Produzido de forma colaborativa há oito anos, o Grito Rock foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e, este ano, acontece entre o período de 1º de fevereiro a 3 de março. Além da América Latina, países da Europa, Oceania, África, entre outros se integram ao evento, alcançando 300 cidades de 30 países.
No Amapá, o Grito Rock Mundo entra em sua 7º edição e, acontece tradicionalmente em Santana e Macapá, nos dias 23 e 24 de fevereiro, sábado e domingo, respectivamente. No município de Santana, o festival acontece no Bar Hollywood, a partir das 19h, com a participação das bandas: Resistência Pública (AP), Psychocandy (AP), Samsara Maya (AP), Genezis (AP), Profétika (AP) e Amatribo (AP), além de exibição audiovisual e teatro de rua com a Dupla Madalabares (ARG/CHL).
Em Macapá, o Grito Mundo inicia às 19h na Praça da Bandeira, com teatro e as apresentações musicais das bandas Black Drawing Chalcks de Goiânia e mais: Novos e Usados (AP), O Sósia (AP), Stereovitrola (AP), MatintaPerera (AP) e Amaurose (AP).
A edição de 2013 escolheu o portal Toque no Brasil (www.tnb.art.br ) como principal plataforma de conexão de agentes, produtores e artistas. Além das inscrições, o Toque no Brasil fomenta também turnês e shows. Estima-se a criação de aproximadamente três mil vagas para bandas de todo o país e turnês de pequeno, médio e grande portes, que devem ligar diversas regiões brasileiras.
A produção colaborativa envolve cerca de 9 mil pessoas trabalhando direta e indiretamente, sendo divididos entre empregos formais e informais, autônomos, voluntários e – boa parte deles – são de colaboradores da produção, que recebem em moedas sociais ao invés da moeda oficial vigente (Real).
“O Grito Rock foi a primeira tecnologia fora do eixo a mostrar numericamente a potência do trabalho replicado, multiplicado, descentralizado, aumentando o volume de moeda social investida no cenário cultural, em rede, distribuído nas pontas, chegando a atingir mais de 200 territórios no mundo com capacidade de se desdobrar em núcleos coletivos de empreendimentos culturais”, comenta a gestora do Banco Fora do Eixo, LenissaLenza.
Durante a programação do Grito Rock Mundo serão realizados debates pela PosTV, canal de transmissão online. Os temas abordados nos programas serão "Gestão de Carreira Artística" e “Espaços de hospedagem e tratamento de animais silvestres no Amapá: CETAS e Parque Zoobotânico”. Todas as transmissões acontecem na Casa Fora do Eixo Amapá, a partir das 14h.
O Grito Rock Mundo é realizado pelo Fora do Eixo, por meio da Casa Fora do Eixo Amapá, iniciativa financiada pelo Fora do Eixo Card, produzido com o apoio do Toque no Brasil e apoio cultural Governo do Estado do Amapá.
Grito Rock Igarapé da Fortaleza
Pela primeira vez a comunidade de Igarapé da Fortaleza recebeu o festival, que ocorreu no dia 15 de fevereiro, juntamente ao 1 Fest Cumaú promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Escola Estadual Igarapé da Fortaleza, em parceria com a Casa Fora do Eixo Amapá. Aproximadamente 300 pessoas participaram das atividades de formação e artísticas durante o evento.
Fora do Eixo
Rede de trabalho colaborativa e descentralizada, constituída por mais de 100 pontos que há seis anos experimentam, compartilham e aprimoram tecnologias livres de produzir cultura. Acompanhe:http://facebook.com/foradoeixo
Toque no Brasil (TNB)
Site e rede de música brasileira com o objetivo de conectar bandas, músicos e produtores, através de uma plataforma que reúne eventos, projetos e festivais diversos. Todas as vagas abertas pelos festivais do Grito Rock Mundo 2013 são gerenciada spelo Toque no Brasil. Acompanhe: http://toquenobrasil.com.br
Serviço:
Data: 23 e 24/02
Local:Hollywood Bar: Rua Maria Colares, 204 - Nova Brasilia (Santana)
Casa Fora do Eixo Amapá – Av. Tembés, 160 – Trem (Macapá)
Praça da Bandeira – Av. FAB – Centro
Horário: 19h
Entrada gratuita
--
Assessoria de Comunicação
(96) 8127-8495/ 3225-1281
Casa Fora do Eixo Amazônia/ Casa Fora do Eixo Amapá
No Response to "Hoje rola 7ºedição do Grito Rock Mundo, em Macapá"
Postar um comentário