Seguidores

terça-feira, junho 24, 2014

Comunidade afro-religiosa comemora Dia de São João com procissão e Tambor de Mina

0

A Associação Beneficente do Ylê da Oxum Apará promove hoje, 24, a Festividade do Glorioso São João no Terreiro do Pai Salvino, na Vila dos Oliveiras, no bairro das Pedrinhas, zona sul da cidade de Macapá.

O evento inicia com café da manhã para os praticantes dos cultos afros. As 18h, ocorrerá uma procissão, com saída em frente à Escola Maria Nazaré Pereira Vasconcelos em direção ao terreiro de Pai Salvino. “Na chegada iniciaremos as festividades a São João e às 22h começa nossa celebração religiosa, o Tambor de Mina em homenagem ao santo”, informa Pai Salvino.

A festividade é realizada há 24 anos pela Associação Beneficente do Ylê da Oxum Apará, e já virou uma tradição, reúne praticantes e não praticantes dos cultos afros.

São João no sincretismo religioso

A festa de São João é uma das celebrações dentro das festas juninas que acontece em vários países, historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho.

Xangô é sincretizado com São Pedro e São João Batista, cujo poder se manifesta na pedreira, é o Senhor da justiça.

Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os pune quando as cometem, bem como a estrela de 6 pontas cujo símbolo é em si o poder equilibrador do universo.

Serviço:

Festividade do Glorioso São João
Dia: 24 de junho
Hora: 18h (procissão), 22h (tambor de Mina)
Local: Barracão do Pai Salvino
Endereço: Vila dos Oliveiras, 839 – Pedrinhas
Contato: (96) 9119-7219 – Pai Salvino

Texto: Pérola Pedrosa

No Response to "Comunidade afro-religiosa comemora Dia de São João com procissão e Tambor de Mina"

Postar um comentário