A ação, executada por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fundação Tumucumaque), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), tem o objetivo de fomentar e desenvolver Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no Estado.
De acordo com titular da Setec, Antônio Cláudio Carvalho, a medida proporcionará ao pesquisador gestão dos recursos de pesquisa. Ele explicou que o cartão foi desenvolvido pelo BB para custear bens, serviços e demais atividades que a pesquisa demanda. O gestor garantiu que a ação também permite o acompanhamento das despesas e facilita a prestação de contas entre o beneficiado e a Fundação. Cada projeto recebeu uma faixa de R$ 40 mil a R$ 50 mil.
"Esse sistema do pagamento de bolsas e custeio de pesquisas através de bolsas foi um modelo criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e que nós resolvemos implantá-lo aqui por conta de sua eficiência. Os pesquisadores poderão fazer compras, pagar hotéis e qualquer outra despesa que um cartão de crédito pode ofertar. Dessa forma, os beneficados têm a garantia de não haver atraso no recurso, pois eles mesmos irão gerir seu crédito. Isso mostra o compromisso do governador em promover e apoiar a pesquisa no Amapá", ressaltou Antônio Cláudio.
O três editais contemplados
Conforme o titular da Fundação Tumucumaque, Antônio Lima Júnior, o Edital Franco-Brasileiro, no qual foram contemplados cinco projetos de pesquisa para financiamento, onde abrangem os ramos de biodiversidade, políticas públicas, zoneamento costeiro, entre outros, é fruto de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá, Maranhão, Amazonas e Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento - IRD Francês.
O objetivo é incentivar, através do financiamento, a mobilidade de técnicos e pesquisadores em cooperação Franco-Brasileira para o desenvolvimento de pesquisas comuns para a região entre Amapá e França, com prioridade para a Guiana Francesa.
Lima Júnior explicou que, no Edital Custeio Tese, onde foram contemplados oito projetos, o objetivo é o fomento de projetos de pesquisa de discentes regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e estágios pós-doutorais sediados no Brasil, cujos projetos de pesquisa sejam realizados no Estado do Amapá.
O gestor da Fundação esclareceu ainda que o Edital de bolsas Iniciação Científica Superior busca incentivar e despertar a vocação científica entre os alunos de graduação, por meio da inserção do aluno em atividades científicas nas instituições públicas de pesquisa e de ensino superior do Estado do Amapá. Na Edição 2011 foram contemplados 44 bolsistas.
Construção de um ambiente favorável para a C,T&I no Amapá
Para o governador, é preciso construir um ambiente favorável à pesquisa, ciência e tecnologia no Amapá. Camilo Capiberibe destacou que o Cartão Pesquisador facilita a vida dos beneficiados, que, com autonomia, promoverão o desenvolvimento da C,T&I no Amapá.
"Sem pesquisa não há inovação e nem desenvolvimento. Esse cartão é uma maneira do pesquisador ter autonomia sobre seus custos. Com essa forma de financiamento, garantimos que as atividades dos nossos estudantes de mestrado e doutorado possam ser desenvolvidas com mais modernidade, facilidade e tranquilidade. Assim, fortaleceremos o campo da ciência e desenvolveremos nosso Estado", afirmou o governador.
Reconhecimento e agradecimento do pesquisador
O pesquisador Maurício Abdon, que foi contemplando no Edital Custeio Tese, reconheceu a iniciativa do e agradeceu o incentivo do Governo do Amapá.
"Sem recurso é muito difícil para nós pesquisadores. Agradeço ao Governo do Amapá por esse auxílio financeiro, que, com certeza, fará a diferença positivamente na conclusão da minha tese e complementação acadêmica. Estou muito feliz pelo apoio, pois, sem ele, a C,T&I não avançaria no Estado", comentou Maurício Abdon.
Elton Tavares, com informações do assessor de Comunicação da Setec, Frank Figueira.
No Response to "Ciência, Tecnologia e Inovação: Governo do Amapá entrega Cartão Pesquisador"
Postar um comentário