Seguidores

domingo, novembro 25, 2012

Talento e irreverência marcam show da Manoblues Band no bar Sandin Music

1


Fugindo da modinha sertaneja e outras toneladas porcarias sonoras que imperam na noite macapaense, fui – graças a Deus –ontem (24), ao Bar Sandim Music (antigo restaurante “Flora"), localizado na orla do Araxá, zona Sul de Macapá, assistir ao show da Manoblues Band. Mas vou falar da apresentação da banda e não dos sons palhas da cidade, afinal bom gosto não se discute: adquire-se.

Eu adoro Blues e Jazz, mas confesso que não sou um grande conhecedor dos dois estilos. Conheço bem o filho deles, o Rock’n'roll. Mesmo não sendo (com o perdão do gerúndio) íntimo do gênero, adorei o show, denominado “Porque eu canto Blues”. Foi realmente excelente!

O mais legal é que, a Manoblues, formada pelos músicos Ricardo Pereira no vocal, Valério de Lucca na bateria, Ronilson Mendes na guitarra e Gabriel no contra-baixo, toca se divertindo, dando valor nos improvisos, como uma Jam despojada de garagem, mas com muita, muita qualidade. Eles ainda contaram com a participação do ex-integrante da banda, Ivan Ibarra (gaita), que deu uma baita contribuição ao show.  

Num show impecável, a banda mostrou altíssima qualidade, pois é a junção de ótimos músicos  e um vocalista que encarna o blues como poucos que vi cantar (no estilo, arrisco afirmar que nenhum aqui em Macapá é melhor. Pelo menos nunca vi/ouvi). 

Falando no vocalista, o Ricardo Pereira, um professor paraense que escolheu morar no Amapá, é despojado, extrovertido, inteligente (dá uns papos legais entre uma música e outra) e cheio de caras e bocas. Além de talentoso é boa praça. Conversamos alguns minutos e disse a ele que adorei a apresentação. Apesar de ter divulgado a Manoblues anteriormente, não tinha visto nenhum show dos caras. 

Acho pouco provável que os caras da Manoblues, a exemplo da lenda do Blues Robert Johnson, tenham vendido suas almas ao diabo em alguma encruzilhada (no caso do músico americano, segundo a lenda, foi no cruzamento das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi, em troca da proeza de saber esmerilhar na guitarra). Mas, exageros a parte, que eles são demais phodas, ah isso são! 

Além de classicões do Blues, os caras também possuem trabalho próprio, a música "Por que é que eu canto o blues", que vocês poderão ouvir aqui: 


Ao final da apresentação, o Sandim, proprietário da casa fechou com a Manoblues. Os caras tocarão todos os sábados, a partir das 22h, no local. “Para nossa alegria!”. 

Além da ótima música, o Bar e Restaurante Sandin Músic serve chopp, coisa rara de encontrar em Macapá. Claro que só tomeiisso enquanto estávamos por lá. 

Enfim, a noite foi firmeza. A banda me cativou, sem dúvida, foi o melhor show de Blues que assisti em Macapá. Eles chutam de bico, colocado e com força. A Manoblues merece e deve fazer sucesso. Eu apoiarei e recomendo!

Elton Tavares

Um comentário: