Seguidores

domingo, fevereiro 03, 2013

Macapá, uma declaração de amor

0


Minha Macapá, por quem tenho  sentimentos de amor por esta cidade maravilhosa. Quando  aqui cheguei oriundo da cidade de Afuá-PA, no final da década 40, tinha somente   dois anos de idade, trazidos pelos meus pais que vieram em busca de emprego, de educação e por conseguinte de  melhor qualidade de vida.

Aqui passei toda minha infância, brincando nas ruas que serviam como campo das peladas de futebol. A cidade era calma  e o os veículos eram contados: um ônibus, algumas ambulâncias, um carro de policia (violino) e outros  particulares.

No igarapé que cortava a cidade, até ao olho d’água do  paredão do Hospital  Geral  de Macapá hoje canal da Mendonça júnior  aprendi a pescar  e contribui para o sustento da família. Nele a fartura de pescado era  de grandes  cardumes de traíras, jandiás, , aracus e especialmente de matupiris, peixes esses que quando frito e apreciados, não sobrava nem as espinhas.

Aqui cresci, tomei-me adulto, trabalhei como vendedor de peixe por vários anos. Depois resolvi mudar de profissão. Prestei  vestibular  em Belém do Pará onde cursei a faculdade. Nas férias voltava á terrinha para vender peixes e ganhar alguns trocados para ajudar no sustento em Belém. Após dois anos, de formado volto á terra que considero como meu segundo berço e comecei a trabalhar na área de meio ambiente em prol desta.

Namorei e casei-me com uma linda morena  macapaense formando uma família  com dois filhos e uma filha os quais também são apaixonados  por esta cidade e que  neste 04 de fevereiro completa 255 anos de fundação.

Macapá é terra para morar, trabalhar, constituir família, criar e educar  os filhos. É terra hospitaleira,  acolhe todo mundo sem perguntar de onde vem e o que veio fazer. O macapaense de berço ou não é um povo que ao sair na rua ainda dá bom dia ao vizinho e pára para bater um papinho com  os conhecidos. Gosta de viver no ritmo da maré, sem muita pressa, mas também não muito devagar e sim do jeito amazônida, adora  a tranquilidade do lugar.

Macapá é  cercada do verde pelos quatros cantos. O calor do verão harmoniza com os coloridos das flores  amarelas  dos ipês e no inverno  com o verde  em diversas tonalidades das folhas e dos frutos especialmente das mangueiras e jambeiros,  espécies  essas  muito utilizadas na arborização da cidade.

Macapá é bonita não só pelas noites de lua cheia com  seus brilhos rutilantes sobre as águas do rio Amazonas, mas também pela sua   arquitetura, praças, situação geográfica e tantos outros monumentos. Macapá é terra de poetas,  escritores,  grupos musicais que constantemente  estão reverenciando  com sua  poesia, cultura,  natureza, seu encanto e sua beleza.

O carinho por Macapá é grande, até    fico triste quando vejo alguns  políticos quererem descaracterizar   a sua história com mudanças de nomes de ruas, praças, bairros e outros logradouros públicos, desrespeitando o trabalho dos antepassados e provocando transtornos aos moradores por tais atos impensados. Não que os personagens  novos não mereçam, mas deveriam ser  homenageados de outra maneiras, por exemplo, o nome  ruas novas, praças e repartições sem provocar a ruptura de nossa história.

Para os gestores a “cidade jóia da Amazônia” está precisando de atenção especial, como: confecção, revitalização  e desobstrução de calçadas, podas de manutenção das árvores que enfeitam a cidade, de pavimentação, acessibilidade, sinalização e  iluminação públicas modernas capazes de atender o  cidadão  macapaense e os turistas  que   visitam nossa cidade. Precisamos    resgatar esse   titulo perdido por descaso de alguns gestores do  passado que não cuidaram da cidade.

Parabéns minha querida Macapá, pelo seu aniversário e que continue sendo uma cidade próspera, aconchegante e maravilhosa para com seu povo e com seus visitantes.

Rubens da Rocha Portal
Analista Ambiental - IBAMA(AP)

No Response to "Macapá, uma declaração de amor"

Postar um comentário