O prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhado da equipe de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reuniu-se hoje, 4, com todos os 23 diretores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Durante o encontro, foram apresentadas aos administradores as ações para a melhoria dos postos. A reunião fez um balanço do Plano Emergencial de 100 dias, e visa colocar a rede municipal de saúde em mínimas condições de atendimento.
O secretário adjunto de gestão da Semsa, Claudio Vale, afirmou que a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) já comprou medicamentos para distribuir nos postos e que a parte laboratorial também terá condições de funcionar a partir da próxima semana. Ele explicou que a Secretaria Municipal de Urbanização (Semur) executa capina nas áreas externa e interna das UBSs, de acordo com um cronograma.
Cláudio Vale também explicou que foram contratadas empresas para realizar a manutenção dos refrigeradores de ar e reparos nos postos, para que tenham o mínimo de condições para atender à população de forma digna. Paralelamente, a PMM trabalha na contratação de médicos e disponibilizará um Fundo de Suprimento, que vai variar de R$ 1 mil a R$ 2 mil. Com esse recurso, os diretores poderão efetuar pagamento de serviços simples, mas necessários.
Na reunião também foi dito que a parceria entre PMM e Governo do Amapá vai viabilizar três aparelhos de Raios-X para as UBSs. Fato inédito na saúde de Macapá, que nunca contou com este serviço.
Levantamento dos desmandos
Também no encontro, os diretores foram orientados a fazer um levantamento sobre as condições em que encontraram as UBSs, para que providências administrativas sejam tomadas pela Semsa.
Na ocasião, o prefeito, que trata dos entraves no setor pessoalmente, garantiu o apoio aos diretores para o avanço nos serviços das UBSs e pediu o empenho deles na melhoria dos atendimentos à população. Clécio Luís enfatizou que não será derrotado pela realidade da precariedade da Saúde, causada pela irresponsabilidade administrativa da gestão passada. Todos os presentes se comprometeram em trabalhar com afinco para mudar o quadro das Unidades Básicas e acolher melhor a população.
“Ninguém tira da minha cabeça que podemos mudar a saúde do nosso município. Por isso peço a vocês, não se acomodem, se incomodem, pois terão o nosso apoio e irei cobrar melhorias. Recuso-me a ser derrotado pela atual situação da saúde de Macapá, fui eleito para resolver e farei isso com a ajuda de vocês”, frisou o prefeito Clécio Luís.
Elton Tavares
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850
No Response to "100 dias: @ClecioPrefeito reúne-se com diretores de UBS’s, garante apoio e pede empenho"
Postar um comentário