A Confraria Tucuju completa 18 anos de fundação e hoje (6) a presidente Telma Duarte reúne sócios, colaboradores e parceiros para a programação que marca sua maioridade. Criada como um ato de indignação por parte de membros de famílias tradicionais de Macapá, nestes anos, a Confraria cumpriu sua finalidade de resgatar a memória da cidade e de seus moradores e preservar as tradições. Hoje ela tem o respeito da população e gestões. A atual presidente Telma Duarte, está organizando uma programação para marcar a data.
A data – Em 8 de junho de 1996 o festeiro tradicional do marabaixo, Mestre Pavão, foi ameaçado de prisão por uma autoridade do judiciário. Por não compreender a tradição dos festejos do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade, no bairro Laguinho, fez uma denúncia por causa do barulho. O delegado da época, Aurino Borges, não atendeu à ordem por conhecer a cultura local, o que gerou uma grande mobilização popular contra a ordem e, em uma conversa entre os revoltados, foi fundada a Confraria Tucuju.
Conquistas - Com o respeito conquistado e adesão de muitos macapaenses, a Diocese de Macapá passou a abrigar a entidade no Centro Histórico da cidade, o Largo dos Inocentes, onde Macapá começou a ser urbanizada. Logo, a Confraria resgatou a Festa de Aniversário da Cidade, que iniciou com um pequeno bolo e hoje é um grande evento esperado pela população. Outra conquista foi a revitalização do Largo, que passou a ser palco das programações culturais da entidade.
Programações - Concertos de Verão e Sarau do Largo dos Inocentes foram pensados para valorizar a música instrumental e formar plateia para o estilo. A Cantata de Natal e a Batalha de Confetes vieram resgatar as tradições das festas populares e hoje agregam um grande número de populares. Estes eventos têm a parceria de instituições como o Governo do Estado e Prefeitura de Macapá. Paralelo, a Confraria realiza o Festival de Vídeo, o Festival de Ladrão de Marabaixos, e incentiva o lançamento de obras musicais, literárias e de audiovisual.
Nestes 18 anos a Confraria foi presidida por Sônia Solange Maciel, Ronaldo Picanço, Ângela Nunes, Evandro Milhomem, Mário Jucá, Fernando Canto e Maria dos Anjos. A advogada Telma Duarte foi reconduzida na última semana para seu terceiro mandato, por aclamação. “Os presidentes anteriores deram sua contribuição e ainda hoje são parceiros da Confraria, e este fato é importante para nossa gestão, contar com que já passou por aqui. Contamos ainda com instituições públicas e principalmente da população, que nos valoriza e prestigia”, disse Telma Duarte.
O tema da programação é relacionado às festas juninas e inicia às 19h, no Largo dos Inocentes. Terá show do Trio Forró e Nivito Guedes, e apresentação de quadrilhas tradicionais e boi-bumbá.
Texto: Mariléia Maciel
Fotos: Márcia do Carmo
Assessora de Comunicação – Confraria Tucuju



No Response to "Confraria Tucuju completa 18 anos e comemora prestígio e respeito"
Postar um comentário