Seguidores

terça-feira, abril 23, 2013

Amazônia das Artes: Macapá tem pela primeira vez, em 10 anos, um representante da dança

0


Pela primeira vez em dez anos de existência do Projeto Sesc Amazônia das Artes o Amapá tem um representante do segmento da dança neste que é um dos maiores projetos de circulação de artes integradas da Região Norte, e um dos mais expressivos do Brasil. A Graham Cia. de Dança foi a selecionada dentre mais de 20 concorrentes da Amazônia Legal, e está de malas prontas rumo à sua primeira turnê por toda a Amazônia Legal. São 10 estados, incluindo o Amapá, numa jornada que inicia dia 06 de maio, por Rondônia (Porto Velho).

Com 18 anos de estrada, e mesmo sendo uma das Companhias mais atuantes no Estado, a conquista da Graham Cia. de Dança no Amazônia das Artes está marcada por uma série de “primeira vez”. É a primeira vez que o Amapá consegue emplacar um representante da dança no circuito, é a primeira turnê da Companhia, e também foi com uma proposta totalmente inédita que a Graham conquistou a unanimidade dos votos da curadoria, superando a concorrência de grandes companhias.

O Espetáculo


Expressões corporais e dramatúrgicas se fundem no espetáculo “DIVERTISSEMENT” – São 45 minutos de composição que remete às antigas brincadeiras lúdicas, numa viagem cheia de diversão e vitalidade aos jogos das gerações dos anos 70, 80, 90, bem distantes dos incríveis aparelhos eletrônicos da atualidade.

O “DIVERTISSEMENT” incrementa ao balé contemporâneo o resgate às brincadeiras de pula-corda, amarelinha, brincadeiras de roda, elástico, bate-mão, solta pipa, bonecas de pano, dança da cadeira, bole-bole, peteca, cama de gato, pira esconde. Faz lembrar com saudosismo a época em que as ruas e calçadas se enchiam de criança e viravam uma festa, onde a ordem era se divertir, interagir, brincar com o próprio erro, superar limites, dividir, trocar, suar.

“Bolas, bambolês, tamancos de lata...tantas emoções boas, objetos deste universo, de diferentes tamanhos e formatos vão colorindo e divertindo ora em grupo, ora separado, mas nunca sozinho. Nossa proposta mescla coreografia com brincadeira, lembrando que tem a hora de iniciar a brincadeira, tem os erros e os acertos, mas também a hora de reunir todos os brinquedos, arrumá-los e descansar, para reiniciar tudo de novo, no dia seguinte”, eis o espírito de DIVERTISSEMENT, explicado por Cleide Façanha, fundadora da Graham Cia. de Dança, coreografa e produtora cultural.

Além de Cleide Façanha (direção artística, produção, roteiro e coreografia), compõem o espetáculo as bailarinas Alícia Cunha, Janaína Pontes, Jéssica Pontes (direção executiva),Anne Ferreira, Claudiani Moraes e Helaine Quaresma. A trilha sonora tem a marca do experiente e premiado músico amapaense Paulo Bastos, com sonorização do produtor Paulo Alfaia e iluminação do renomado Eloy Pessoa.

A Companhia Graham



Fundada em 18 de setembro de 1995, a Graham Cia. de Dança é uma das mais atuantes no cenário amapaense, premiada dentro e fora do Estado, autossustentável e com seis produções em seu repertório. Realiza festivais, oficinas com profissionais de alto nível (nacional e internacional), participa de shows com artistas locais, trabalhos beneficentes, dentre outros.

Atualmente a Companhia conta com nove bailarinas, que se dedicam diariamente à prática de diferentes técnicas – moderna, contemporânea, clássica, jazz.

O nome homenageia uma das principais referências da dança mundial, Martha Graham, mulher forte e à frente do seu tempo, que com suas ideias inovadoras se destacou e revolucionou a segunda geração da dança moderna. Martha nasceu em maio de 1894, na Pensilvânia, e morreu em 1991, em Nova Iorque. É considerada a mãe da Dança Moderna.

Sesc Amazônia das Artes

É um projeto que viabiliza a circulação e o intercâmbio de espetáculos de teatro, dança, shows musicais, exposições de obras de arte, que fazem parte da produção cultural de cada estado da Amazônia Legal, incluindo ainda o Piauí.

Busca adequar experiência e as qualidades técnica e artística como fatores essenciais para a participação de grupos, destacando-se como critérios os trabalhos que tenham representatividade em seus estados; qualidade artística, domínio da técnica, criatividade, inovação, diferencial, aspecto socioeducativo, que contemplem as pesquisas dos artistas e grupos, com foco no contemporâneo, e com facilidade de adaptação e adequação aos diferentes espaços.

O projeto acontece em formato de mostra cultural nas seguintes capitais: Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Palmas (TO), Belém (PA), São Luis (MA), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Macapá (AP). A turnê ocorre em duas etapas, nos meses de maio e agosto, sendo cinco capitais por etapa. Neste ano, Macapá encerra as apresentações no dia 27 de agosto.

Foram selecionados os seguintes trabalhos para circulação em 2013:
Dança:
·         “Do Repente” (TO)
·         “Divertissement” (AP)
Música:
·         “O Piauí Contando História” (PI)
·         “A Primeira Viagem” (RR)
·         “Monofoliar” (MT)
·         “O Charme do Choro” (PA)
Artes Plásticas:
·         “Signos Acreanos” (AC)
·         “Meu Álbum de Retratos” (PA)
·         “Luas” (PI)
Teatro:
·         “Avoar” (RO)
·         “O Piquenique” (MA)
·         “Solamente Frida” (AC)
·         “Mãe - in loco” (AM)

Rita Torrinha – Assessora de Imprensa da Graham Cia. de Dança
Fotos: Márcia do Carmo
Contato: 8112-6468 / 9169-9334

No Response to "Amazônia das Artes: Macapá tem pela primeira vez, em 10 anos, um representante da dança"

Postar um comentário