Seguidores

quinta-feira, novembro 08, 2012

TOCADOS PELAS MÃOS DE DEUS - WASTING LOVE

6
                                                                                        Por André Mont’Alverne


"Wasting Love" é uma música da Banda de Heavy Metal Britânica Iron Maiden. É o terceiro single do disco "Fear Of The Dark" lançado em setembro de 1992. Este álbum foi o último trabalho a contar com Bruce Dickinson nos vocais até o retorno do vocalista, em 1999.


Considero “Fear Of The Dark” um álbum divisor de águas na carreira da banda por um motivo bem simples: foi com ele que o Iron Maiden teve o seu maior estouro comercial e chegou com tudo aos ouvidos daqueles apreciadores casuais de música. “Fear Of The Dark” possui cinco músicas. São elas: “Be Quick Or Be Dead”, “From Here To Eternity”, “Affraid To Shoot Strangers”, “Wasting Love” e a faixa título. Nenhuma delas apresenta o som, as características e o estilo que levaram o grupo às alturas nos anos oitenta, e qualquer fã, que não se deixe levar pela visão dogmática que a banda provoca em muitos, percebe isso facilmente.

 
O maior sucesso comercial da carreira do Iron Maiden, “Wasting Love” tocou até enjoar nas rádios, teve o seu videoclip veiculado à exaustão na MTV, fato inédito em todas as canções que o grupo gravou antes e depois. É nítida a influência de hard rock, lembrando o primeiro álbum solo de Bruce Dickinson, lançado alguns anos antes.

Em 1992, com a globalização ainda engatinhando aqui no Brasil, vivíamos em um período Pré-Grunge, onde o Hard Farofa de bandas como Bon Jovi, Guns´N´Roses, Poison, Skid Row e Europe ainda mandavam nas paradas. É neste contexto que o grupo redefiniu o Heavy Metal, criou e solidificou as diretrizes de todo um estilo, que precisava de mudanças e atualizações para encarar uma nova década.

"Wasting Love" extrapolou as fronteiras do Heavy Metal e caiu nos ouvidos da mídia musical em geral, no mundo inteiro. Trata-se de uma balada com peso, mas num estilo romântico, e por isso, os antigos fãs da banda normalmente estranham. Também é comum que muitas pessoas nem mesmo saibam que esta música é de uma banda de Heavy Metal.

A letra da canção aborda um tema bastante interessante: A desilusão e tortura de alguém que, mesmo reconhecendo que deveria ser mais honesto, mergulha na orgia desperdiçando o seu amor, sem nunca conseguir se realizar.
Embora a maioria dos fãs Iron Maiden desprezem esta música, por ela ser uma das poucas baladas da banda, senão a única. Ela possui ótimos riffs de guitarra e uma atmosfera extremamente sombria. A sincronia perfeita entre os instrumentos, a boa elaboração do solo de guitarra e a voz fantástica de Bruce Dickinson fazem desta música uma obra prima que atua como protagonista nessa longa história chamada Rock And Roll.

A diferença dessa música, em relação a maioria das outras canções do Iron, faz com que a banda normalmente decida não tocá-la em seus shows. Mas existem rumores de que "Wasting Love" voltará a ser tocada em alguns shows a partir da segunda parte da turnê do disco "The Final Frontier"que, por acaso, chegará até Bélem do Pará no próximo ano. Isso mesmo, do outro lado do rio. E mesmo que esse seja o maior rio do mundo, ele não conseguirá me afastar de estar presente, no dia primeiro de abril de 2011, nesse show.

Aí embaixo está o link do vídeo que foi um dos mais passados pela MTV em todos os tempos:


WASTING LOVE - DESPERDIÇANDO AMOR (Dickinson, Gers)

Maybe one day I'll be an honest man
Talvez um dia eu serei um homem honesto
Up till now I'm doing the best I can
Até agora estou fazendo o melhor que eu posso
Long roads, long days,
Longas estradas, longos dias,
of sunrise, to sunset
do nascer ao por do sol
Sunrise to sunset
Nascer ao por do sol

Dream on brother, while you can
Sonhe, irmão, enquanto você pode
Dream on sister, I hope you find the one
Sonhe, irmã, eu espero que você encontre aquele
All of our lives covered up quickly
Todas nossas vidas cobertas rapidamente
by the tides of time
pelas areias do tempo

Spend your days full of emptiness
Gaste seus dias cheios de vazio
Spend your years full of loneliness
Gaste seus anos cheios de solidão
Wasting love, in a desperate caress
Desperdiçando amor numa carícia desesperada
Rolling shadows of nights
Sombras rodopiantes de noites

Sands are flowing and the lines are in your hand
Os momentos passam e as linhas estão em sua mão
In your eyes I see the hunger
Em seus olhos eu vejo o desejo
And the desperate cry that tears the night
E o grito desesperado que rasga a noite

6 comentários:

  1. Concordo plenamente com o André! Essa é umas das músicas mais perfeitas do Iron e sempre faço questão de cantá-la nos shows da Gravydade Zero...vou nem que seja a nado para Belém-PA.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o André! Essa é umas das músicas mais perfeitas do Iron,faço questão de cantá-la nos shows da Gravydade Zero...vou para Belém-PA nem que seja a nado.

    ResponderExcluir
  3. mas beliza, vc não tem que concordar ou discordar, vc é só uma mulher, isso não lhe dá o direito de opnão num assunto tão masculino quanto o Rock, muito menos heavy metal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA!!!!! AGORA DEU!!!!

      Excluir
    2. E Cada Ser Humano Que Aparece Viu kkk Dizendo Que Uma
      Mulher Não Pode Opinar No Rock Ai Ai

      Excluir