Seguidores

quinta-feira, março 07, 2013

Segunda etapa de projeto social de comunicação leva oficina de fotografia a crianças da periferia

0


A rotina de férias de quinze crianças do bairro Jardim II, zona Norte de Macapá, mudou na manhã desta quinta-feira, 7. Com o tema “Mulher em cena!”, a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura realizou a segunda etapa do projeto “Comunicação Popular”, no espaço da Biblioteca do Serviço Social da Indústria (Sesi), que funciona dentro da Escola Maria José de Souza e Silva.

Inserida na programação alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado amanhã, 8, os participantes registraram, por meio das lentes, as mulheres da periferia que ajudam a construir a cidade.

De acordo com a coordenadora do projeto, Karen Pimenta, a iniciativa é pioneira no Estado e tem o objetivo de levar a Comunicação às comunidades, através de oficinas, criando-se uma rede de comunicadores populares. São apenas noções básicas, porém, capazes de inserir pessoas - crianças e jovens - nas discussões cotidianas. De certa forma, é uma oportunidade de elas observarem ainda mais a vida dentro de sua própria comunidade, com um novo olhar.

O projeto compreende noções de fotografia, filmagem, redes sociais e pretendemos, futuramente, ampliar o leque de atividades. Para o Jardim Felicidade nós trouxemos a fotografia, cujo resultado (imagens captadas pelas crianças) será exposto durante o Projeto Praça Viva, no dia 10. Inauguramos o Comunicação Popular nos bairros Novo Horizonte e Nova Esperança, nas festividades de aniversário de Macapá. Em breve estaremos em um outro bairro”, explicou Karen.

A pequena Andressa Dias, 10 anos, estudante da 5ª série, falou sobre a experiência de participar da oficina: “Foi a primeira vez que eu peguei em uma câmera, e foi um aprendizado muito legal”.

As oficinas ministradas no projeto “Comunicação Popular” são realizadas por funcionários da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Macapá (PMM). A fotógrafa Márcia do Carmo, uma das oficineiras, disse estar impressionada com a participação das crianças: “Eu fiquei surpresa, pois apesar de elas ainda serem muito novas, algumas já possuem certo dom para a fotografia e olhar apurado”.

Para a secretária da Escola Maria José de Souza e Silva, Eliete de Oliveira, a oficina foi de grande relevância. “A nossa escola precisa de uma programação diferenciada e essa oficina de fotografia colaborou para realizarmos essa vontade que tínhamos. Ainda mais que proporcionou esses momentos de lazer para as crianças”, destacou.

As Imagens captadas serão expostas no próximo domingo, 10, na Praça Jardim II, a partir das 16h, fazendo parte da programação “Mulheres de Macapá construindo a cidade”, que iniciou na segunda feira, 4, e segue até o dia 27 deste mês, promovida pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM). São flashes de mulheres da comunidade, de diferentes

Primeira etapa

A primeira etapa do projeto “Comunicação Popular” foi realizada nas comemorações do aniversário de 255 anos de Macapá. Foram ministradas oficinas de audiovisual e fotografia aos jovens da zona Norte e Sul. Nessa, 30 pessoas participaram do projeto.

Abinoan Santiago – Asscom PMM
Contato: (96) 9183 - 4895///8123-5628
@abinoanAP
abinoan.santiago@hotmail.com
http://www.cafeecia-ap.blogspot.com
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850

No Response to "Segunda etapa de projeto social de comunicação leva oficina de fotografia a crianças da periferia "

Postar um comentário