Seguidores

sábado, setembro 15, 2012

Hoje completam oito anos da morte de Johnny Ramone

0

No condado de Los Angeles, Califórnia, morreu, em 15 de setembro de 2004, vítima de câncer, John William Cummings, mais conhecido como “Johnny Ramone”. Juntamente com Joey, Marky (que substituiu Tommy Ramone) e Dee Dee formavam “Os Ramones”, para mim a melhor banda punk da história e umas das mais importantes do Rock And Roll mundial. 

Para homenagear o produtor musical Phil Ramone, os caras batizaram a banda de Ramones e todos usaram "Ramone" como sobrenome, como se fizessem parte de uma família. A história, porém, gera controvérsias, uma vez que alguns afirmam que, na verdade, eles apenas fizeram uma brincadeira com fato de Paul McCartney se registrar em hotéis sob o pseudônimo de "Paul Ramon".

Johnny e Joey lideraram a banda desde o seu início, em Nova York, em 1974, até a separação, em 1996. Embora nunca tenha conseguido grande sucesso comercial, o Ramones é considerada uma banda extremamente influente, com fãs do porte de Bono (U2) e Eddie Vedder (Pearl Jam).

Não é segredo pra ninguém que Joey e Johnny não se bicavam. Eram os verdadeiros donos da banda, os dois integrantes originais que resistiram até o fim. E mal se falaram por 20 anos. Nos anos 80, a namorada de Joey, Linda, o trocou por Johnny e casou com o guitarrista, o que causou uma tensão constante entre os caras.

Johnny Ramone era fechadão, caladão e na dele. Mas quando o papo chegava em rock dos anos 60 ou filmes de terror, se abria. Era muito fã de Zé do Caixão e tinha uma coleção gigante de filmes antigos. Quando criança tocava em uma banda chamada Tangerine Puppets. Depois ficou conhecido como "gordão". Johnny era louco pelo time de beisebol “Yankees” e um grande fã de Elvis Presley.

O guitarrista passou seus últimos anos no sol californiano, ao lado de amigos como John Frusciante, Lux Interior, Poison Ivy e Lisa-Marie Presley. Após sua morte, uma estátua foi erguida no Hollywood Forever Cemetary e na eleição feita pela revista Rolling Stone, para escolher os 100 melhores guitarristas de todos os tempos, Johnny Ramone, ficou em 16º lugar.

Eddie Vedder, amigo de longa data de Johnny, com quem o guitarrista do Ramones excursionou pelos Estados Unidos antes de morrer lançou, em 2006, a música Life Wasted, em homenagem a Johnny Ramone, composta enquanto ia ao funeral do amigo.

O rock é minha expressão artística favorita e os Ramones foram uma das mais influentes bandas de todos os tempos. Eles foram aclamados pelo público e pela crítica. Os caras saíram de cena, mas não da memória e nem do coração de quem curte rock. 

Eu, como muitos amigos, sou fã de Ramones. Johnny foi, juntamente com seus colegas de banda, caralisticamente foda e este texto é uma singela homenagem a ele. A vida segue, às vezes ao som de punk rock. Hey, ho, let’s go! 

Elton Tavares

Fontes: Jornalista André Barcinski, Wikipédia e o blog Sequela Coletiva:  http://sequelacoletiva.wordpress.com

No Response to "Hoje completam oito anos da morte de Johnny Ramone"

Postar um comentário