversário do talentoso cartunista, contista  cronista e outros “istas”, Ronaldo Rodrigues (que também é Ronaldo Rony). Conheci essa figuraça nos tempos do quiosque Norte & Nordeste, que funcionava na Praça Floriano Peixoto, reduto dos malucos da cidade. Mas isso foi há muito tempo. 

Ronaldo Rodrigues é um cara admirável de tão talentoso, perspicaz, crítico, ácido e espirituoso. Ele disse que queria se jogador de futebol, mas nunca foi bom de bola. Não curte jogos eletrônicos: “saca Nintendo? Nem entendo!”. O cara tem fome de justiça e o melhor gol que já viu foi o de Nelinho no goleiro Zoff, na Copa de 1978.

Nosso ilustre aniversariante, que segundo ele todos os seus pecados são públicos, é paraense. Mas mora e trampa deste lado do Amazonas há tempos. Artista dos bons, inclusive premiado, Ronaldo (junto com Rony) participou de salões de humor Brasil a fora e também expôs seus desenhos no Uruguai e na ex-Iugoslávia.

Lançou os livros: Ícaro, Liberdade Ainda Que Nunca!; A Chave da Porta da Poesia, este com Roseli Sousa e Papo de Casal. Fanzines lançados: Pai d’Égua!, Humor Sapiens, Gilete no Pulso! e Identidade Marginal.Aliás, fui a primeira pessoa a comprar seu livro “Papo de Casal”, com direito a dedicatória, disso posso me gabar.

Além disso tudo, é decano do Coletivo Quadrinhos do Amapá. Ronaldo Rodrigues é um intelectual descolado, um artista incrível, um agente cultural,uma força criativa da natureza. Ele veio para semear a dúvida, provocar o pensamento, nos fazer rir e arrancar aplausos.

Em 2012, ele se tornou, oficialmente, colaborador do De Rocha. No final do ano afirmou: “amigo Elton Tavares, piloto deste superacessado blog, voltei a escrever crônicas. Obrigado pelo gás e pelo espaço”. Eu é que agradeço Sr. Rodrigues, você é gênio! Por tudo isso, desejo ainda mais sucesso pra você, meu amigo. Parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares

2 comentários:

  1. Grande Rony. Que legal! Eu lembro que fomos apresentados por outro grande artista e professor também de Belém, Gilmar Pinheiro,nessa época rolava mesmo o barzinho na Floriano. Belíssima homenagem,Elton. Um artista assim, merece tudo de bom. Parabéns! Felicidades, Grande Rony. Abrçs..

    ResponderExcluir
  2. Rony Puta que las mardas! Pão recheado de vontade de fumar um grande poema seu e curtir seus rabiscos cavernosos. Es sem duvidas um Grnade Amigo ,um excelete Profissional e um grande filho da puta por deixres de morar na marambaia e so quereres saber de macapa.Irmão estou morando em Santa helena de Minas-MG com enorme satisfação relembro do galhenheiro onde passavamos a vida sem criticar ninguem alem de nos mesmos. Lembras quando tivemos a BRILHANTE ideia de vendermos os teus livros no farol, creio que essa vivencia seja unica no pais, ate hoje nçao encontrei vendas de livros em farois.Tu es sabio e inovador nas tuas atitudes. Te Amo, te Reaspeito gande mestre pato no tucupi Assinado Carlos Humberto 'Pão" seu criado e ao seu dispor. e-mail bibliotecamaxakalishm@

    ResponderExcluir