Seguidores

quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Exposição sobre 20 anos da LOAS será no Encontro de Assistentes Sociais do Norte

0

A Exposição “Loas: 20 anos de Conquista” da Câmara Federal, estará em Macapá nos dias 20 e 21 de fevereiro, no Encontro Regional de Gestores Municipais da Assistência Social-Norte. Promovido pela Prefeitura de Macapá, através da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast), o evento vai reunir profissionais da região para as discussões sobre a qualidade da gestão da política de assistência social, estruturação e mecanismos para avançar.  A exposição e o evento acontecem no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), de 8h às 12 e das 14 às 18h.

Os registros contam a história de duas décadas da regulamentação da Lei que mudou o conceito de assistência social no país, tirando o caráter paternalista e instituindo as políticas sociais.  Com dez painéis e uma apresentação em vídeo, é um retrato da transformação do assistencialismo em assistência social disciplinada, que incluiu os menos favorecidos.

Um exemplo é o financiamento e execução da Política Nacional de Assistência Social, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que beneficia cerca de 60 milhões de brasileiros com os programas de transferência de renda. O Benefício da Prestação Continuada prevê, independente de contribuição prévias, um salário mínimo a todos os brasileiros maiores de 65 anos. Outro exemplo é a garantia da renda mensal vitalícia de um salário mínimo para idosos e deficientes.

Articulada pela deputada federal Fátima Pelaes, que foi relatora do Projeto de Lei que resultou na LOAS, a exposição foi inaugurada em dezembro de 2013, quando a Lei completou 20 anos, abrindo a sessão solene que aconteceu no Congresso Nacional. Os painéis irão percorrer o Brasil e o  Amapá é o segundo estado que recebe a exposição. A abertura da da exposição será amanhã, 20, às 18h.

Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação
Gabinete Fátima Pelaes 

No Response to "Exposição sobre 20 anos da LOAS será no Encontro de Assistentes Sociais do Norte"

Postar um comentário