Seguidores

segunda-feira, abril 22, 2013

Ateliê de arte fluvial lança documentário nesta terça-feira

0


O projeto “Tecno Barca: Um Atelie Galeria Itinerante sobre a Terra das Águas”, que viagem promovendo oficinas de artes para ribeirinhos fará nesta terça-feira (23), às 20h, no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, o lançamento oficial do documentário e catálogo que reúne as experiências vividas durante o projeto.

O vídeo traz o trabalho desenvolvido na Escola Bosque e teve a participação de alunos e moradores de diversas ilhas do Bailique. Composto por cinco oficinas de artes visuais (Autorretrato, Performance, Pintura, Art Postal e Instalação), o Tecno Barca também promoveu uma exposição itinerante, batizada de Galeria de Arte Flutuante. 

Em cada ilha onde o barco aportava, a população era convidada a interagir com os trabalhos produzidos nas oficinas, com os ambientes internos da embarcação que foram recriados com instalações, colagens, objetos, projeções de vídeos, exposição de fotografias e relatos de experiência dos participantes do projeto. O lançamento do documentário no Bailique será dia 30 de abril, no auditório da Escola Bosque, na Vila Progresso, no Bailique.

Grupo Dart

Em Macapá, o lançamento do documentário e catálogo com textos e imagens desta empreitada, contará também com a exposição do Grupo Dart, formado por três jovens bailiquienses (Elias dos Anjos, Alelson Araújo e José Antônio) participantes das vivências do projeto.

A exposição do Grupo Dart ocupará a Galeria de Artes da Biblioteca Pública da Macapá no período de 23 de abril a 23 de maio e apresenta trabalhos de pintura produzidos em superfícies de madeira, zinco, palha e outros materiais. Sendo este procedimento artístico a linha de investigação poética do grupo residente na ilha de Igarapé Grande do Curuá, no Bailique.

Tecno Barca

O projeto foi contemplado com o Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais 2011 e Premio Samuel Benchimol de Empreendedorismo Consciente 2012 (Banco da Amazônia, Sebrae e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Foi idealizado e coordenado pelo Bando Filhotes de Leão (RJ), que tem em sua formação os artistas amapaenses Wellington Dias, Anderson Barroso e Tássia Malena, e no Amapá contou com a produção executiva de Marina Beckman (Cia Supernova Teatro Experimental). Para o final do ano de 2013 está previsto a segunda edição do Tecno Barca de volta ao Bailique, desta vez, dialogando e navegando em direção às outras comunidades do Arquipélago que não foram visitadas.

No Response to "Ateliê de arte fluvial lança documentário nesta terça-feira"

Postar um comentário