Seguidores

terça-feira, janeiro 04, 2011

Augusto Oliveira assume o Instituto de Pesquisas do Amapá

0
Augusto Oliveira - Foto: Irineu Ribeiro.

O Doutor em Desenvolvimento Socioambiental, Augusto Oliveira, assumiu na última segunda-feira, 3, o cargo de diretor presidente do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa). O novo gestor prometeu dar continuidade aos projetos desenvolvidos no órgão.

Augusto Oliveira substitui Benedito Vítor Rabelo. Segundo o novo diretor, sua missão será conduzir o Iepa de maneira correta e objetiva, com o compromisso de manter a credibilidade do órgão junto à população amapaense.

A valorização dos servidores, pesquisadores e de atividades de gestão; apoio aos Centros de pesquisa e seus laboratórios; reestruturação do Museu Sacaca e da Incubadora de Empresas, além do resgate da Fundação Social do órgão, foram pontos citados como prioridade pelo gestor. “Precisamos recolocar o Iepa em sua trajetória institucional, isso quer dizer, reaver sua Fundação Social”, afirmou Augusto Oliveira.

O novo gestor também irá fortalecer e dar continuidade em pesquisas e projetos em diversas frentes, como por exemplo: plantas medicinais, recursos hídricos, hidrometeorologia e energias renováveis, meteorologia e arqueologia, dentre outras.

“A população do Amapá precisa ver na instituição um espaço de valorização dos saberes científicos, aliados aos conhecimentos tradicionais, como alternativas para construir soluções às demandas sociais e econômicas”, explicou.

PERFIL

O novo gestor do Iepa tem 46 anos, é casado, tem dois filhos e é natural de Belém (PA). Augusto Oliveira já trabalhou no IEPA, onde ocupou os cargos de pesquisador, secretário de Ciência e Tecnologia; diretor de pesquisa e presidente.

Outras atividades desenvolvidas por Augusto Oliveira foram: bacteriologista clínico, no Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacem); coordenador da Fundação Nacional de Saúde do Amapá (Funasa); secretário de Turismo e Meio Ambiente do município de Santana e professor universitário, professor na Universidade Federal do Amapá (Unifap), nas faculdades de Macapá : Atual, Iesap, Fama e outras instituições fora do Estado.

Na vida acadêmica, Augusto possui as seguintes graduações: doutor em Desenvolvimento Socioambiental, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos; Mestre em Política e Gestão Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UNB); Farmacêutico e Bioquímico pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Historiador-licenciado e bacharel pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Augusto Oliveira é autor e co-autor das obras literárias:

Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável do Amapá e as experiências do IEPA (1995-1998), publicado pelo Iepa; Farmácia da Terra “ Plantas medicinais e alimentícias, publicado pelo Iepa; Amazônia, Amapá, publicado pela Editora Paka-tatu; A Cultura do Amapá em Fotografias; Um olhar etnofotográfico sobre a Ilha de Santana, publicado pela Editora Genildo Batista; Política e Gestão Ambiental e Saberes Tucujus, publicado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); Brilho de Fogo e outros poemas de amor, publicado pela Editora Sccortecci.

Serviço:
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).
Localizado na Avenida Feliciano Coelho, nº1509, bairro do Trem, Macapá.
Augusto Oliveira – Diretor Presidente do Iepa.
Contato: 9974099.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "Augusto Oliveira assume o Instituto de Pesquisas do Amapá"

Postar um comentário