Seguidores

sábado, novembro 30, 2013

Hoje é o Dia do Evangélico

1


Hoje (30), é o Dia do Evangélico. O dia 30 de novembro foi instituído como após leis municipais e estaduais no município de Santana e no estado do Amapá, em 2003 e 2004, respectivamente.  Ambas as Leis foram homenagens aos evangélicos amapaenses, que de acordo com a história, formou-se mediante muitas perseguições. Os evangelizadores teriam sido vítimas de vários ataques, chegando até a uma decisão radical do antigo vigário de Macapá, padre Júlio Maria Lombaerd, a queimar os livros em praça pública, com a ajuda da polícia e convocação da população. 

Motivado pelas leis amapaenses, o então presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio da Lei nº 12.328, de 15 de setembro de 2010, instituiu o Dia Nacional do Evangélico a ser comemorado em 30 de novembro de cada ano.

Óquei. Então, sou totalmente a favor da liberdade religiosa, ideológica e de expressão. Reconheço o importante trabalho social dos evangélicos, que combatem a pobreza, drogas, prostituição, fome e outros males sociais. 

Porém, sou contra a pregação sem limites de alguns jedis (sempre fui mais sith que jedi). Calma, vamos por partes. 

Não se trata da “falta de Deus no coração”, como dizem alguns. Só acredito que todos procuram ser felizes com a religião que lhes parecer mais aprazível. Neste caso, concordo com a minha amiga Juçara Menezes (jornalista manauara e ex colaboradora deste blog): "gente que faz da Bíblia sua procuração para julgar a tudo e a todos".  

Gosto do espiritismo e sou frequentador da Federação Espírita do Amapá.  Já a maioria da minha família é católica e alguns são evangélicos. Aí é o ponto. Os "cristãos" (uma minoria entre os parentes), dizem que é um tal de “viver em pecado para cá”, de “sair da vida mundana para lá”, égua-moleque-tu-é-doido! Isso enche a paciência de qualquer um. 

Não quero que este texto provoque a discórdia ou promova a intolerância. Só é uma análise sobre atos extremos, como a proibição da entrada de imagem de santa em órgão público (acreditem, isso aconteceu no Amapá em 2010). Não duvido da fé das pessoas, só não gosto da falta de compreensão dos carregadores de Bíblia para com os que NÃO estão a fim de serem evangelizados. 

Querem saber de uma coisa, parafraseando uma música que não lembro o nome: “Não acredito em nada não, só não duvido da fé!” Sou a favor da laicidade, tenho amigo evangélico, macumbeiro, espírita, messiânico, budista, católico, ateu e o escambau.

São pessoas diversas, diferentes e divergentes quando o assunto é religião. Mas realmente não me importo. Por mim, cada um com a sua devoção. Só não me digam o que fazer com a minha. Aí o bicho pega. Parabéns aos evangélicos pelo seu dia. 

Elton Tavares

Um comentário: