Seguidores

quarta-feira, março 12, 2014

Hoje é o Dia do Bibliotecário

0

Hoje é o Dia do Bibliotecário. A data é comemorada no Brasil por conta do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. O dia foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, a ser comemorado em todo o território nacional em 12 de março. 

Os bibliotecários são profissionais fundamentais para a formação de milhares de pessoas que buscam nos livros, conhecimento e sabedoria. Eles cuidam do acervo, cadastram todo o material bibliográfico para o empréstimo ao público, além de renovar as obras e arquivamento de documentos. Portanto, auxiliam na disseminação da informação, conhecimento, desenvolvimento cultural e social do país.

Em razão da data, parabenizo todos os bibliotecários do Amapá e Brasil em nome da bibliotecária da Embrapa AP, Adelina Belém, nossa querida “Adê”. 

Profissional experiente na área, Adelina já foi bibliotecária da escola Bartolomea, Sesc-AP, faculdades Fama e Seama. Além de extremamente competente e culta, ela é um doce de pessoa e uma amiga muito querida. Parabéns pelo seu dia, Adê! 

Manoel Tigre

Manoel Tigure prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

Fonte: Wikipédia.
Elton Tavares

No Response to "Hoje é o Dia do Bibliotecário "

Postar um comentário