Em entrevista concedida à Folha na última quinta-feira (22), o Secretário de Estado da Cultura José Miguel Cirilo informou que o governo está estudando a possibilidade de transformar o Macapá Hotel num grande espaço cultural. O assunto vem sendo debatido junto a Agencia de Desenvolvimento do Amapá (Adap). Assim que os estudos preliminares estiverem concluídos o projeto será levado à apreciação do governador Camilo Capiberibe.
A intenção é criar um espaço nos mesmos moldes do Museu Sacaca e do Centro de Cultura Negra. Segundo Zé Miguel “são ferramentas como essas que vão fortalecer muito a cultura local”.
A iniciativa é similar a que o governo do Rio Grande do Sul criou em Porto Alegre no antigo Hotel Magestic. O local foi inteiramente adaptado tornando-se um grande centro, acomodando uma ampla variedade de espaços culturais, tais como: biblioteca, museu, teatro, salas de cinema, acervos, café, bomboniére, livraria e inúmeras salas de uso múltiplo. A SECULT planeja mandar técnicos amapaenses à capital gaúcha para conhecer o projeto de perto.
O primeiro Macapá Hotel foi construído pelo governador Janary Nunes (1945) no começo da época do Território Federal. O prédio foi demolido na década de 80 pelo ex-governador Aníbal Barcellos. A seguir foi erguida outra estrutura hoteleira que passou a ser administrada pela rede Novo Hotel.
Depois que o contrato foi encerrado o governo repassou o hotel novamente à iniciativa privada. Desta vez um consórcio administrado por empresários locais assumiu e recuperou a antiga denominação.
Com o crescimento da rede hoteleira local o Macapá Hotel perdeu um pouco do seu atrativo comercial. Daí o interesse na sua transformação em Espaço Cultural.
Humberto Moreira
No Response to "Governo estuda transformação do Macapá Hotel em espaço cultural"
Postar um comentário