Seguidores

sábado, outubro 20, 2012

Há 22 anos a Music Television (MTV) chegava ao Brasil

2
                                                                                     

Há exatos 22 anos a Music Television (MTV) chegava ao Brasil. Fundada em 1981, nos Estados Unidos da América (EUA), o canal de televisão tinha uma proposta ótima, exibir videoclipes de diferentes gêneros musicais, apresentados por figuras descoladas, os VJ’s(video jockeys) . Por aqui, a MTV de o ar da graça em 1991, com um sinal defeituoso, mas fez grande sucesso entre a molecada da época.

Lembro que esperávamos horas a fio para assistir clipes como The Unforgiven (Metallica), Smells Like Teen Spirit (Nirvana), então novidade do rock mundial e November Rain (Guns N' Roses), que, na época, era a maior banda de rock que existia. Sim, naquele tempo que eu gostava de “armas e rosas”, erros da adolescência. Gravávamos os clips em VHS, com nossos jurássicos vidocassetes e depois assitiámos com os amigos, nostálgico.

A combinação de videoclipes bem produzidos e comentários irreverentes e inteligentes dos VJs era uma fórmula de sucesso. Principalmente para o público que curtia rock. A emissora teve vida curta no Amapá, se não me engano, a emissora só era transmitida para Macapá e Santana.

Sei que a MTV revolucionou a indústria musical, mas nos dias de hoje, a MTV é somente uma sombra do que foi. Durante anos, atribui o mal gosto generalizado da juventude amapaense a falta da MTV no Estado, toda uma geração, que não teve acesso á discos e filmes diferenciados ficaram a mercê das rádios, que martelaram dance, brega e axé na molecada. Uma verdadeira máquina de fazer doido.

A MTV voltou ao Amapá no ano passado, fui até convidado para trabalhar na emissora, alimentando o site do canal. Confesso que fiquei empolgado e tals, mas ainda bem que não deu certo. A MTV amapaense consegue ser ainda pior do que a do restante do país.

Ainda bem que os jovens locais já escutam música legal, ainda são minoria, mas já é alguma coisa. É, e lá se vão 22 anos.

Elton Tavares

2 comentários:

  1. pow
    tbm já fiz essa de gravar clips da mtv em cassete pra assistir c os amigos. assistia os clips do nirvana todos os dias antes de ir pro colégio no ensino médio.
    good old times.

    ResponderExcluir
  2. a decadência da mtv é fruto do avanço da tecnologia. Hj não nos surpreendemo tanto com clipes novos das bandas que a gente gosta...muito já foi feito e o acesso é muito acessível com o youtube, os dvds, as pen drives e os bluetooths...mas se ainda tivesse o programa B sides do Reverendo Fábio Massari, eu não perderia...

    ResponderExcluir