Seguidores

sábado, janeiro 05, 2013

Paidégua!!: Agência de Fomento do Amapá cria selo postal para imortalizar o artista visual Pantaleão

0


Para lembrar o primeiro ano do falecimento do artista visual Raimundo Pantaleão, a Agência de Fomento do Amapá (Afap) criou o selo original da terra para homenagear o artista que dedicou grande parte de seu trabalho à etnografia amapaense. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) também utilizará em suas correspondências o selo alusivo à Pantaleão.

O selo será lançado no dia 11 de janeiro, às 19h, na escadaria do Teatro das Bacabeiras. Na ocasião, acontecerá ainda a assinatura da linha de crédito Afap Empreendedores Culturais, do troféu que irá premiar os empreendedores culturais em nove categorias, além do primeiro edital de literatura do Estado.

Raimundo Pantaleão será homenageado durante todo o ano de 2013 porque tinha uma inquietação que é típica dos empreendedores que fazem história. Inquietação criativa que o levou a ser um dos artistas da Amazônia mais respeitados e premiados em nível nacional, com sua leitura contemporânea da cena cabocla amapaense e incansável pesquisa em busca dos substratos lúdicos e pigmentos naturais essenciais ao seu vasto acervo de peças que vão das esculturas aos pequenos suvenires, passando por telas que impressionam pelos formatos e originalidade.

Suas obras enfeitam a casa de personalidades do mundo todo, dentre elas a do ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger. A determinação, foco, originalidade e uma paixão sem limites pelo trabalho eram as marcas desse empreendedor e foi o que nos inspirou a criar o prêmio Troféu Afap Empreendedores Culturais, para que outros artistas como Pantaleão possam ter seu trabalho reconhecido.

Caboclo do município de Amapá, Pantaleão faz parte da paisagem cultural amapaense como ator/observador dos detalhes desse vasto mundo verde e seus personagens: os apanhadores de açaí, as louceiras do Maruanum, as benzedeiras e a rica e intrigante arte Maracá e Cunani, que dão inspiração e textura para um trabalho vigoroso, aprendido na origem e enriquecido na academia e que hoje é referência de um estilo original da terra, original do Amapá.

Cinthya Peixe/Afap

No Response to "Paidégua!!: Agência de Fomento do Amapá cria selo postal para imortalizar o artista visual Pantaleão"

Postar um comentário