O pastor protestante e ativista político, Martin Luther King Jr., foi assassinado em Memphis (EUA). Ele tinha 39 anos e foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964.
Martin Luther King ficou famoso foi um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.
King era defensor das idéias de desobediência civil não-violenta, preconizadas por Mohandas Gandhi (líder político indiano também conhecido como Mahatma Gandhi). Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".
“(...) Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.
Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!
Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!
Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta (...) ”
Martin Luther King
Fonte: Um monte de sites no Google que resultaram no post.
Esse era mais um que não tinha o direito de morrer, mas ao menos ele foi um grande exemplo e até hoje lembrando por sua luta. Merecia mesmo este bom post!
ResponderExcluirFoi um grande homem , lutando por seus direitos e de todos , n devia morrer de tal forma , sempre será lembrado por todos nós .
ResponderExcluir