Seguidores

terça-feira, abril 23, 2013

Hoje, Itaú Cultural e Casa Fora do Eixo Amapá apresentam Mostra Iconoclássicos

0


A Casa Fora do Eixo Amapá em parceria com o Itaú Cultural realiza de 23 a 27 deste mês a “Mostra Iconoclássicos”. Os filmes são divididos em cinco programas que falam sobre artistas brasileiros contemporâneos, todos eles grandes referências para a produção cultural do país, onde suas obras são um legado para as novas gerações. As sessões iniciam a partir das 19h, no Auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, com entrada gratuita.

Todas as produções audiovisuais exibidas contarão com a participação de agentes e produtores culturais locais, que debaterão os filmes, que são: Daquele Instante em Diante, dirigido por Rogério Velloso sobre o músico Itamar Assumpção; Ex isto, obra de Cao Guimarães inspirada no romance Catatau do poeta Paulo Leminski; EVOÉ! Retrato de um Antropófago, documentário sobre o dramaturgo Zé Celso, dirigido por Tadeu Jungle e Elaine Cesar e, por fim, Mr. Sganzela – Os Signos da Luz, um retrato de Rogério Sganzerla sob o olhar de Joel Pizzini.

A primeira Mostra Iconoclássicos no Amapá conta com o apoio com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura Rouanet (Lei Rouanet), Núcleo de Fotografia Contemporânea (Nufoc), Univercinema e Pium Filmes. Realização Casa Fora do Eixo Amapá, Cine Paraíso, Itaú Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Abaixo a programação completa:

23/04 - EVOÉ! Retrato de um Antropófago

Participação de Bárbara Vento

Atriz, arte educadora, produtora cultural, musicista e fundadora do grupo musical PAIDEGUARÁ.

24/04 - Assim É, se Lhe Parece

Participação de Cristiana Nogueira

Artista Visual - Mestre em Arte e Cultura Contemporânea-UERJ. Coordena o programa de extensão universitária Univercinema e o grupo de pesquisa NUFOC-Núcleo de Fotografia Contemporânea, que atua com ocupações visuais e intervenções urbanas, além de produtora e curadora independente.

25/04 - Daquele Instante em Diante

Participação de Adriana Abreu

Professora de Literatura, declamadora do Tatamirô, há muito tempo vem trabalhando com seus alunos a criação de performances poéticas teatrais, como veículo para o estímulo à leitura. Integrante do Pium Filmes.

26/04 – Mister Sganzerla
Participação de Alexandre Brito

Jornalista, especialista em artes visuais, fotógrafo, professor universitário e produtor cultural nas áreas da fotografia, cinema, Hqs.
27/04 - Ex Isto 

Participação do mestre em Filosofia Herbert Emanuel

Formado em Filosofia pela UFPA, em 1987. Em 1989, ministrou as disciplinas Filosofia da Educação I e II, no antigo Núcleo da Universidade Federal do Pará, em Macapá. Dez anos depois, lançou seu primeiro livro, intitulado “Nada ou quase uma Arte”, com apresentação do poeta gaúcho Carlos Nejar. Em 1998, lançou, em parceria com o artista plástico e mímico Jiddu Saldanha, Cartões Poéticos. Alguns poemas seus estão incluídos na Antologia Poética Poesia do Grão-Pará, 2001, com seleção e notas de Olga Savary. Em 2006 lançou o livro “Do Crepúsculo ao outro dia”, em parceria com o poeta e artista plástico Jiddu Saldanha. Possui artigos publicados em vários jornais sobre temas artísticos, literários, filosóficos e culturais. Atualmente, está preparando 3 (três) livros de poemas, intitulados “ISTO”, “RES” e “DESASPEREZAS”, e um livro de ensaios, “Guarda-chuva Paradoxal”

Sinopses
·         23/04 “EVOÉ! Retrato de um Antropófago”, dos diretores Tadeu Jungle e Elaine Cesar. O documentário apresenta um olhar particular e multifacetado de uma das maiores personalidades das artes do Brasil: o diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa. Depoimentos recentes e imagens históricas estão presentes na narrativa, que se baseou em algumas das viagens cruciais para a trajetória de Zé Celso. Após a exibição do filme, Tadeu e o ator Felipe Benevides realizam bate papo com o público.  Às 9h, no Espaço Cultural Alagados, e 17h no Espaço Xisto Bahia.

·         24/04 “Assim É, se Lhe Parece”, documentário de Carla Gallo. O longametragem mostra um outro lado do artista plástico Nelson Leirner, conhecido por sua aversão à formação e aos preceitos tradicionais das academias de arte. Momentos da sua trajetória são lembrados com ironia, além do tratamento despojado em relação a sua rotina e intimidade.

·         25/04 “Daquele Instante em Diante”. Dirigido por Rogério Velloso, a montagem acompanha a trajetória musical de Nego Dito Itamar Assumpção, da década de 80 até seu falecimento. Por meio de depoimentos de pessoas próximas ao artista e de imagens raras, retiradas de arquivos particulares, é retratada a presença ontológica de Nego Dito nos palcos e em seus momentos mais íntimos com amigos e familiares.

·         26/04 “Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz”, do diretor Joel Pizzini. Nele é recriado o ideário do cineasta Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua filmografia: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. É narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas, numa linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista.

·         27/04 Livremente inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski, o filme “Ex isto”, de Cao Guimarães, parte da hipótese histórica imaginada pelo poeta “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”. Daí se desenrolam as aventuras do personagem, que sob o efeito de ervas alucinógenas, investiga questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.

Serviço:

Mostra Iconoclássicos
Data: 23 a 27/04
Local: Biblioteca Pública Elcy Lacerda -
Horário: 19h
Entrada gratuita
-- 
Assessoria de Comunicação
(96) 8127-8495/ 3225-1281
Casa Fora do Eixo Amazônia/ Casa Fora do Eixo Amapá

No Response to "Hoje, Itaú Cultural e Casa Fora do Eixo Amapá apresentam Mostra Iconoclássicos"

Postar um comentário