Seguidores

sábado, março 02, 2013

Há exatos 17 anos, morreram os Mamonas Assassinas

1

Há exatos 17 anos, morreram os integrantes da banda Mamonas Assassinas.  Os músicos faleceram em um trágico acidente aéreo em 1996. Os caras eram irreverentes , faziam um som escrachado e divertido. 

No final dos anos 80, mas especificamente em 1989. Na época, Sérgio Reoli, então funcionário da empresa Olivetti, conheceu Maurício Hinoto, irmão de Bento Hinoto.  Mauricio, ao saber que Sérgio tocava bateria, decide apresentá-lo ao irmão. 

Semanas depois, eles já planejavam a criação de uma banda. Ainda no contexto, Samuel Reoli, irmão de Sérgio, é escalado para assumir o baixo. Nascia a partir de então, a primeira formação do chamado “Utopia”.

O grupo era  uma banda especializada em covers da Legião Urbana, Titãs e Rush. Durante uma das apresentações, realizada em julho de 1990, os músicos entrariam em contato com Alecsander Alves (Dinho). Ele por sua vez, se comprometera a subir ao palco para cantar “Sweet Child O’ Mine”, do Guns N’ Roses.

Através de Dinho, os demais integrantes conheceriam Júlio Rasec, que viria a ser o tecladista do Utopia.  Paralelamente a isso, o “Utopia” passa a se apresentar na periferia da cidade de São Paulo. Aos poucos, seus membros decidem abandonar os covers, introduzindo uma série de parodias nos shows. 

Após o lançamento do primeiro e único disco, entram em contato com o produtor Rick Bonadio. Aconselhados por ele, aliás, decidem mudar o nome do grupo para “Mamonas Assassinas do Espaço”.  Felizmente a ideia não vingou, e o nome adotado passou a ser “Mamonas Assassinas”.

 Alguns dias depois, o grupo decide, enfim, enviar uma fita demo para as gravadoras Sony e Emi. No material, estavam contidas as músicas “Robocop Gay”, “Jumento Celestino” e “Pelados em Santos”.

Os caras passaram rápido por essa vida. Sacaniaram geral e fizeram a alegria do povo brasileiro. 

Um comentário:

  1. caralhoo velho!! 16 anos é muito tempo pra eu lembrar como se fosse ontem... os mamonas foi o último fenômeno da musica brasileira... eles tinham uma pegada muito pesada de rock and roll por atrás daquelas letras "sem noção"... os caras fizeram um dos discos mais completos do rock nacional e todas as musicas eram boas apesar do apelo pop cômico...

    mas pra mim... a coisa mais impressionante sobre os mamonas é esse vídeo

    http://www.youtube.com/watch?v=QFLKm5sfcac&feature=related

    o cara simplesmente sonhou com a morte dele... isso me dá arrepios até hj...

    ResponderExcluir