Seguidores

terça-feira, abril 05, 2011

17 anos da morte de Kurt Cobain

8

Por André Mont`Alverne

Kurt Cobain está sendo lembrado hoje porque, há 17 anos, o Rock ficou órfão e confuso. Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle, vítima de que foi oficialmente considerado um suicídio com um tiro de espingarda na cabeça.

Por coincidência, ou não, hoje também é o aniversário da morte de Layne Staley (vocalista do Alice In Chains). Ele foi vitima de uma overdose de cocaína e heroína, e deixou esse mundo exatamente oito anos depois que líder do Nirvana resolveu mandar seus miolos pelos ares.

Esses dois acontecimentos acabaram envolvendo o grunge com toda uma aura mística. Não é nenhum exagero afirmar que o grunge foi o último grande movimento do rock.

A morte do Kurt Cobain é mais lembrada por motivos óbvios. Ele era o rosto do grunge, se encontrava no auge da fama, o Nirvana era muito mais popular e ele morreu porque quis.

As circunstâncias de sua morte ainda são muito contestadas. Há quem diga que a sua então esposa Courtney Love teria forjado esse suicídio.

Eu não acredito nessa historia. O choro dela não convenceu, é verdade. Mas entre querer alguém morto e matar esse alguém existe um enorme abismo. Quem tiver dúvidas se o Kurt era capaz de tirar a sua própria vida, eu recomendo que analise algumas músicas do Nirvana. Tá tudo lá.

"Angústia adolescente pagou muito bem, agora estou entediado e velho" - Serve The Servants

"Eu gostaria de me animar facilmente assim como você" - All Apologies

"Veja o lado bonito do suicídio" - Milk It

Eu costumo falar que o Nirvana foi o meu Beatles. E assim como os Beatles tinham o John Lennon, o Nirvana tinha o Kurt Cobain. Só que os outros membros do Nirvana não eram exatamente o Paul MCcartney. Acho que no fundo o Kurt precisava de alguém pra ajudar a carregar o piano.
Não ouço mais Nirvana como antes, mas reconheço que, se eu gosto de rock hoje, eu devo muito a essa banda e principalmente ao Kurt Cobain. Depois daquela voz estridente que parecia rasgar a carne, sem dúvida nenhuma, o rock mudou pra melhor.

Com letras que refletiam a sua dor, a sua infância em pedaços e a desconfiança do mundo, Kurt alcançou um lugar que não pretendia. O topo. E o sucesso o afundou mais e mais na depressão e uso de drogas, se não fosse por uma bala, ia ser por heroína.

Mas além das músicas, da lenda, da nostalgia dos tempos que não voltam, fica também o "por quê?". O Suicídio é sempre um momento de puro egoísmo. Mas dessa vez foi, também, um ato de traição. Que ele tenha encontrado a paz...onde quer que esteja.

A carta de despedida, destinada ao seu amigo imaginário da infância “Boddah”.


Para Boddah

Falando como um simplório experiente que obviamente preferiria ser um efeminado, infantil e chorão. Este bilhete deve ser fácil de entender. Todas as advertências dadas nas aulas de punk rock ao longo dos anos, desde minha primeira introdução a, digamos assim, ética envolvendo independência e o abraçar de sua comunidade, provaram ser verdadeiras. Há muitos anos eu não venho sentindo excitação ao ouvir ou fazer música, bem como ler e escrever. Minha culpa por isso é indescritível em palavras. Por exemplo, quando estou atrás do palco, as luzes se apagam e o ruído ensandecido da multidão começa, nada me afetava do jeito que afetava Freddie Mercury, que costumava amar, deliciar com o amor e adoração da multidão – o que é uma coisa que totalmente admiro e invejo. O fato é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo para vocês e para mim. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo que estou me divertindo 100 por cento. Às vezes acho que eu deveria acionar um despertador antes de entrar no palco. Tentei tudo que está em meus poderes para gostar disso (e eu gosto, Deus, acreditem-me, eu gosto, mas não o suficiente). Me agrada o fato de que eu e nós atingimos e divertimos uma porção de gente. Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor às coisas depois que elas se vão. Eu sou sensível demais. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que eu tinha quando criança. Em nossas últimas três turnês, tive um reconhecimento por parte de todas as pessoas que conheci pessoalmente e dos fãs de nossa música, mas ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que tenho por todos. Existe o bom em todos nós e acho que eu simplesmente amo as pessoas demais, tanto que chego a me sentir mal. O triste, sensível, insatisfeito, pisciano, pequeno homem de Jesus. Por que você simplesmente não aproveita? Eu não sei! Tenho uma esposa que é uma deusa, que transpira ambição e empatia, e uma filha que me lembra demais como eu costumava ser, cheia de amor e alegria, beijando todo mundo que encontra porque todo mundo é bom e não vai fazer mal a ela. Isto me aterroriza a ponto de eu mal conseguir funcionar. Não posso suportar a idéia de Frances se tornando o triste, autodestrutivo e mórbido roqueiro que eu virei. Eu tive muito, muito mesmo, e sou grato por isso, mas desde os sete anos de idade passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece muito fácil se relacionar e ter empatia. Apenas porque eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho. Obrigado do fundo de meu nauseado estômago queimando por suas cartas e sua preocupação ao longo dos anos. Eu sou mesmo um bebê errático e triste! Não tenho mais paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, Empatia.

Kurt Cobain

Frances e Courtney, estarei em seu altar. Por favor, vá em frente, Courtney, por Frances. Pela vida dela, que vai ser tão mais feliz sem mim.
EU TE AMO, EU TE AMO!

8 comentários:

  1. Boa lembrança, André. Valeu! Vou colocar pra tocar minha seleção do Nirvana assim que entrar no carro.

    ResponderExcluir
  2. O Nirvana entrou na minha vida em 1994 e foi um divisor de águas. Belo post Bré e viva rock and roll!

    ResponderExcluir
  3. E não é que virei fã do blog?! Post excelente...escuto muito Nirvana, tenho um cd no carro, e quando estou dirigindo sozinha, é ele que coloco, já que muito não curtem.
    Parabéns pelo blog, Abraço.

    ResponderExcluir
  4. eu sou da geração de fãs do Nirvana que já surgiram orfãos.
    quando cheguei aos meus 15 anos e descobri que precisava de algo que virasse minha vida ao contrário descobri, imediatamente, Nirvana e o Kurt Cobain. até então conhecia a banda apenas como "aquela do cara que se matou" e só quando realmente parei para ouvir o som da banda (influenciado, é claro, pelos hormônios gritando em meu corpo) descobri um enorme pedaço de mim mesmo que nem sequer sabia que existia.

    e devo isso ao Kurt Cobain.

    geralmente penso nele mais como um amigo que nunca conheci do que um ídolo. e, na maior parte do tempo, isso é reconfortante.
    muito obrigado cara.
    e belo texto André, valeu!

    ResponderExcluir
  5. Há controversias sobre a morte do cara...Dizem que a quantidade de heroina encontrada no sangue o impossibilitava de levantar uma arma pesada como a calibre 12, responsável pelo tiro q o matou mas isso é outro assunto, esse cara foi responsável por uma revolução no rock'n'roll e na minha juventude, isso me faz lembrar o quanto a juventude de hoje tá f@#$@# por não ter um Kurt Cobain e ter um Restart ou Luan Santana!!!

    ResponderExcluir
  6. O cara é um poeta mesmo... até na sua carta suicida tem poesia!!!!

    ResponderExcluir
  7. me identifiquei com kurt e todas suas canções. as vezes fico depressivo ao ouvir, sinto vontade de chorar mais não sei o porq. tive um momento na vida o qual pensei em acabar com ela foi ao 16 anos, foi duro mais passou. ouvido nirvana me fez entender q eu seria egoista se eu tirasse minha propria vida pq sei que tem pessoas que me amam! todos amam kurt mais ninguem o ajudou, ninguem o entedia sinto muito triste por ele. hoje relembro de tudo que eu vivi ao longo de minha vida ouindo Nirvana.Kurt vc sempre será Kurt cobain espero que onde vc estiver esteje bem! serei sempre fã... abcss a todos q realmente curtem e amam o Nirvana

    ResponderExcluir
  8. a 17 anos o nosso lider kurt cobain morreu deixando todos nós que gostamos de rock totalmente orfãos,confusos, sem caminho, sem direção e sem um destino final.

    kurt cobain eu te amo e sempre vou te amar vc foi um grande homem um grande idolo e eu jamais esquecerei de vc de suas musicas de sua loucura

    ResponderExcluir