Seguidores

quinta-feira, julho 24, 2014

Poema de agora: Marabaião (Lara Utzig)

0

Marabaião

Vim embora do sertão,
Onde faz uma seca danada,
Mas não há seca pior 
Que a ausência da amada...

Lá deixei meu coração,
Não aguentei o clima forte
Mas a minha solidão
Agravou-se sem meu norte.

Sem meu norte eu vim pro Norte,
Que fica mais pro Oeste,
Pouco antes do Oiapoque,
Dei adeus para o Nordeste.

Nessa saga viajei milhas
Em busca de redenção,
Quando cheguei, mil maravilhas:
Era água em imensidão.

Meu Deus do céu, que rio bonito
Outro assim eu nunca vi...
Achava que era apenas um mito
Que a gente ouve por aí.

Fixei-me nesta terra
Acostumei com o calor,
Mas ainda era uma guerra
Sobreviver sem um amor.

Pensava no meu Nordeste,
A saudade era um açoite,
Pra completar, o meu agreste
Era dormir sozinha à noite.

Chegou a Páscoa em um domingo,
Começou um novo ciclo:
Fui pro bairro do Laguinho
Na missa de São Benedito...

Nos dias subsequentes,
Muita festa e gengibirra,
Marabaixo, cachaça quente
Pra despertar alguma alegria.

Eu só na base do mé
Avistei uma saia rodada
E confesso que sou ré
Por olhar para a moça errada.

A timidez tomou de conta
Porque eu não sabia bailar
E considero uma afronta
Se inxerir sem sequer dançar.

Com umas doses na cabeça,
Consegui me soltar devagar,
Pensei: “antes que amanheça
Essa dama vou abordar”.

Já um pouco alterada,
Aproximei-me da menina.
Ela estava acompanhada,
Seu nome era Catarina.

Catarina namorava
Um brucutu metido a besta
Que chiava e não gostava
Que ela dançasse em qualquer festa.

Cada vez que ela rodava,
O mundo se rendia aos seus pés
E o ogro com a cara amarrada
A levava embora de revés.

No fim do ciclo os dois brigaram
E ele quis bater em Catarina
Os donos da casa apartaram
Quase às 6 da matina.

Ofereci-lhe uma carona
Assim que o porre passou.
Não pode vir nunca à tona
Aquilo que depois rolou.

Hoje aqui eu já me encaixo
E fiquei com minha nega.
Em noites de Marabaixo
A gente gira e se aconchega.

Ainda sinto falta do Nordeste
Mas o Norte virou paixão:
No tambor que se aquece
Entoo mais um ladrão.

Os triângulos e as sanfonas
Deram lugar ao batuque
Enquanto o Amazonas
Pororoca sem ter truques.

Lara Utzig

No Response to "Poema de agora: Marabaião (Lara Utzig)"

Postar um comentário