De acordo com o diretor da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), um dos órgãos estaduais que coordenam o evento, Carlos Henrique Schmidt, a CEDR debaterá quatro eixos temáticos que orientarão a nova política: Governança, Participação Social e Diálogo Federativo; Financiamento do Desenvolvimento Regional; Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade e Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável.

Coordenação
A coordenação geral da CEDR é formada por uma comissão formada pelo chefe da Casa Civil, Délcio Magalhães; os titulares da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro (Seplan), Luiz Afonso; Adap, Ivana Antunes; da Escola de Administração Pública (EAP), Izabel Cambraia; e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Max Ataliba.
Carlos Henrique esclareceu ainda que o evento será preparatório para a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (I CNDR), que será ser realizada em Brasília (DF), no período de 12 a 14 de dezembro de 2012, com o tema "Desenvolvimento Regional para a Integração Nacional". Durante o encontro, serão definidos princípios e diretrizes para a PNDR e escolhidos dez delegados para participar da I CNDR.
O diretor da Adap explicou também que os delegados serão três da sociedade civil, o mesmo número do poder público, dois do setor empresarial e a mesma quantidade de instituições de ensino superior, pesquisa e extensão.
Para o representante do MI, José Machado, com a CEDR, o governo federal poderá planejar suas ações e investimentos nos estados da Federação. "Esse evento é eminentemente político. É a busca de soluções por meio do debate e do planejamento, fundamental para o nosso país. É uma nova modalidade de governo, uma nova forma que será executada em todo o Brasil, que visa formular ações claras e objetivas para desenvolvimento nacional", frisou José Machado.
Gestão participativa
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, destacou que esse debate com a sociedade e governo federal foi estabelecido desde o início de sua gestão,a exemplo do Plano Plurianual Participativo (PPA), executado em 2011, quando ele e toda a sua equipe de governo percorreram os 16 municípios do Estado e identificaram demandas apontadas pelos cidadãos de cada localidade amapaense.
"Com planejamento, avançamos e resolvemos muitos problemas em Macapá e no interior do Estado. Estamos investindo, com a ajuda do governo federal, em infraestrutura e água. Temos obras em todos os municípios do Amapá, fruto da participação popular. Isso mostra a importância do debate e do desenvolvimento distribuído", avaliou o governador.
Reunião da Comissão Organizadora Estadual (COE)
Durante o evento também ocorrerá a reunião da Comissão Organizadora Estadual (COE), que é coordenada pela Adap. O encontro visa garantir o alcance dos objetivos da Conferência. As instituições que formam o COE discutirão e definirão a adequação do formato da CNDR para a CEDR-AP.
São membros da COE: a Universidade do Estado do Amapá (Ueap); Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec); Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom); Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae); Rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA); e Conselho Regional de Economia do Amapá (Corecon).
Durante seu pronunciamento, o governador ressaltou que desde que assumiu o Estado trabalha em benefício de todos os municípios.
"Nessa conferência, construiremos uma proposta clara para o desenvolvimento do Amapá e levá-la ao encontro nacional. Além disso, ela promove uma reflexão sobre as ações do governo tanto estadual, quanto federal e a distribuição de ações em benefício do povo. Em um ano e oito meses de gestão, fizemos um esforço para efetivar essa prática, trabalhando na capital e no interior, desenvolvendo o Estado como um todo", ponderou o governador.
Elton Tavares, com informações da Adap.
No Response to "Governo abre Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Amapá "
Postar um comentário