Seguidores

terça-feira, setembro 18, 2012

Governador palestra para oficiais da Escola do Comando Maior do Exército Brasileiro

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu nesta terça-feira, 18, no Palácio do Setentrião, três oficiais instrutores e 25 oficiais que cursam o 2º ano da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), acompanhados do comandante do 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) do Exército Brasileiro, com sede em Macapá, tenente-coronel Marcelo Pinto. A visita faz parte do Curso Estudos Estratégicos à Área de Estudos da Amazônia Oriental, para o Curso de Altos Estudos Militares da Eceme.

De acordo com o chefe da Eceme, coronel Richard Nunes, os oficiais chegaram ao Estado na última segunda-feira, 16. O objetivo da estadia, até quarta-feira, 19, são estudos estratégicos da área operacional do Exército no Amapá, identificar as potencialidades, componentes dos principais problemas estratégicos das áreas visitadas e os seus reflexos na expressão militar. Na ocasião, o corpo discente da Eceme assistiu a palestra "Amapá: oportunidades e desafios", ministrada pelo governador.

Palestra do governador

Durante a palestra, o governador detalhou as potencialidades do Amapá. A explanação de Camilo Capiberibe esclareceu aos militares a respeito do extrativismo mineral e florestal, agricultura, pecuária, exportação, fronteira com a Guiana Francesa, comércio local, entre outros assuntos, além das ações de sua gestão para o desenvolvimento do Estado.

"Estamos trabalhando para o desenvolvimento do Amapá. Fizemos investimentos próprios e também com a ajuda do governo federal em infraestrutura. Acreditamos que, por conta da nossa localização, do Porto do município de Santana, de nossas riquezas naturais e da fronteira com a Guiana Francesa, nos próximos 20 anos o nosso Estado será um dos que mais se desenvolverão no Brasil", avaliou o governador.

A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

De acordo com o coronel Richard Nunes, criada por Decreto de 02 de outubro de 1905 e situada no Rio de Janeiro (RJ), a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército é o estabelecimento de ensino de mais alto nível do Exército Brasileiro. A instituição forma os futuros comandantes, chefes e assessores dos escalões mais elevados das Forças Armadas brasileiras.

O coronel explicou que o corpo discente da Eceme é constituído por cerca de 300 alunos e conta com oficiais de nações aliadas do Brasil. Os alunos são formados na Academia Militar das Agulhas Negras. O curso é voluntário e tem a duração de dois anos.

Richard Nunes elucidou ainda que outra finalidade da Eceme é contribuir para o desenvolvimento da doutrina militar, por meio de pesquisas e estudos na área do conhecimento da Defesa e Segurança Nacional, mais especificamente em Ciências Militares Terrestres, contando com a participação de instituições congêneres civis e militares.

"Nossos alunos estão estudando vários setores dos estados da Amazônia Oriental, como os campos político, econômico e militar. Escolhemos Macapá para iniciar a pesquisa. Outro grupo faz o mesmo estudo na Amazônia Ocidental para, posteriormente, integrarmos as informações e deixá-las à disposição do Exército Brasileiro. Agradecemos ao governador Camilo Capiberibe pela explicação", afirmou o coronel.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Governador palestra para oficiais da Escola do Comando Maior do Exército Brasileiro "

Postar um comentário