Eu gosto de ler, gosto mesmo. Mas não li nem metade dos livros que gostaria. Também gosto de escrever, claro, senão não teria escolhido a profissão de jornalista. Hoje (23), é o Dia do Livro. Amo livros. Apesar de, às vezes, passar por momentos de "letargia literária", ou seja, semanas sem ler. Ainda bem que passa logo.
Voltando ao Dia do Livro, a data foi escolhida na Espanha, em 23 de abril de 1930, por conta do falecimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes, em 1.616. (anteriormente era celebrado em 7 de outubro, por causa do nascimento do referido autor).
Em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
Quem sabe um dia eu escreva um livro. Confesso que é um velho sonho. Mas, por enquanto, vou postando meus pontos de vista e devaneios neste espaço mesmo. Quem sabe uma copilação desses mesmo textos, só o futuro dirá.
Conheço gente que só leu o Pequeno Príncipe, isso porque foi miss caipira no colégio ou algo assim. Ainda tem aqueles que leram um só livro (Crime e Castigo lidera na preferência dos pseudo-safos) e querem discutir Literatura em mesas de bar.
Aos amigos, leitores e alguns colegas jornalistas (que não leem nem bula de remédio) fica a dica: leiam. A velha máxima de “ler para ser” é imbatível e atemporal.
"Sempre vivi no mundo de ação e de mentira, e eu penso sinceramente que o escritor não tem que dar colher de chá para o sobrenatural. Tampouco para a realidade.” - Marcelo Mirisola, em seu livro "Charque".
Elton Tavares
Fonte: Wikipédia, UOL e achismos deste blogueiro.
No Response to "Hoje é o Dia Internacional do Livro"
Postar um comentário