Seguidores

sábado, janeiro 22, 2011

Desabafo do “novato”

5
                                                              Por Elton Tavares

Imagem: Google.

Sempre deixei claro aqui que este blog é uma válvula de escape. Um espaço para expressar pontos de vista sobre tudo e qualquer coisa que me der na telha. Após um ano e pouco da criação desta página, continuo NÃO usando o De Rocha para manobrar a massa ou puxar o saco de ninguém. No máximo, elogio quem acho que merece, critico alguns comportamentos e publico textos informativos, além de besteiras que acho engraçadas.

Ontem (21), li a reprodução de um release meu, reproduzido em um conceituado blog amapaense. E postei o seguinte comentário: “faltou creditar o texto (reproduzido na íntegra) para a Secom (Secretaria de Comunicação do Estado, onde atuo como assessor de comunicação). Meu erro foi ter dito que a publicação foi veiculada na íntegra, na verdade, foram cortados três parágrafos do meu texto.

Imagem: Google.

Aí a dona da página não gostou do comente e rebateu: “Você sabe o que é um texto na íntegra? Entendo o seu grito, é coisa de assessor novato, depois passa. O dia que você merecer que um texto seu seja publicado neste blog, assim o farei”. Como se fosse grandes coisas um escrito meu ser postado na página dela (risos).

Bom, tudo bem, até agradeço o rótulo de assessor novato, é melhor do que a expressão que a mesma jornalista usava para alfinetar colegas de profissão, durante a última campanha política (não sei se por conta de posicionamentos diferentes). Ela os chamava de "aÇessor". Mas a prática foi encerrada após o lado do açessor assumir o Estado.

Imagem: Google.


O engraçado é que a irmã mais nova (sem a boçalidade da "parenta") da jornalista a qual me refiro, outra colega de blogsfera, que é dona de um blog tão respeitado quanto, creditou o texto. Este sim é o procedimento correto, mas infelizmente “dar o crédito” é uma prática incomum nos jornais impressos e blogs do Amapá.

Não quero que saia o meu nome, somente o da instituição ou endereço eletrônico da mesma. Acredito que é o correto, simples assim. Afinal, quem me conhece sabe que esse papo de projetar o ego na parede não é comigo.

Ah, só para constar, não tenho telhado de vidro ou rabo de palha, sou somente um profissional que aprende diariamente, seja com focas (apelido dado à jornalistas inexperientes) ou “experts” em comunicação com seus egos inflados, como a blogueira em questão. Acredito que ninguém está acima do bem ou do mal, do certo ou errado, sejam novatos ou experientes.

Finalizo este desabafo lembrando que ética, canja de galinha e humildade nunca é demais. Tenham um ótimo fim de semana e abraços na geral (menos para você A.C., risos).  

5 comentários:

  1. Putz! Eis o desabafo que faltava!!
    É foda mesmo, e falo de uma galera, que pensa, escreve ou fala, sei lá, e vem um Zé Ruela, usa de teu exercício mental e nem te diz obrigada? Não estou criticando o uso (também uso alguns textos, mas faço questão de informar de onde peguei), o que me incomoda é o desmerecimento pessoal.
    Já aconteceu mto isso comigo, fizeram música com minha letra, postaram frases de "MINHA" autoria, aconteceu de postarem meus trabalhos (também) e recebi sequer um pedido de desculpas. E o pior, é vir outro e dizer: "Tu copiaste isso de onde?". Foda-se!!!

    ResponderExcluir
  2. e pensar que esse tipo de otário que costumam chamar de "grandes jornalistas do amapá" ou "formadores de opinião".

    é por isso que o único blog jornalístico amapaense que eu leio é o De Rocha!. e fodam-se essas velharias

    ResponderExcluir
  3. Jornalismo é a profissão do conhecimento por excelência. E no caminho do conhecimento estamos sempre no começo (somos sempre "novatos"). É melhor ser assim, "novato" sempre com um mundo inteiro pela frente para descobrir e conhecer, do que ser um "oráculo" que só tem respostas para o que lhe convém...

    ResponderExcluir
  4. Por favor minha gente...estrelas mundam de lugar (Parafraseando Roberto Carlos). Pessoas que pensam assim me dá raiva. Não tem essa de novo ou velho no ramo. A pessoa tem que ter competência e ética.

    ResponderExcluir