Seguidores

segunda-feira, novembro 26, 2012

Discos que formaram meu Caráter (Parte 3) - TEN – Pearl Jam (1991)

1

Por Marcelo Guido

Congratulações a vocês que acompanham este periódico super maneiro que é esse blog do Elton. 

Bom sem mais delongas vamos falar de um álbum que, para muitas pessoas que viveram a década de 90, é simplesmente seminal, no sentindo mais cru da palavra. 

Partiremos do principio que “1991” foi um ano mágico para música.  “91” foi o ano que aparentemente todos os astros celestes conspiraram a favor, e todos os deuses da criatividade nos brindaram com uma excelente safra de discos que vieram a tona nesse curto período de 12 meses. Faço questão de dizer que falaremos de muitos discos dessa época dourada para o Rock.

“TEN” é o disco de estreia do Pearl Jam, uma banda de Seattle (estado americano) que veio nos mostrar que sim, existia vida no “Grunge”, que nada mais é que uma ramificação do rock alternativo. Na minha modesta opinião, o ultimo grande movimento musical (até agora).

O titulo do disco é uma homenagem a Mookie Blaylock, o camisa “10” do time de basquete New Jersey Nets e é considerado um dos melhores álbuns de rock de todos os tempos.

Conheci esta “Bolacha” através da MTV (jovem, você que esta completando 18 anos, saiba que a MTV Brasil já foi sim um emissora que realmente era de musica, e que valia a pena assisti-la, saudades do Gastão e da Cuca) e meu interesse ficou maior quando vi pela primeira vez o clip de “Jeremy”, que foi lançado já em 92. 

A letra da canção e medonhamente espetacular, não fala de flores, mas conta a história real de Jeremy Wade Delle que era um garoto comum, como praticamente todos que tem 15 anos que em um belo dia cometeu suicídio na frente de todos os seus amigos na sua aula de inglês. Jeremy poderia ser eu ou muitos de vocês.

Esse vídeo foi dissecado na MTV e mostrou que realmente os caras da banda tinham talento, não eram mais uma redundância impertinente. Ao logo da década de 90 o “PJ” lançou outros bons discos (que ainda iremos ver nessa seção). Ou seja “TEN”, foi só começo de uma longa trajetória.

Mas o disco não se resume a “Jeremy”, tem também a sacramental “Even Flow” que fala das experiências vividas por um morador de rua, ou um sem teto como muitos preferem e que para mim é uma bela canção, versos como  “Ele dorme em um travesseiro feito de concreto, agita as mãos pedindo esmola a os passantes, além de iletrado ele talvez sela mentalmente enfermo, já que ele parece louco, quando sorri...Luta para pensar coerentemente, Fluxo constante pensamentos chegam como borboletas ele não sabe então as afugenta...” 

Pesado, concordo mas extremamente importante. Um drama coerente algo real, vemos isso em nosso dia-dia. Eu posso dizer que já fui as lagrimas muitas vezes ao ouvir essa música. E claro “Alive” que para muitos é uma história quase que biográfica, fala de um cara que descobre que seu pai é na realidade seu padrasto, ou seja, por circunstancias da vida acaba sendo enganado. Suicídio, fracassos e drama familiar, que puta mistura, que puta disco!

Costumo me emocionar com poucas coisas nesse ralo que chamo de vida, mas ouvir “TEN” em alto e bom som simplesmente mexe muito comigo. 

Existem outras passagens nesse disco eu tentei resumir, pela importância para mim já que estamos querendo ou não falando de mim, mas não cometa o sacrilégio de deixar de lado as não menos importantes  “Once”, “Porch”, “Deep” e a sensacional “Black”. Nove entre dez pessoas que conheço colocam “Black” como faixa para trilha sonora de um importante período da sua própria vida.

Encero minhas palavras por aqui e digo a vocês, procurem dentro de suas próprias faces corrompidas o “PJ”.Tenho certeza você vai encontrar. Tenha sempre a seu alcance o seu blusão de lenhador quadriculado.

Sempre existe um pouco de angústia, sarcasmo, apatia e desejo por liberdade dentro de cada um, basta olhar um pouco. Seattle, espero eu também estou dentro de você.

Marcelo Guido é Punk, Pai, Jornalista, Professor e Marido. Esta muito puto, porque assim como Jeremy, Lanna Guido também não foi a escola hoje.

Um comentário:

  1. Ae Elton...gostei do post...curto muito Pearl Jam...e olha q nao sou tão velha qnt vc rsrsrs...mas gosto mesmo...abração

    ResponderExcluir